Buscar

A fisiologia da reprodução humana

Prévia do material em texto

THE PHYSIOLOGY OF HUMAN REPRODUCTION. 
BY SHELDON J. SEGAL.
(A FISIOLOGIA DA REPRODUÇÃO HUMANA)
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – UFPI
DEPARTAMENTO DE BIOFÍSICA E FISIOLOGIA/CCS
FISIOLOGIA PARA ENFERMAGEM
PROF. DR. FRANCISCO DAS CHAGAS ALVES FILHO
DISCENTES: AMANDA MARIA LACERDA SOUSA
 GABRIELA VIANA SOUSA URUÇU
 IGOR AUGUSTO DE FRANÇA BRITO
 LAUANA RODRIGUES LIMA
 SARAH ARAÚJO CARVALHO
Teresina, Piauí
Novembro/2021
Adão e Eva, os lendários iniciadores da reprodução humana, foram representados por Albrech Diirer na ilustração, uma gravura em cobre feita em 1504. 
A gravura é celebrada, segundo o crítico Erwin Panofsky, pelo “esplendor de uma técnica que faz igual justiça ao brilho quente da pele humana, ao escorregamento frio de uma cobra, às ondulações metálicas de fechaduras e das tranças, à qualidade lisa, desgrenhada, descaída ou cerdosa dos casacos dos animais…”. Panofsky comentou que a gravura é “intencionalmente um modelo de beleza humana… dois espécimes clássicos do corpo humano nu, tão perfeito quanto possível, tanto em proporções como em pose”. Embora o Gênesis relata que Adão foi formado “do pó do chão” e Eva de “uma das suas costelas”, Diirer desenhou ambos com um umbigo, a marca da gestação placentária que caracteriza a sua descendência. 
A impressão a partir da qual esta reprodução é feita encontra-se no Museu de Belas Artes em Boston.
 No centro do processo estão as gônadas: os ovários na fêmea e os testículos nos machos. As glândulas sexuais têm duas funções. Elas produzem gametas (óvulos e espermatozóides) e produzem os hormônios sexuais. O papel do macho termina com a fertilização; a fêmea passa a abrigar o óvulo fertilizado de forma protetora e nutritiva.
Estímulos sensoriais dos estímulos exteriores ambientais e/ou humorais da corrente sanguínea ativam neurônios e levam-nos a libertar pequenas moléculas neurotransmissoras que atingem as células neurosecretoras no hipotálamo na base do cérebro. 
FISIOLOGIA DA REPRODUÇÃO HUMANA
O fator de libertação faz com que a pituitária descarregue o seu fornecimento armazenado de duas gonadotrofinas ou de hormônios que influenciam as gonadotrofinas: as grandes glicoproteínas chamadas hormônio luteinizante (LH) e hormônio folículo estimulante (FSH), que entram na corrente sanguínea e são transportadas para as glândulas sexuais.
A FSH é responsável por causar a maturação dos folículos grafasianos, que contêm os oócitos ou óvulos imaturos, num ovário com uma bainha multicamadas de células granulosas.
A outra gonadotrofina, LH, desencadeia o processo de ovulação em que o óvulo maduro deixa o folículo. 
estrogênio e da progesterona também afetam outros órgãos, incluindo os ossos, os músculos, o sangue e o fígado, e processos como o metabolismo dos hidratos de carbono e de cálcio e retenção de água.
As células que são alvos dos hormônios sexuais têm moléculas grandes únicas no seu citoplasma que ligam esteróides sexuais particulares. Estes receptores são altamente específicos: não são encontrados em outros órgãos e nos órgãos alvo não se ligam a outros esteróides. 
Embora as estruturas responsáveis por estas duas funções (respectivamente a túbulos seminíferos e células de Leydig) sejam mais independentes no testículo do que no ovário, respondem ao estímulo das gonadotrofinas de forma coordenada
Moléculas idênticas desempenham papéis análogos no macho humano
Todos os meses, a partir do momento da maturação sexual, a fêmea humana prepara-se para uma possível gravidez.
Ao nascer, os dois ovários da criança do sexo feminino contêm quase 500.000 folículos primários: oócitos individuais, os precursores dos óvulos, rodeados por uma camada de células foliculares;
Após cerca de 10 dias, normalmente apenas um folículo continua a florescer e tornar-se totalmente maduro;
14º dia, ocorre a ovulação;
O óvulo liberado é varrido da superfície do ovário pela extremidade ondulada da trompa de Falópio. Neste ponto o óvulo ainda tem 46 cromossomos, o complemento humano normal; o processo de divisão de redução em que o complemento é reduzido para 23, a ser igualado pelos 23 cromossomos do espermatozóide fertilizante, começa durante a vida fetal, mas é suspenso durante muitos anos. 
Por ação enzimática, os espermatozóides cortam através da zona pelúcida e fazem contato com a superfície do óvulo
O espermatozóide fertilizante passa através da membrana exterior do óvulo no citoplasma em várias fases, em processo tanto de ativação do óvulo para completar a sua segunda divisão de redução quanto de orientação do eixo de desenvolvimento futuro
Então, após outras mudanças estruturais, começam as contribuições hereditárias maternas e paternas misturam-se, e com este evento começa a primeira divisão celular do zigoto
Nesta condição, o óvulo completa a sua passagem através da trompa de Falópio e entra no útero.
ESPERMATOZÓIDE HUMANO estão ampliados cerca de 4.000 diâmetros neste micrógrafo eletrônico de varredura feito por David M. Phillips do Conselho Populacional. 
Os espermatozóides foram retirados do semên por centrifugação e sombreados com platina. A cabeça do esperma consiste em cromatina densamente embalada, o material hereditário, coberto pela tampa acrossômica que contém as enzimas que realizam a penetração do óvulo. Atrás da cabeça encontra-se um segmento curto contendo mitocôndrias que fornecem energia para alimentar o longo flagelo. 
O ÓVULO HUMANO está ampliado em 1.200 diâmetros nesta fotomicrografia feita por Pierre Soupart e Larry L. Morgenstern da Faculdade de Medicina da Universidade de Valderbilt.
 Aqui a micrografia de interferência diferencial concentra-se acentuadamente no plano equatorial do óvulo, revelando o pronúcleo feminino e o pronúcleo masculino, derivado da cabeça do esperma, em estreita aposição; os núcleos são visíveis em cada pró núcleo.
 O óvulo propriamente dito é rodeado pela zona pelúcida viscosa. Nesta fase, cerca de 20 horas após a penetração do esperma, o material genético está replicando-se dentro das membranas pró nucleares. As membranas decompõem-se à medida que os cromossomos se condensam e formam pares para a primeira divisão do óvulo fertilizado. 
Passando dois dias solto no entorno do útero, o aglomerado de células assume um estado pré-embrionário, chamado de blastocisto, já com a forma de anel de sinate
Para assegurar que o óvulo vai ao local seguro propicio para a nidação, lá no início do ciclo menstrual de quatro semanas, antes da ovulação, o ovário segrega em quantidades cada vez maiores os esteroides estrogênicos, principalmente o estradiol, para esses hormônios estimularem o endométrio a fazer proliferação de vasos sanguíneos no seu interior
Depois do óvulo completar sua passagem pela trompa de falópio e entrar no útero, aproximadamente 4 dias após sua fertilização, o óvulo já é um aglomerado de 32 a 64 células, que começam a dividir-se rapidamente.
Em resposta ao aumento de progesterona o endométrio:
As células do endométrio passam a ser mais numerosas e mais parrudas(corpulentas);
As glândulas do endométrio crescem rapidamente de comprimento e espessura e passam a acumular secreções;
A superfície do endométrio até o 20° dia do ciclo menstrual se torna um ninho altamente vascularizado e esponjoso, com o intuito de abrigar, proteger e nutrir o óvulo fertilizado.
As trompas de falópio também passam por modificações, elas desenvolvem cílios e aumentam seus fluxos de fluidos granulares para o transporte do óvulo para o útero.
Assim, a primeira barreira que o corpo da mulher tem que percorrer assim que o óvulo é fertilizado, é justamente impedir a menstruação 
Portanto, as próprias células do blastocisto produzem as moléculas chamadas de gonadotrofina coriônica humana (famoso HCG) e assim ocorrer a estimulação da produção de progesterona pelo corpo lúteo além de seu tempo hábil, porém essa produção não é permanente pelo fato do corpo lúteoter seu tempo 
A Placenta começa a produzir as quantidades necessárias de progesterona para manter a gravidez
Diferente da fase de multiplicação da oogênese, a fase de multiplicação da espermatogênese começa no período fetal e continua ao longo da vida.
Os espermatozoides derivam de 1000 a 2000 espermatogônias que migram para o testículo embrionário antes do final do segundo mês de vida intra-uterina.
Esse processo só é possível por conta da multiplicação das células germinativas 
Na espermatogenese, os 2 objetivos importantes são a redução do número de cromossomos de 46 do espermatogônio para 23 do espermatozoide, e a preparação do espermatozóide para o seu papel na fertilização. Seu processo complexo de transformação acontece em aproximadamente 74 dias. 
Os testículos são estimulados pelas gonadotrofinas pituitárias para produzirem hormônios sexuais e esperma.
Por estimular principalmente as células de Leydig , acredita-se que o LH atua na produção de hormônios esteróides, principalmente a testosterona. 
Já o FSH, liga-se especificamente às células de Sertoli dos túbulos seminíferos, o que implica que o seu papel é na manutenção da espermatogênese.
Os espermatozoides produzidos nos túbulos vão para a cabeça do epidídimo e logo após passam pelo corpo esguio para a sua cauda distendida, atingindo motilidade e um grau de maturidade.
Mas a capacidade de penetrar e fertilizar um óvulo só são conseguidas no trato reprodutivo feminino, se o trato estiver com o equilíbrio de estrogenio adequado
Da cauda do epidídimo o esperma prossegue para a continuação do tubo epidídimo conhecido como vaso deferente, que esvazia na uretra abaixo na bexiga;
Estes espermatozóides são misturados com as secreções fluidas de várias glândulas acessórias, incluindo a próstata, cujas conduções levam à porção terminal do canal deferente ou à uretra.
As contribuições destas fontes e as secreções do testículo, o epidídimo e o canal deferente constituem o sêmen.
A maior parte dos espermatozoides não vão mais longe.
Algumas centenas de espermatozoides acabam por completar a viagem para a parte superior de cada trompa de Falópio, onde um deles pode penetrar e fertilizar um óvulo.
MÉTODOS CONTRACEPTIVOS
Avanços na capacidade do médico para ajudar as pessoas a ter os filhos:
	- Indução hormonal da ovulação e da prevenção do aborto espontâneo; a inseminação artificial pode também tornar possível uma gravidez para alguns casais subférteis.
Tecnologia contraceptiva melhorou ao longo dos anos;
A tecnologia contraceptiva é apenas parte da história juntamente com o social e as condições econômicas e a motivação dos indivíduos;
A maneira antiga de evitar uma gravidez tem sido a retirada do macho antes da ejaculação;
Com o preservativo, o bloqueio do transporte de esperma foi conseguido;
O bloqueio permanente foi conseguido através da interrupção cirúrgica das trompas de Falópio ou do canal deferente;
O método do ritmo (abstinência periódica temporizada para evitar o coito perto do dia da ovulação);
O fato do método do ritmo não ser muito eficaz não diminui a sua importância em ter se concentrado na ovulação como o evento-chave.
MÉTODOS CONTRACEPTIVOS
Pílula Padrão
Combina um estrogênio com uma progestina, um produto químico progeteronelike.
Os dois hormônios sintéticos têm duas ações principais: suprimem os hormônios da hipófise através do feedback negativo e ao mesmo tempo estimulam o endométrio a assim simular um ciclo menstrual.
A combinação dos hormônios é tomada ciclicamente durante 21 dias por mês.
O endométrio, no entanto, é poupado à atrofia que ocorreria na ausência de esteróides ovarianos pela ação estimulante direta dos esteróides da pílula. 
Na conclusão de um ciclo de comprimidos segue-se um colapso endometrial do ciclo da pílula, com sangramento menstrual; o ciclo induzido pode então ser repetido.
O EFEITO DO CONTRACEPTIVO ORAL é evitar a ovulação.
https://ocurioso.online/wp-content/uploads/2019/06/fbsimg15603395717860.jpg
MÉTODOS CONTRACEPTIVOS
DIUs
O efeito de um DIU não deve perturbar uma gravidez;
Ciclo curto e não há aumento de progesterona;
As observações químicas indicam que um DIU atua impedindo a nidação, mas que o possa fazer intervindo em qualquer etapa de pós-vacinação na sequência reprodutiva. 
Atua através da criação de um ambiente uterino que é hostil aos processos metabólicos dos espermatozoides ou dos blastocistos, se for necessário formar-se.
Os DIUs de uso geral devem ser inseridos por um profissional de saúde qualificado, não são frequentemente tolerados pelas mulheres e num pequeno número de casos acarretam riscos de consequências graves.
Os DIUs de cobre: precisam ser substituídos após cerca de dois anos;
O DIU que libera progesterona, agora sendo testado, também tem uma limitação no tempo de vida útil, mas a sua eficácia contraceptiva foi estabelecida como sendo igual a de outros dispositivos disponíveis
https://como-funciona.com/wp-content/uploads/2018/10/encuentra-c%C3%B3mo-funciona-el-diu.jpg
MÉTODOS CONTRACEPTIVOS
INJEÇÃO
De três em três meses. 
Trabalham suprimindo a liberação de LH e impedindo assim a ovulação. 
Eles causam hemorragias irregulares, no entanto, e há questões quanto à sua segurança e reversibilidade que precisam ser resolvidas.  
A busca continua por outros compostos injetáveis e portadores inertes que os liberarão lenta e continuamente.
https://static.tuasaude.com/media/article/ca/dd/depo-provera_22364_l.jpg
MÉTODOS CONTRACEPTIVOS
IMPLANTES SUBDÉRMICOS
Tubos ou varetas feitos de um polímero semelhante à borracha;
Existem também implantes biodegradáveis; o esteróide é incorporado num polímero feito, por exemplo, da molécula biológica lactato, o polilactato é enrolado em varetas e implantado sob a pele e o hormônio é liberado à medida que o polímero se rompe gradualmente para baixo;
Atualidade: Implanon
https://www.clinicafemi.com.br/wp-content/uploads/2018/04/implanon-768x768.jpg
MÉTODOS CONTRACEPTIVOS
DIAFRAGMA
Incorporar o esteróide em um anel de plástico;
Uma mulher pode inserir facilmente em si mesma e deixar no lugar um mês ou mais;
Este método encontra-se na fase de desenvolvimento do produto. 
Atualidade: produto já disponível
https://th.bing.com/th/id/OIP.KjO8-yxpW5ZjC_wF_FBPKAHaFR?pid=ImgDet&rs=1
MÉTODOS CONTRACEPTIVOS
INDUÇÃO DA MENSTRUAÇÃO
Estão sendo testados compostos que suprimem o corpo lúteo e, assim, provocam um corrimento menstrual através da eliminação do suporte à progesterona que o endométrio precisa para sustentar a implantação.
Esperança de que a prostaglandina, pudesse agir sistematicamente para suprimir o corpo lúteo humano.
Quatro progesteronas sintéticas foram testadas em mulheres e verificou-se que reduziam a função luteal, mas o efeito foi neutralizado pelo HCG, que mantinha a secreção luteal. 
Poderia resolver os problemas de segurança que parecem estar associados aos hormônios de dose contínua.
MÉTODOS CONTRACEPTIVOS
MÉTODO DO RITMO
Seria bastante eficaz se o momento da ovulação pudesse ser conhecido com precisão.
Agora que o fator de liberação hipotalâmica (geralmente chamada LRF, para a luteinização - fator de liberação de hormônios) foi isolado e sintetizado, a perspectiva de regularização da ovulação com ele foi clinicamente colocada em teste.
A programação contínua de síntese e teste de moléculas modificadas de LRF pode, por outro lado, encontrar um antagonista da LRF: uma substância que contraria a ação liberadora de gonadotropina da LRF.
https://image.slidesharecdn.com/trabgeo-130317125518-phpapp02/95/metodos-contraceptivos-16-638.jpg?cb=1363525334
MÉTODOS CONTRACEPTIVOS
PÍLULA DO “DIA SEGUINTE”
Pode ser tomada após cada exposição coital;
O dietilestilbestrol de estrogênio sintético está agora disponível para reduzir as hipóteses de gravidez após uma exposição isolada ao meio do ciclo, mas os seus efeitos secundários e a perturbação do ciclo ovariano tornam inaceitável a contracepção pós-coitalregular. 
https://th.bing.com/th/id/R.931ee11577f472e1035dfbf2a3d2ecb0?rik=dEzVEL2XeLxi%2bA&riu=http%3a%2f%2fwww.belezafeminina.pro.br%2fwp-content%2fuploads%2f2015%2f09%2faumento-no-uso-da-pilula-do-dia-seguinte.jpg&ehk=rJx5HUYliXANp4Kxo6p2%2fjgFaucZKMq9vbPPaKdQoRE%3d&risl=&pid=ImgRaw&r=0&sres=1&sresct=1
MÉTODOS CONTRACEPTIVOS
PARA HOMENS 
interferindo com a produção ou desenvolvimento de esperma ou bloqueando o caminho do espermatozoides. 
A progestina administrada oralmente pode suprimir a liberação de gonadotrofina, e assim a formação de esperma, enquanto a testosterona é fornecida para manter as características sexuais secundárias normais.
O que parece viável é um implante biodegradável de testosterona que duraria pelo menos um ano, complementado por uma pílula ou uma injeção semestral de progestina.
a possibilidade de inibir a liberação de gonadotrofina administrando progestina ou testosterona por injeção apenas de três em três meses.
As dificuldades são a perda de libido da progestina e o perigo de perturbações metabólicas ou cardiovasculares devido à dose elevada de testosterona necessária.
Vasectomia;
O perigo em todos os métodos que afetam os espermatozóides é a ocorrência de defeitos congênitos em um feto que pode ser gerado por um esperma parcialmente danificado.
“A identificação contínua de novas pistas, através da investigação básica que proporciona uma melhor compreensão do processo reprodutivo normal, continua sendo fundamental para o desenvolvimento de melhores técnicas contraceptivas.”
OBRIGADA!
REFERÊNCIA:
SEGAL, Sheldon J. The Phsyology of Human Reproduction. SCIENTIFIC AMERICAN, [s.I.], 1974.
Please keep this slide for attribution
CREDITS: This presentation template was created by Slidesgo, including icons by Flaticon, infographics & images by Freepik
Contents of this template
Here’s what you’ll find in this Slidesgo template: 
A slide structure based on a marketing campaign, which you can easily adapt to your needs. For more info on how to edit the template, please visit Slidesgo School or read our FAQs.
An assortment of illustrations that are suitable for use in the presentation can be found in the alternative resources slide.
A thanks slide, which you must keep so that proper credits for our design are given.
A resources slide, where you’ll find links to all the elements used in the template.
Instructions for use.
Final slides with: 
The fonts and colors used in the template.
A selection of illustrations. You can also customize and animate them as you wish with the online editor. Visit Stories by Freepik to find more. 
More infographic resources, whose size and color can be edited. 
Sets of customizable icons of the following themes: general, business, avatar, creative process, education, help & support, medical, nature, performing arts, SEO & marketing, and teamwork.
You can delete this slide when you’re done editing the presentation.
Advertising campaign 1
Channel
Here you can list your goals
Here you can list your goals
Here you can list your goals
Goals
Billboard
Budget
$500,000
Description
Mercury is the closest planet to the Sun and the smallest one in the Solar System
You can enter a subtitle here if you need it
01
About us
Mercury is the closest planet to the Sun and the smallest one in the Solar System—it’s only a bit larger than the Moon. The planet’s name has nothing to do with the liquid metal, since it was named after the Roman messenger god, Mercury
Our company
About the product
Mercury is the closest planet to the Sun and the smallest one in the Solar System—it’s only a bit larger than our Moon. The planet’s name has nothing to do with the liquid metal since it was named after the Roman messenger god, Mercury
06
About us
Here you could describe the topic of the section
Market analysis
Here you could describe the topic of the section
Goals & strategy
Here you could describe the topic of the section
Content plan
Here you could describe the topic of the section
Budget
Here you could describe the topic of the section
KPI overview
Here you could describe the topic of the section
05
04
03
02
01
Table of contents
Despite being red, Mars is a cold place. The planet is full of iron oxide dust
Jupiter is a gas giant and the biggest planet in the Solar System
Saturn is the ringed one. It’s composed mostly of hydrogen and helium
Our goals
Saturn
Mars
Jupiter
Neptune
Neptune is the farthest planet from the Sun and the fourth-largest in the Solar System
What sets us apart ?
Mercury
Mercury is the closest planet to the Sun and also the smallest one in the Solar System
Core values
Venus
Venus has a beautiful name, but it’s terribly hot
Jupiter
It’s a gas giant and the biggest planet
Mercury
Mercury is the closest planet to the Sun
01
02
03
Market share
Venus
Venus has a beautiful name, but it’s terribly hot
Saturn
It’s the ringed one. It’s a gas giant
To modify this graph, click on it, follow the link, change the data and paste the new graph here
 
Core customer profile
50%
75%
Gender
Age
25-35
36-55
Location
Despite being red, Mars is a cold place
Table
	Venus	Mercury is the closest planet	Venus has a beautiful name
	Jupiter	Despite being red, Mars is cold	Saturn is a gas giant and has rings
	Saturn	Neptune is the farthest planet 	It’s the biggest planet of them all
	Mars	Jupiter is a gas giant	Earth is where we live on
Multimedia
Insert your multimedia content here
Market segmentation
Venus has a beautiful name, but it’s terribly hot
Composed mostly of hydrogen and helium
Despite being red, Mars is actually a cold place
Mars
Saturn
Venus
To modify this graph, click on it, follow the link, change the data and paste the new graph here
 
Strategy
Step 1
Neptune is the furthest planet from the Sun
Step 2
Jupiter is the biggest planet in the Solar System
Step 3
Venus has a beautiful name, but it’s terribly hot
Step 4
Mercury is the closest planet to the Sun
Step 5
Despite being red, Mars is a cold place
Product 
Neptune
Neptune is the furthest planet from the Sun
Jupiter
Jupiter is the biggest planet of them all
Mercury
Mercury is the closest planet to the Sun
Mars
Despite being red, Mars is a cold place
Multimedia
Mercury is the closest planet to the Sun
Press
Venus has a beautiful name and is the second planet
Mobile App
Neptune is the farthest planet from the Sun
Promotion
Radio
Jupiter is a gas giant and the biggest planet
Predicted reach
20,000
New followers
10,000,000
Mentions & interactions
To modify this graph, click on it, follow the link, change the data and paste the new graph here
Competitor analysis
Here you can list your competitor’s strengths
Here you can list your competitor’s strengths
Here you can list your competitor’s strengths
Here you can list your competitor’s strengths
Here you can list your competitor’s strengths
Here you can list your competitor’s weaknesses
Here you can list your competitor’s weaknesses
Here you can list your competitor’s weaknesses
Here you can list your competitor’s weaknesses
Here you can list your competitor’s weaknesses
Strengths
Weaknesses
PR outreach
50%
75%
Keyframes
25%
Goals
Jupiter is the biggest planet in the Solar System
Saturn is composed mostly of hydrogen and helium
Social media
TV
Radio
Press
Mercury
Media channels
Venus
Mars
Advertising campaign 2
Channel
Here you can list your goals
Here you can list your goals
Here you can list your goals
Here you can list your goals
Here you can list your goals
Here you can list your goals
Here you can list your goals
Here you can listyour goals
Goals
Multimedia
Reach
25%
Timeline
Step 1
Neptune is the furthest planet from the Sun
Step 2
Jupiter is the biggest planet in the Solar System
Step 3
Venus has a beautiful name, but it’s terribly hot
Step 4
Mercury is the closest planet to the Sun
01
02
03
04
A picture is worth a thousand words
Jenna Doe
You can replace the image on the screen with your own
Helena James
You can replace the image on the screen with your own
Our team
300,000
Big numbers catch your audience’s attention
Alternative resources
Abstract pastel background
Abstract wallpaper
Summer sale liquid banners template
Gender neutral movement concept
Gender neutral movement concept
Dating app concept
World sexual health day memphis style
Group of people avatars collection
Portrait of happy young people
Hands with transgender sign
Photos
Resources
Vectors
Instructions for use (free users)
In order to use this template, you must credit Slidesgo by keeping the Thanks slide.
You are allowed to:
Modify this template.
Use it for both personal and commercial purposes.
You are not allowed to:
Sublicense, sell or rent any of Slidesgo Content (or a modified version of Slidesgo Content).
Distribute this Slidesgo Template (or a modified version of this Slidesgo Template) or include it in a database or in any other product or service that offers downloadable images, icons or presentations that may be subject to distribution or resale.
Use any of the elements that are part of this Slidesgo Template in an isolated and separated way from this Template.
Delete the “Thanks” or “Credits” slide.
Register any of the elements that are part of this template as a trademark or logo, or register it as a work in an intellectual property registry or similar.
For more information about editing slides, please read our FAQs or visit Slidesgo School:
https://slidesgo.com/faqs and https://slidesgo.com/slidesgo-school
Instructions for use (premium users)
In order to use this template, you must be a Premium user on Slidesgo.
You are allowed to:
Modify this template.
Use it for both personal and commercial purposes.
Hide or delete the “Thanks” slide and the mention to Slidesgo in the credits.
Share this template in an editable format with people who are not part of your team.
You are not allowed to:
Sublicense, sell or rent this Slidesgo Template (or a modified version of this Slidesgo Template).
Distribute this Slidesgo Template (or a modified version of this Slidesgo Template) or include it in a database or in any other product or service that offers downloadable images, icons or presentations that may be subject to distribution or resale.
Use any of the elements that are part of this Slidesgo Template in an isolated and separated way from this Template.
Register any of the elements that are part of this template as a trademark or logo, or register it as a work in an intellectual property registry or similar.
For more information about editing slides, please read our FAQs or visit Slidesgo School:
https://slidesgo.com/faqs and https://slidesgo.com/slidesgo-school
Fonts & colors used
This presentation has been made using the following fonts:
Signika
(https://fonts.google.com/specimen/Signika)
Open Sans
(https://fonts.google.com/specimen/Open+Sans)
#003d5b
#2c6b8a
#d47f83ff
#d1495b
#dfa679ff
#f7df99ff
#e7bdabff
Stories by Freepik
Create your Story with our illustrated concepts. Choose the style you like the most, edit its colors, pick the background and layers you want to show and bring them to life with the animator panel! It will boost your presentation. Check out How it Works.
Pana
Amico
Bro
Rafiki
Cuate
You can easily resize these resources without losing quality. To change the color, just ungroup the resource and click on the object you want to change. Then, click on the paint bucket and select the color you want. Group the resource again when you’re done. You can also look for more infographics on Slidesgo.
Use our editable graphic resources...JANUARY
FEBRUARY
MARCH
APRIL
PHASE 1
Task 1
Task 2
JANUARY
FEBRUARY
MARCH
APRIL
MAY
JUNE
PHASE 1
PHASE 2
Task 1
Task 2
Task 1
Task 2
 
...and our sets of editable icons
You can resize these icons without losing quality.
You can change the stroke and fill color; just select the icon and click on the paint bucket/pen.
In Google Slides, you can also use Flaticon’s extension, allowing you to customize and add even more icons.
Educational Icons
Medical Icons
Business Icons
Teamwork Icons
Help & Support Icons
Avatar Icons
Creative Process Icons
Performing Arts Icons
Nature Icons
SEO & Marketing Icons

Continue navegando