Buscar

2021 2 AV2 SARA SAO BENTO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Curso de Direito
AV2 - Processo Penal Aplicado – CCJ0041/5462910 – 2021.2 Professora Milay Adriá
Campus Tom Jobim- Turma 1023 - Manhã
Questão 01 (1,0 ponto) Com relação ao tema número legal de testemunhas no procedimento sumário para cada parte é CORRETO afirmar que:
a) são 8 testemunhas.
b) são 5 testemunhas.
c) são 10 testemunhas.
d) são 3 testemunhas.
e) são 12 testemunhas.
Questão 02 (1,0 ponto) A respeito do tema Processos em Espécie, assinale a alternativa que se encontra em conformidade com as reformas introduzidas no Código de Processo Penal, por meio da Lei nº 11.719/2008.
a) No procedimento ordinário, após o interrogatório do acusado, proceder-se-á à tomada de declarações do ofendido, à inquirição das testemunhas arroladas pela acusação e pela defesa, nesta ordem.
b) O procedimento será comum ou especial; o procedimento comum será ordinário e sumário; o procedimento especial será sumaríssimo.
c) No procedimento ordinário, oferecida a denúncia ou queixa, o juiz, se não a rejeitar liminarmente, recebê- la-á e ordenará a citação do acusado para oferecer a defesa, por escrito, no prazo de 10 (dez) dias.
d) Na hipótese de crime cuja sanção máxima cominada for inferior a quatro anos de pena privativa de liberdade, aplica-se o procedimento ordinário.
e) O princípio da identidade física do juiz estabelece que o magistrado que presidiu a instrução, poderá não ser o mesmo a proferir a sentença.
Questão 03 (1,0 ponto) Considerando a teoria geral dos recursos, assinale a alternativa que não corresponde a um dos princípios recursais:
a) fungibilidade.
b) voluntariedade.
c) taxatividade.
d) possibilidade de reforma desfavorável (reformatio in pejus), em recurso exclusivo da defesa.
e) unirrecorribilidade.
Questão 04 (1,0 ponto) Quanto ao julgamento pelo Tribunal do Júri, assinale a afirmativa INCORRETA.
a) Durante os debates em Plenário, os jurados poderão solicitar ao orador, por intermédio do juiz-presidente do Tribunal do Júri, que esclareça algum fato por ele alegado em sua tese.
b) Encerrada a instrução, será concedida a palavra ao Ministério Público, que fará a acusação, nos limites da pronúncia ou das decisões posteriores que julgaram admissível a acusação, sustentando, se for o caso, a existência de circunstância agravante.
c) Durante o julgamento, não será permitida a leitura de documento ou a exibição de objeto que não tiver sido juntado aos autos com a antecedência mínima de três dias úteis, dando-se ciência à outra parte.
d) As partes não poderão fazer referência, em plenário, à decisão de pronúncia, às decisões posteriores que julgaram admissível a acusação.
e) Se a verificação de qualquer fato, reconhecida como essencial para o julgamento da causa, não puder ser realizada imediatamente, o juiz-presidente determinará que o Conselho de Sentença se recolha à sala secreta e dará início à votação, ordenando a realização das diligências entendidas necessárias.
Questão 05 (1,0 ponto) Em relação ao procedimento especial de competência do Tribunal do Júri, é correto afirmar:
a) o Tribunal do Júri, pela sua importância, é necessariamente um órgão permanente;
b) haverá publicidade na votação dos jurados;
c) as decisões do júri popular deverão ser unânimes;
d) compete ao júri popular o julgamento dos crimes dolosos contra a vida e dos crimes conexos;
e) o Tribunal do Júri é órgão homogêneo.
Questão 06 (1,0 ponto) (VUNESP/2014-PC/SP-Delegado de Polícia-Adaptada) De acordo com a teoria geral dos recursos, não é possível a desistência:
a) no recurso de protesto por novo júri.
b) no recurso de apelação.
c) em qualquer recurso interposto pelo Defensor Público.
d) em qualquer recurso interposto pelo Ministério Público.
e) no recurso em sentido estrito.
Questão 07 (1,0 ponto) Assinale a alternativa incorreta acerca das hipóteses de cabimento de desaforamento do julgamento pelo Tribunal do Júri:
a) houver dúvida sobre a imparcialidade do Júri.
b) houver dúvida sobre a segurança pessoal do defensor.
c) houver impossibilidade de julgamento dentro de 6 (seis) meses, a conta do trânsito em julgado da decisão de pronúncia.
d) houver dúvida sobre a segurança pessoal do réu.
e) houver interesse de ordem pública.
Questão 08 (1,0 ponto) Na sessão de julgamento de determinado caso no Plenário do Tribunal do Júri, os jurados, ao responderem os quesitos formulados, entenderam pela absolvição do acusado, porém sua decisão foi manifestamente contrária às provas dos autos. Considerando a situação hipotética, assinale a alternativa correta quanto ao recurso a ser interposto pela acusação para impugnação da decisão:
a) caberá recurso em sentido estrito e o prazo para apresentação das razões recursais será de 8 (oito) dias;
b) caberá apelação e o prazo para interposição será de 8 (oito) dias;
c) caberá recurso em sentido estrito e o prazo para interposição será de 5 (cinco) dias;
d) caberá apelação e o prazo para interposição será de 5 (cinco) dias;
e) caberá recurso em sentido estrito e o prazo para interposição será de 2 (dois) dias.
Questão 09 (1,0 ponto) Durante os debates, em uma sessão de julgamento de determinado caso no Plenário do Tribunal do Júri, o Promotor de Justiça apontou para o réu, que se encontrava algemado, e dirigiu-se aos jurados dizendo que se o acusado não fosse culpado e um sujeito agressivo, não estaria usando as algemas. Após a votação, os jurados consideraram o réu culpado e o juiz-presidente proferiu sentença condenatória. Diante desta situação hipotética, identifique qual argumento a defesa poderia utilizar em favor do réu para impugnar a condenação e aponte o recurso a ser interposto para atacar a decisão proferida.
Resposta: O parágrafo 3º do artigo 474 do Código de Processo Penal diz que não será permitido o uso de algemas a não ser que seja extremamente necessário para a segurança das testemunhas ou à garantia da integridade física dos presentes. Nesse caso, o uso de algemas poderia influenciar a formação da convicção dos jurados, caso esse que poderia ocasionar um resultado diferente se não tivessem sido influenciados pela imagem das algemas. De acordo com a súmula vinculante nº 11 só pode ser utilizado o uso de algemas em casos de resistência e de fundado receio de fuga ou de perigo à integridade física própria ou alheia, sendo justificada a excepcionalidade por escrito, sob pena de responsabilidade disciplinar ou ainda da nulidade da prisão ou do ato processual. Há ainda a violação ao artigo 5º, inciso II, da Constituição Federal, onde é proibido o tratamento desumano ou degradante. Os advogados da defesa deveriam propor apelação prevista no art. 593, III, d, do CPP.
Questão 10 (1,0 ponto) ABERLARDO foi denunciado pelo Ministério Público pelo crime de homicídio qualificado, previsto no artigo 121, §2º, II, do CP. Na inicial acusatória, o órgão ministerial apontou que “Na cidade de LÁ LONGE, ABERLARDO, agricultor, e GENÁRIO, dono do bar ROUXINOL, eram grandes amigos desde a infância, entretanto romperam relações por conta do comportamento inconveniente de ABELARDO nas ocasiões em que este bebia, o que motivou GENÁRIO a proibir a entrada do amigo em seu bar. Em determinada manhã, ABELARDO foi ao bar ROUXINOL e, indignado com a recusa de seu amigo em vender-lhe uma dose cachaça, desferiu dez facadas no tórax de GENÁRIO, com a intenção de matá-lo, ocasionando a morte da vítima em razão dos golpes”. Ao final da audiência de instrução, o MP pugnou pela pronúncia do acusado, nos termos da denúncia. Diante da situação hipotética, pergunta-se:
a) (0,5 ponto) Após a instrução, caso o juiz sumariante se convença de que a defesa demonstrou que a conduta do réu foi justificada pela existência da causa excludente da ilicitude legítima defesa, qual decisão deverá proferir? Aponte, ainda, a natureza jurídica da referida decisão.
Resposta: A sentença proferida deverá ser absolvição do réu, por se basear no art 23 do Código Penal, por alegar que o agente praticante do ato estava em estado de necessidade, alegando legítima defesa, cumprindo o dever legal e o exercício regular do direitodo art 25 do mesmo Código, por usar a legítima defesa para repelir uma injusta agressão à um direito do réu: o de ir e vir. A vítima proibiu o réu de circular em seu bar, o que fere a liberdade de ir e vir. A legitima defesa tem natureza jurídica de causa de exclusão da ilicitude e está prevista expressamente no art. 25 do CP
b) (0,5 ponto) Se o juiz sumariante entendesse que ABELARDO praticou o crime de lesão corporal seguida de morte, previsto no artigo 129, §3º, do CP, qual decisão deverá proferir? Neste caso, identifique qual recurso poderia ser interposto pelo Ministério Público para atacar a decisão proferida pelo magistrado.
Resposta: Nesse caso, Abelardo seria condenado pelo crime de lesão corporal seguida de morte, de acordo com o artigo 129, §3º do Código Penal, por ser considerado um crime preterdoloso, exigindo um o dolo no antecedente (lesão corporal) e a culpa no subsequente (morte da vítima). A pena seria de quatro a doze anos, comprovadas a materialidade e a autoria do delito. O Ministério Público entraria com recurso de apelação. 
Boa Prova!

Continue navegando