Buscar

técnicas de relaxamento TCC

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Técnicas de Relaxamento
O ingresso na universidade é um momento de muitas mudanças e necessidade de adaptação as novas demandas que surgirão na vida universitária e essa transformação pode ser geradora de ansiedade e depressão. Uma pesquisa identificou que 8 em 10 alunos relataram sentir ansiedade e sensação de desesperança e o sexo feminino é o que mais sente as consequências. Essas pesquisas mostram o quanto estratégias que diminuem o desgaste emocional dos alunos são importantes e as Instituições de Ensino Superior devem incluir programas e ações que visem a promoção da saúde física e mental dos alunos através da criação de estratégias de intervenção. (SCHUH, et al., 2020)
No enfrentamento da ansiedade e estresse é necessário reduzir a tensão, pois ela é um sinal físico de que algo não está certo. Quando o indivíduo se sente ameaçado, o corpo ativa sistemas defensivos e consequentemente ocorre uma ativação fisiológica que desencadeia a um aumento de tensão muscular, taxa cardíaca, pressão sanguínea e de respiração. As técnicas de relaxamento e meditação são muito indicadas nesses casos, pois o treinamento de relaxamento supõe que não é possível estar tenso e relaxado ao mesmo tempo. (WILLHELM, et al., 2015)
As técnicas de relaxamento, respiração e mindfulness apoiadas a Terapia Cognitivo Comportamental são um tipo de estratégias e têm grandes contribuições no manejo do estresse e contribuem significativamente na redução da ansiedade e manutenção do bem estar físico e mental. Agregando positivamente no conhecimento dos fatores desencadeantes de ansiedade e na relação desses fatores com os aspectos internos de cada sujeito. (MARQUES, et al., 2016)
Segundo Sousa (2009) o relaxamento contribui para a redução do estímulo e foco no ambiente, aumentando a concentração, diminuição da frequência arterial e cardíaca, reduzindo a tensão muscular e ocasionando aumento da flexibilidade cognitiva.
A meditação é uma prática oriental antiga e que chegou ao Ocidente há relativamente pouco tempo e cada vez mais tem tomado espaço entre a população e no tratamento de doenças mentais como a ansiedade e depressão. Ela se caracteriza por uma forma única de perceber o mundo e os valores éticos. A meditação promove a melhora da saúde mental, gerando uma série de mudanças físicas e psicológicas. (WILLHELM, et al., 2015)
A respiração diafragmática é a técnica de relaxamento mais utilizada na Terapia Cognitivo Comportamental. Ela consiste em orientar o paciente de que a respiração deve partir do diafragma, inspirando pelas narinas uma quantidade suficiente de ar e expirando pela boca. Os movimentos devem ser pausados para facilitar a desaceleração da respiração, contando-se até três para cada fase: inspiração, pausa, expiração e pausa para nova inspiração. Devem-se utilizar os músculos do abdome, sem movimentar o tórax (empurrando o abdome para fora enquanto inspira e contraindo-o para dentro enquanto expira). (DEMINCO, 2011)
Kabat-Zinn (1990) define mindfulness como uma forma específica de atenção plena, concentração no momento atual, intencional e sem julgamento. Concentrar-se no momento atual significa estar em contato com o presente e não estar envolvido com lembranças ou com pensamentos sobre o futuro.
Uma ideia central na literatura sobre mindfulness é: 
“Viver sob o comando do piloto automático não permite à pessoa lidar de maneira flexível com os eventos do momento. Confiar no piloto automático promove modos rígidos e altamente limitados de reagir ao ambiente. Na vida urbana moderna, agimos muitas vezes sem estar emocionalmente envolvidos em nossas ações, ou fazemos várias coisas ao mesmo tempo, às vezes sem percebermos que as diferentes atividades têm diferentes objetivos e atrapalham entre si. Assim, podemos agir rápido e nos projetar como eficientes e produtivos. Em outros casos, permitimo-nos ficar tão emaranhados em nossos pensamentos e sentimentos sobre passado ou futuro, ou em nossas racionalizações sobre a nossa vivência, que perdemos contato com o que está acontecendo no momento atual.” (VANDENBERGHE, et al., 2006)
A prática formal tem referência à meditação e consiste em uma oportunidade de experienciar o mindfulness (atenção plena) em seus maiores níveis. De acordo com Germer (2016) para praticar essa meditação é necessário: 
Encontrar um lugar silencioso e sentar-se em uma postura ereta e relaxada. Respirar algumas vezes lenta e suavemente para acalmar seu corpo e sua mente. Então, feche seus olhos vagarosamente, total ou parcialmente. Explorar seu corpo com sua percepção e tente descobrir onde você pode sentir sua respiração mais facilmente. Algumas pessoas sentem-na em torno das narinas, talvez como uma brisa fria sobre o lábio superior. Outras percebem mais facilmente o peito subindo e descendo, e outras ainda sentem a respiração no abdome quando a barriga se expande e se contrai. Apenas sinta as sensações físicas da inspiração e da expiração. Quando você notar que sua mente está vagando, apenas sinta a respiração novamente. Não há necessidade de controlar a respiração. Deixe seu corpo respirar por você como ele faz naturalmente. Não se preocupe com que frequência sua mente vagueia. Cada vez que você notar que sua atenção está em outro lugar, simplesmente retorne para a respiração, tal como você redirecionaria uma criança ou um cachorrinho que se perdeu. Quando você desejar terminar sua meditação, abra os olhos suavemente.
Outra técnica bastante utilizada é a técnica de relaxamento muscular progressivo. Criada por Edmund Jacobson, é uma técnica que pode ser utilizada sozinha ou em associação a outras práticas. Ela consiste em tensionar e relaxar diferentes grupos musculares a fim de obter relaxamento da tensão e sensação de bem estar. Métodos de relaxamento são ferramentas importantíssimas e grandes aliadas para lidar com o estresse e ansiedade. O relaxamento muscular ajuda o relaxamento mental porque evita os pensamentos e emoções negativas, auxiliando na neutralização dos efeitos musculares tensos no corpo. Todas essas técnicas no momento inicial são guiadas e ensinadas pelo terapeuta para que o paciente possa realizá-las quando estiver em outro ambiente ou sozinho. (HASSAN, et al.,2017)

Continue navegando