Buscar

A Ética nos Negócios

Prévia do material em texto

FACOL
 (PROJETO INTEGRADOR II )
VAGNER DE JESUS ALCANTARA
 Podemos ilustrar alguns eventos de saída aqui, portanto, não é apenas o mercado que direciona as ações da empresa. Nesse caso, o gerente financeiro de uma determinada empresa será encaminhado a uma de suas filiais para cortar e reduzir custos. Se o gerente não participar dos costumes locais (costumes gregos), essa prática será muito comum, e muitos especialistas acreditam que, do ponto de vista das "operações comerciais", tais atividades podem se tornar desinteressantes. No entanto, lamentamos que o mundo não funcione mais de forma absolutamente cartesiana, por isso, é preciso lembrar que há muitos pais e mães sendo despedidos por demissões em grande escala, que causaram um verdadeiro caos. No caso de um local pequeno, como no nosso exemplo, ainda podemos complicar um pouco a situação, pois o gerente volta da matriz para a matriz e descobre que o proprietário deseja fechar a filial de uma vez por todas. 
 Novamente, isso pode ser apenas mais um resultado das regras de mercado, mas é neste caso que o comportamento ético não pode mais nos ajudar. Portanto, ao invés de fechar a fábrica, o gerente tirou o produto de uma receita criada por um morador, industrializou, mandou para o proprietário e fez uma pesquisa de satisfação com muito sucesso: o resultado foi o melhor, o gerente Garantiu a manutenção de ramos.
 Essa história nos faz perceber que a ética é um grande valor que pode fazer as pessoas irem além de onde estão. As grandes empresas perceberam que é ético tratar seus funcionários como iguais e dar-lhes o privilégio da criatividade. Bem, essas ações são realizadas todos os dias para que todos possam contribuir da melhor forma. Trate-se como igual, ao invés de tratar outros igualmente. concorrente. Portanto, no nosso exemplo, o gestor pensa com entusiasmo, o que é muito interessante para todos os envolvidos: ela mesma, o funcionário, a empresa e o proprietário. As regras do mercado são cruéis e o cuidado ético nem sempre pode salvar uma empresa. Isso ajuda a nos dar um cuidado moral, que é uma medida preventiva positiva, para que, em tempos difíceis, as pessoas possam contar com os sócios da empresa e não com os inimigos.

Continue navegando