Buscar

Prova 1 - Bitcoin

Prévia do material em texto

Criptomoedas e as políticas monetárias. Prof. Octávio Valente.
Prova 1 – Valor: 20 pontos
Aluno: Matheus Pereira Martins 
1 - Defina o que é Bitcoin e explique os seus benefícios e desafios. Cite também o nome do seu criador.
O Bitcoin é uma moeda digital descentralizada, criada pelo programador anônimo Satoshi Nakamoto. Ele não possui o seu preço atrelado a nenhum outro produto ou política governamental, o seu preço se dá de acordo com o valor que as pessoas atribuem a ele. 
Tem como benefício a resolução do problema do gasto do duplo de transações sem intermediários. Atrelando o histórico da moeda ao seu código, fica impossibilitado de ocorrer pagamentos em duplicidade. Com isso temos também a redução dos custos pois não há mais a necessidade de um intermediário. Outro benefício que podemos citar é a utilidade do bitcoins em países com sua moeda de origem altamente inflacionadas. Além disso, o protocolo do bitcoin pode ser usado para transferência de ações e realizações de aposta graças ao seu código aberto.
O principal desafio do Bitcoin, é a alta volatilidade dos preços. Devido a não ter seu preço atrelado a nada em específico, a moeda varia de acordo com a compra e venda. Tivemos grandes picos e declínios, desde a sua criação, no mercado especulativo e por isso muitos não acreditam no seu futuro devido à falta de garantia na instabilidade da moeda virtual. Outro ponto importante, é a segurança que envolve a moeda. É possível que o usuário perca o arquivo da moeda, ou deixe o arquivo sem a criptografia ativada o tornando vulnerável a ataques. Além disso, devido a não ser rastreável a moeda pode ser utilizada na comercialização de produtos e serviços ilegais.
2- Resuma a história e contexto da criação do Bitcoin.
A moeda virtual foi criada como resposta aos grandes pilares da economia: monopólio da emissão da moeda e regulamentação pelo banco central. Foram cíclicos na história os momentos em que a área que mais solicitava autonomia estatal, o mercado, tiveram fortes intervenções devido as grandes crises. Com a revolução digital, tivemos estabilidade e avanços que propiciaram a criação da tecnologia capaz de subsidiar o bitcoin. 
Assim, em 2008 é divulgado em fórum pelo usuário Satoshi Nakamoto a ideia técnica envolvida no bitcoin e em seu primeiro bloco a uma clara alusão e critica a o sistema bancário vigente. Em um momento bastante oportuno, visto que se tratava da quebra do conceituado Banco Lehman Brothers que afetou o sistema financeiro de modo global.
3- Explique o que é e como funciona o blockchain.
O blockchain é o registro das transações realizadas. Funciona como um livro razão de modo a impossibilitar pagamentos em duplicidades. Cada bloco possui sua criptografia que são acopladas de modo linear e cronológico gerando novos registros após a validação das transações.
4- Explique o que é e como funciona a rede peer-to-peer. 
É uma rede descentralizada, em que cada usuário funciona como cliente e como servidor, dividindo assim o esforço computacional .
5-De acordo com as teorias monetárias classificadas por Ludwig von Mises, explique a dicotomia cataláctica e acataláctica. 
Na teoria cataláctica o preço da moeda se dá devido a oferta e a demanda. Já na teoria acataláctica o preço do a moeda varia de políticas governamentais. Nas moedas tradicionais, as duas teorias são levadas em conta visto que são emitidas pelo governo, governo e regulamentadas pelo banco central. Assim, a variação da moeda acontece por meio da flutuação cambial provocada pela oferta e demanda, mas também pelos decretos do banco central de cada país. 
Tal contexto não acontece no bitcoin devido a sua descentralização, levando seu preço a flutuar apenas pela oferta e procura.
6 – O teorema da regressão exposto por Mises para analisar e compreender a origem e o valor do dinheiro é contrário ao Bitcoin? Por quê? 
O Bitcoin não contraria o teorema da regressão. A teoria formulada por Mises afirma que para algo ser considerado meio de troca, em algum momento deveria ter sido usado como produto.
Hoje vemos a comercialização do bitcoin como um produto que é adquirido na expectativa de valorização futura. Por isso, temos a precificação do bitcoin e todo seu histórico de valor. Hoje o bitcoin ainda não é utilizado como moeda de troca, mas como produto em si devido a sua alta volatilidade. Vemos em tempo real o que se pode ser a comprovação da teoria da regressão em que um produto migra para um meio de troca. No caso do Bitcoin isso ocorre sem a necessidade de uma centralização ou órgão regulamentador, sendo possível sua utilização em qualquer parte do mundo.

Continue navegando