Buscar

Documento 16

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ALUNO(A): JACIENE FERREIRA DOS SANTOS
MATRÍCULA: 01311464
CURSO: PEDAGOGIA
Cultura Organizacional e Educação
1. Para começar, analise com atenção o texto e, em seguida, elabore sua resposta!
O Colégio Y, situado na região metropolitana do Recife, é uma instituição de ensino particular, de médio porte, fundada na década de 80. Oferece turmas da Educação Infantil ao Ensino Médio, atendendo 800 alunos, em dois turnos de funcionamento. Ao longo dos anos, devido as exigências da legislação vigente, vem se organizando para receber alunos com necessidades educacionais especiais, já que se enquadra no perfil de uma escola regular.
Foram feitas adaptações estruturais no espaço físico, adequando-o de forma acessível (rampas, portas mais largas para os cadeirantes, piso não deslizante, carteiras escolares adaptadas). Desde os anos 90, foi montada uma “sala de recursos pedagógicos” para o atendimento educacional especializado ( AEE). Tal atendimento é feito no contraturno, três vezes semanais. O atendimento é realizado pela Orientadora Educacional, que possui Especialização em Educação Especial.
São poucos os professores (apenas 3 na Educação Infantil e 4 nas séries iniciais do Ensino Fundamental) com especializações ( Psicopedagogia, Educação Especial, LIBRAS, BRAILE), sendo que apenas dois dominam LIBRAS. Há um engajamento maior dos professores das séries iniciais, do que dos professores do Ensino Médio, pois estão preocupados com os conteúdos a serem ministrados. A equipe pedagógica e formada por uma Psicopedagoga Clínica e Institucional (atuando também como Coordenadora Pedagógica), uma Psicóloga Institucional e uma Orientadora Educacional ( com especialização em Educação Especial) e 3 coordenadores de segmento ( 1 para Educação Infantil, 1para Ensino Fundamental - de 1º ao 9º ano e 1 para o Ensino Médio). Não há uma adaptação dos currículos específica para o atendimento dos alunos com necessidades educacionais especiais, mas há uma adaptação das atividades ( tempo de finalização das atividades, avaliações diferenciadas e permissão para o uso de gravadores em sala de aula, atendimento no contraturno).
São feitas reuniões esporádicas com os pais para maiores esclarecimentos sobre o processo de inclusão no colégio, incluindo palestras com especialistas. Porém, por serem realizadas no turno da noite (durante a semana) ou aos sábados pela manhã, não é obtido um quorum significativo.
A direção da escola, juntamente com a equipe pedagógica está muito preocupada , pois embora sejam elaboradas estratégias para que haja, uma mudança na cultura organizacional do colégio faz-se necessária, a fim de que, eficientemente, possam atender a todos os seus alunos e promover, verdadeiramente, a inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais.
2. Com base na interpretação do texto acima, juntamente com seus conhecimentos adquiridos ao longo da disciplina, elabore o seu texto argumentativo-dissertativo, respondendo aos questionamentos abaixo:
O colégio possui uma cultura organizacional construída há décadas. À luz da legislação vigente, dos conceitos de cultura organizacional, da atuação profissional do pedagogo e da importância dos projetos nas organizações, como a instituição pode promover o engajamento efetivo de todo o seu quadro de funcionários, pais e comunidade escolar num projeto pedagógico inovador, visando uma educação igualitária, significativa e inclusiva? É importante que você faça uma discussão sobre a Educação Inclusiva, analisando o quadro funcional e viabilidade de com os atuais níveis de Especialização e Engajamento Docentes, o Ensino tornar-se, de fato, inclusivo, além de como a relação família-escola influencia e as sugestões para intensificá-la. Dê sugestões de como a integração entre os estudantes, com e sem necessidades especiais, pode e deve tornar-se conteúdo de Ensino e a importância da escola ter profissionais gabaritados para atuar com esses alunos.
A educação inclusiva trata de atender às necessidades especiais que todos os alunos podem ter em algum momento de sua vida escolar, tornando a escola um espaço para todos. O Plano Nacional de Educação (PNE) estabelece essa inclusão em todas as etapas da educação, desde a educação infantil até o ensino superior. Os regulamentos também estabelecem que o atendimento educacional especializado (AEE) e a oferta de serviços e recursos para orientar alunos e professores da educação formal nesse sentido são pré-requisitos para a educação no Brasil.
Como um setor em rápido desenvolvimento, a educação requer a participação de todos os funcionários. Sejam tarefas pessoais relacionadas a tarefas administrativas, técnicas, pedagógicas, esportivas ou mesmo psicológicas. Atualmente, professores, pais de alunos, alunos e público em geral têm diferentes necessidades e demandas.
Isso significa que os pais de alunos com necessidades especiais entendem a importância da inclusão e instrução para um desenvolvimento saudável. Questões de inclusão fazem parte de debates, medidas e até projetos de lei. Essas campanhas aumentaram a popularidade do tema e aceleraram a inclusão de crianças e jovens com necessidades educacionais especiais. Os alunos podem crescer como cidadãos, com os direitos e deveres de participação social devidamente assegurados.
Para a sua correcta implementação, é necessário primar por um atendimento mais personalizado, quer pelas adaptações curriculares feitas pelas instituições de ensino, quer pelas adaptações feitas pelos próprios educadores na sua formação.
Uma medida muito importante que pode ser implementada para alunos com necessidades especiais é integrar os alunos com os outros e ter profissionais qualificados trabalhando adequadamente com esses alunos para facilitar a orientação necessária.
REFERÊNCIAS 
Como incluir alunos com deficiência na sua escola (gestaoescolar.org.br)
Microsoft Word - deficienciaFisica.doc (mec.gov.br)

Outros materiais