Buscar

AV2 PROCESSO PENAL - APLICADO - PROFª ISABELLE LUCENA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CURSO: DIREITO
	
	CÓD/ DISCIPLINA: CCJ0041/PROCESSO PENAL – APLICADO
	
	PROF.º: ISABELLE LUCENA LAVOR
	TURNO: MANHÃ
	
	TURMA: 1002
	SALA: Teams
	MAT.: 201909141291
	NOTA
	GRADUAÇÃO
	ALUNO(A): Wallace Batista Cavalcante
	
	DATA: 19/11/2021
	AV1 ( ) – AV2 ( X ) – AV3 ( )
	
INSTRUÇÕES:
I- São critérios relevantes para avaliação destas questões: clareza de raciocínio e utilização da linguagem com técnica.
II - NÃO SÃO ADMITIDAS AS RASURAS NO GABARITO, por isso responda com cuidado.
III – Não é permitido consulta a livros nem a qualquer material didático, bem como internet e uso de celulares. O descumprimento desta norma acarreta anulação da prova.
IV – É EXPRESSAMENTE VEDADO QUALQUER TIPO DE CONSULTA AO PROFESSOR. A interpretação faz parte da prova.
V – Caso opte por fazer em dupla, não se esqueça de colocar o nome da dupla.
GABARITO
	01
	02
	03
	04
	05
	06
	07
	08
	B
	D
	E
	A
	C
	D
	D
	D
01. (1,0 pontos) Octavio Neto, citado por edital, não compareceu ao processo nem constituiu advogado. Diante disso, o juiz suspendeu o processo e o prazo prescricional, bem como determinou a produção antecipada de provas consideradas urgentes. Fundamentado na ausência de Octavio Neto, o juiz decretou a sua prisão preventiva, objetivando a instrução do processo até final do julgamento. Diante do exposto, assinale a alternativa correta:
a) O juiz se equivocou ao suspender o processo e o prazo prescricional, pois a citação editalícia, como modalidade de citação ficta, permite o trâmite regular do feito.
b) O fato de o acusado não ter comparecido após a citação editalícia não autoriza o juiz a decretar a prisão, dado que são necessários outros requisitos.
c) O juiz agiu corretamente ao decretar a prisão, posto que somente dessa forma conseguirá dar andamento regular ao processo.
d) O juiz se equivocou ao determinar a produção antecipada das provas, pois o acusado deverá primeiro ser interrogado para, depois, possibilitar-se a produção dessas provas.
e) O juiz agiu corretamente ao suspender o processo e o prazo prescricional, mas deverá nomear defensor dativo que acompanhe o pedido de liberdade. 
02. (1,0 pontos) Observe as afirmações sobre os temas citação e intimação: 
I) A citação com hora certa deve ser realizada nos casos em que o acusado não é encontrado para ser citado pessoalmente, estando em local incerto e não sabido. 
II) Realizada a citação por edital, caso o acusado permaneça inerte, o juízo suspenderá o processo e o curso do prazo prescricional, suspensão que poderá perdurar indefinidamente, segundo o entendimento dos Tribunais Superiores. 
III) Realizada a citação pessoal, o acusado passa a ter o ônus de informar eventual mudança de endereço, razão pela qual se deixar de comparecer a ato processual por ter a intimação inviabilizada pela mudança não comunicada, será decretada sua revelia. 
Quais dos itens contêm afirmações corretas?
a) Nenhum dos itens contém afirmação correta.
b) I e II.
c) II e III.
d) Apenas o III.
e) Todos os itens contêm afirmações corretas.
03. (1,0 pontos) A sentença absolutória no juízo criminal impede o ajuizamento da ação civil para a reparação do dano quando o fundamento da absolvição consistir em:
a) não existir prova suficiente para a condenação.
b) ocorrência de erro de proibição.
c) não haver prova da existência do fato.
d) que o fato imputado não constitui crime.
e) estar provado que o réu não concorreu para a infração penal.
04. (1,0 pontos) João foi denunciado pela prática do crime de estupro de vulnerável (Art. 217-A do Código Penal), constando da denúncia que “João, mediante violência, praticou conjunção carnal com Joana, adolescente de 14 anos de idade”. Durante a instrução, todos os fatos narrados restaram confirmados, inclusive que a vítima já tinha 14 anos quando do ato sexual mediante violência. O Ministério Público, no momento das alegações finais, apenas requereu a condenação nos termos da denúncia. A defesa, por sua vez, pediu a absolvição.
Considerando apenas as informações narradas, o magistrado, no momento da sentença:
a) poderá condenar o réu pelo crime de estupro qualificado pela idade da vítima (Art. 213, §1º do CP), independentemente de aditamento, aplicando-se o instituto da emendatio libelli;
b) poderá condenar o réu pelo crime de estupro qualificado pela idade da vítima (Art. 213, §1º do CP), independentemente de aditamento, aplicando-se o instituto da mutatio libelli;
c) deverá encaminhar os autos ao Ministério Público para que realize o aditamento da denúncia, aplicando-se o instituto da emendatio libelli;
d) deverá encaminhar os autos ao Ministério Público para que realize o aditamento da denúncia, aplicando-se o instituto da mutatio libelli.
e) deverá absolver João, considerando que a vítima era maior de 14 anos na data dos fatos.
05. (1,0 pontos) Sobre a citação, nos moldes do vigente Código de Processo Penal, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Se o réu se oculta para não ser citado, e o oficial de justiça certifica a ocorrência, aperfeiçoar-se- á por edital.
( ) Far-se-á por mandado, quando o réu estiver no território sujeito à jurisdição do juiz que a houver ordenado.
( ) Será feita mediante carta precatória, quando o réu estiver no Brasil, mas fora do território da jurisdição do juiz processante.
( ) Realizar-se-á por carta rogatória quando o réu estiver no estrangeiro, em lugar sabido, suspendendo-se o prazo de prescrição até o seu cumprimento.
( ) Quando realizada com hora certa, exigirá a fixação, à porta do edifício onde funcionará o juízo, e publicação na imprensa, do dia e hora em que o oficial de justiça voltará ao domicílio ou residência do réu para cumprir a diligência.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é
a) V F V F V
b) V V F V F
c) F V V V F
d) F F F V V
e) F V F F F
06. (1,0 pontos) Com base na Lei nº 3.689/1941 - Código de Processo Penal, no processo crime, o procedimento comum será ordinário, sumário ou sumaríssimo. Pode-se afirmar que será:
a) Ordinário quando tiver por objeto crime cuja sanção máxima cominada seja inferior a 4 anos de pena privativa de liberdade.
b) Sumário para as infrações penais de menor potencial ofensivo.
c) Sumaríssimo quando tiver por objeto crime cuja sanção máxima cominada seja inferior a 4 anos de pena privativa de liberdade.
d) Ordinário quando tiver por objeto crime cuja sanção máxima cominada for igual ou superior a 4 anos de pena privativa de liberdade.
07. (1,0 pontos) Sentença absolutória imprópria é aquela fundada:
a) em erro de proibição.
b) na inexistência do fato imputado na denúncia ou queixa.
c) em excludente de ilicitude.
d) na inimputabilidade total do réu ao tempo do delito.
e) em descriminante putativa.
08. (1,0 pontos) Segundo as disposições do Código de Processo Penal, assinale a alternativa que não apresenta uma hipótese de sentença de absolvição do réu:
a) Quando estiver provada a inexistência do fato
b) Quando não houver prova da existência do fato
c) Quando houver prova de que o réu não concorreu para a infração penal
d) Quando houver prova de ter o réu concorrido para a infração penal
09. (2,0 pontos) Foi apresentada denúncia em face de José, sendo imputada a prática do crime de receptação, por ter sido apreendido pela polícia militar na posse de uma moto que era produto de roubo pretérito. Ao longo da instrução, a proprietária da moto é localizada e reconhece José como autor da subtração do veículo. Diante da situação narrada, responda:
a) Na situação hipotética acima, seria cabível o instituto da Emendatio Libelli e Mutatio Libelli? Por quê? Fundamente sua resposta.
Não. Só cabe o instituto da Emendatio Libelli pois omesmo está caracterizado pelo fato incidente na acusatória cuja recai efeito na alteração da punibilidade seja por erro silogístico ou na narrativa diferente do instituto Mutatio Libelli
b) Conceitue e diferencie os institutos Emendatio Libelli e Mutatio Libelli de forma fundamentada.
O instituto da Emendatio Libelli Ocorre quando o juiz, sem modificara descrição do fato contida na denúncia ou queixa, lhe atribui definição jurídica diversa, ainda que, em consequência, tenha de aplicar pena mais grave (artigo 383 do CPP), sendo dispensável qualquer formalidade como aditamento da denúncia ou queixa ou nova manifestação da defesa
Já o instituto Mutatio Libelli Ocorre quando o fato que se comprovou durante a instrução processual é diverso daquele narrado na peça acusatória. Ou seja, quando o juiz concluir que o fato narrado na inicial não corresponde aos fatos provados na instrução processual; nesse caso, deve o juiz remeter o processo ao Ministério Público que deverá aditar a peça inaugural. Os fatos provados são distintos dos fatos narrados.
emendatio libelli e mutatio libelli são institutos do direito processual penal incidentes na inicial acusatória, cujo efeito implica na alteração da classificação delitiva, seja por erro silogístico ou na narrativa fática.
A emendatio libelli trata da possibilidade de emendar/reparar/consertar a acusação quando a inicial acusatória contiver um erro de classificação do delito. Nessa senda, não há alteração dos fatos imputados, pois foram corretamente descritos pela acusação, mas sim alteração da classificação jurídica da conduta (tipificação). Faz-se possível a alteração pelo magistrado, pois o réu não se defende da classificação (do artigo), mas sim dos fatos descritos na inicial acusatória.
Já a mutatio libelli trata da hipótese de a denúncia trazer fatos diversos da realidade. Ou seja, a denúncia decorre de uma narrativa fática errônea, mas na instrução criminal se tem conhecimento do que realmente ocorreu, ensejando mudança na acusação.Tal aditamento competirá exclusivamente ao autor da ação penal e uma vez mudada a acusação, deve ser concedido nova prazo para apresentação de defesa, pois os fatos mudaram.

Continue navegando