Logo Passei Direto
Buscar

ED Modulo 8 Política Pública e Psicologia

User badge image
Juliana

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Sobre sexualidade e gênero na sociedade brasileira, podemos afirmar que:
Está correto o afirmado em
I Antes do advento do Cristianismo e da Igreja Católica Apostólica Romana, o homoerotismo e as relações sexuais entre pessoas do mesmo sexo eram comuns como instrumento de educação sexual, onde homens mais velhos ensinavam aos mais jovens o conhecimento sobre seus corpos e práticas sexuais.
II Com o surgimento das religiões, em especial a católica e a evangélica, as práticas sexuais começaram a ter por objetivo a procriação, sendo descartadas, dessa feita, relações eróticas e sexuais que tivessem como base o prazer.
III As identidades sexuais e de gênero também dizem respeito ao modo por meio do qual o sujeito se expressará cultural e socialmente.
IV Diferentes instituições como a família, a religião, o sistema escolar, o sistema de justiça, a medicina, entre outras, constroem significados sobre sexualidade e gênero, e ditam os padrões de normalidade.
A I e III, somente.
B II e III, somente.
C I, II e IV, somente.
D I e II, somente.
E (Todas as afirmativas estão corretas).

Sobre as Políticas Públicas de Educação, assinale a afirmativa que não reflete a realidade:
A Os professores, embora frequentemente convidados a participar da elaboração das Políticas Públicas, não têm se envolvido por estarem desmotivados em função de sua condição de desvalorização profissional.
B Uma das grandes contradições da política educacional brasileira provém da relação entre o crescimento quantitativo de vagas nas escolas e o decréscimo da qualidade do ensino.
C As Políticas Públicas Educacionais refletem, inevitavelmente, as condições existentes nas três esferas que participam de sua formulação: econômica, política e social.
D O discurso oficial a respeito da equalização de oportunidades tem girado em torno de 3 eixos: garantia de universalização do acesso à escola, garantia de permanência nela e garantia de bom ensino a todos.
E O principal problema relacionado às Políticas Públicas de Educação diz respeito à descontinuidade das propostas, devido as trocas de governo.

Considerando que a proposta da Undime no campo da Educação inclui a participação do psicólogo, assinale entre as afirmativas a seguir, a que caracteriza corretamente as incumbências dessa união:
A) Congregar, capacitar e integrar os dirigentes nacionais de educação, para construir e defender ama educação técnica de qualidade e para todos.
B) Articular, mobilizar e integrar os dirigentes municipais de educação, para construir e defender a educação pública com qualidade social e para todos.
C) Associar, incentivar e formar os dirigentes estaduais de educação para construir e defender a educação profissional com bom conteúdo.
D) Associar, auxiliar e treinar os dirigentes municipais de educação para construir e defender a educação com base nos currículos mínimos e demais parâmetros propostos pelo MEC.
E) Confrontar, criticar e questionar os pais e professores para assim construir uma participação popular mais ativa na educação básica.

Sobre o tema da discriminação e do preconceito, assinale a afirmativa incorreta:
A) O preconceito e a discriminação entre grupos são inevitáveis dentro do processo cognitivo normal, constituindo-se como fenômenos naturais.
B) Os estereótipos, já formados, são bastante imunes a novas informações que os contradigam, tornando inviável modificar a opinião do preconceituoso.
C) O combate ao preconceito cabe ao Estado, na medida em que depende exclusivamente de mudanças macrossociais.
D) O combate à discriminação exige ações de educação e de fornecimento de informação junto aos preconceituosos, para que de posse de novos conceitos, sejam capazes de confrontar seus valores e mudar de atitude.
E) O contato entre diferentes pessoas pode contribuir para a diminuição do preconceito, mas não basta para eliminar permanentemente os conflitos.

No que tange à sexualidade e gênero, considere as afirmativas a seguir:
A respeito das afirmativas apresentadas, podemos afirmar que
I Na Psicologia compreende-se que as concepções de sexualidade são construções históricas e culturais, marcadas por valores e crenças de uma sociedade em determinado período.
II Para a Psicologia, os estudos sobre sexualidade e subjetividade são inseparáveis, visto que a concepção de gênero se encontra intimamente relacionada à identidade de cada indivíduo.
A a I é verdadeira; e a II falsa.
B a I é falsa; e a II verdadeira.
C I e II são falsas.
D I e II são verdadeiras.
E I e II são verdadeiras; e a I justifica a II.

Com base no texto apresentado acima e na conferência da autora, leia as afirmativas a seguir:
Está incorreto somente o afirmado em
I Até 1988 o que se viu no Brasil foi um movimento filantrópico que falava sobre pessoas excluídas, sem que ações governamentais fossem tomadas para atende-las.
II Com a promulgação da Constituição Federal de 1988, pessoas com deficiência física que estavam até o momento impedidas de continuarem sua vida, retornaram à vida civil graças ao estabelecimento de novos direitos.
III A proposta dos psicólogos é a de criação de Políticas Públicas de inclusão intersetoriais, visto que a exclusão é um fenômeno multideterminado, cuja abordagem demanda conhecimentos multidisciplinares e diálogo com os outros setores da sociedade.
IV A proposta dos psicólogos é a de criação de Políticas Públicas de inclusão no âmbito de nossa ciência, visto que a exclusão é um fenômeno subjetivo, cuja abordagem demanda unicamente conhecimentos e práticas psicológicos.
A) III.
B) II e IV.
C) IV.
D) I e III.
E) I, II e III.

Para discorrer sobre uma linha histórica de evolução das normas sobre sexualidade e gênero na sociedade brasileira, é imprescindível entender como as ideias sobre esses temas foram sendo construídas nas diferentes sociedades.
A respeito das afirmativas apresentadas, conclui-se que
I Antes do advento do Cristianismo e da Igreja Católica Apostólica Romana, o homoerotismo e as relações sexuais entre pessoas do mesmo sexo eram comuns como instrumento de educação sexual, desse modo os homens mais velhos ensinavam aos mais jovens o conhecimento sobre seus corpos e as práticas sexuais. Contudo, com o surgimento das religiões, em especial as de matiz católica e evangélica, as práticas sexuais começaram a ter por objetivo a procriação, descartando, dessa feita, relações eróticas e sexuais que tivessem como base o prazer.
II A proposição expressa na assertiva I não ampara apenas um ideal religioso, mas também moral e capitalista. A moral cristã vai de encontro a ideologia da família burguesa do século 19, na qual o burguês é reconhecido como o bom cristão: por ser monogâmico, por reproduzir e acumular o capital por meio do matrimônio, legitimando a transmissão de posses materiais hereditárias e de propriedades privadas. O casamento também começou a ser valorizado porque interessava à manutenção das classes sociais, já que os sujeitos unidos em matrimônio eram considerados uma única célula de controle.
A I e II estão incorretas.
B a I está correta; e a II incorreta.
C I e II estão corretas, mas se contradizem.
D I e II estão corretas e se complementam.
E a I está incorreta; e a II correta.

Com base nas Políticas Públicas e nos movimentos sociais de gênero e sexualidade, analise as afirmativas a seguir:
Está correto o afirmado em
I Por um lado os movimentos sociais de gênero e sexualidade têm construído nos últimos anos importantes Políticas Públicas e ações de afirmação de suas identidades e necessidades – como o direito de homossexuais à união estável em todo o território brasileiro, a Lei Maria da Penha, a inclusão do trabalho sexual na Classificação Brasileira de Ocupações e o direito à cirurgia de transgenitalização para transexuais pelo Sistema Único de Saúde.
II Por outro lado é comum que uma parcela dessa visibilidade dos movimentos sociais de gênero e sexualidade seja conquistada ora pelo viés vitimizador de suas identidades, ora pelo viés criminalizador de identidades alheias às suas.
III Observa-se que os homossexuais e bissexuais masculinos compõem de fato um grupo social vulnerável à epidemia de HIV/ AIDS, por outro lado, a utilização de financiamentos na área da saúde a favor da prevenção ao HIV/ AIDS, muitas vezes deixa de abordar questões de cidadania e de acesso à rede de serviços que requisitam respostas da Política de Saúde, caracterizando mais uma vez as contradições e os trânsitos entre a invisibilidade e a visibilidade reproduzidos dentro e fora desses movimentos.
A I, somente.
B II, somente.
C (Todas as afirmativas estão corretas).
D III, somente.
E I e III, somente.

Sobre a sexualidade e o gênero podemos dizer que
Está correto somente o afirmado em
I podem ser entendidos como categorias fixas e imutáveis, biologicamente determinadas.
II constituem categorias passíveis de serem classificadas, permitindo, quando for o caso, o encaminhamento para atendimento psicológico.
III a abordagem desse tema tem sido inviabilizada nos campos políticos, social e acadêmicos.
A I.
B II.
C III.
D I e II.
E II e III.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Questões resolvidas

Sobre sexualidade e gênero na sociedade brasileira, podemos afirmar que:
Está correto o afirmado em
I Antes do advento do Cristianismo e da Igreja Católica Apostólica Romana, o homoerotismo e as relações sexuais entre pessoas do mesmo sexo eram comuns como instrumento de educação sexual, onde homens mais velhos ensinavam aos mais jovens o conhecimento sobre seus corpos e práticas sexuais.
II Com o surgimento das religiões, em especial a católica e a evangélica, as práticas sexuais começaram a ter por objetivo a procriação, sendo descartadas, dessa feita, relações eróticas e sexuais que tivessem como base o prazer.
III As identidades sexuais e de gênero também dizem respeito ao modo por meio do qual o sujeito se expressará cultural e socialmente.
IV Diferentes instituições como a família, a religião, o sistema escolar, o sistema de justiça, a medicina, entre outras, constroem significados sobre sexualidade e gênero, e ditam os padrões de normalidade.
A I e III, somente.
B II e III, somente.
C I, II e IV, somente.
D I e II, somente.
E (Todas as afirmativas estão corretas).

Sobre as Políticas Públicas de Educação, assinale a afirmativa que não reflete a realidade:
A Os professores, embora frequentemente convidados a participar da elaboração das Políticas Públicas, não têm se envolvido por estarem desmotivados em função de sua condição de desvalorização profissional.
B Uma das grandes contradições da política educacional brasileira provém da relação entre o crescimento quantitativo de vagas nas escolas e o decréscimo da qualidade do ensino.
C As Políticas Públicas Educacionais refletem, inevitavelmente, as condições existentes nas três esferas que participam de sua formulação: econômica, política e social.
D O discurso oficial a respeito da equalização de oportunidades tem girado em torno de 3 eixos: garantia de universalização do acesso à escola, garantia de permanência nela e garantia de bom ensino a todos.
E O principal problema relacionado às Políticas Públicas de Educação diz respeito à descontinuidade das propostas, devido as trocas de governo.

Considerando que a proposta da Undime no campo da Educação inclui a participação do psicólogo, assinale entre as afirmativas a seguir, a que caracteriza corretamente as incumbências dessa união:
A) Congregar, capacitar e integrar os dirigentes nacionais de educação, para construir e defender ama educação técnica de qualidade e para todos.
B) Articular, mobilizar e integrar os dirigentes municipais de educação, para construir e defender a educação pública com qualidade social e para todos.
C) Associar, incentivar e formar os dirigentes estaduais de educação para construir e defender a educação profissional com bom conteúdo.
D) Associar, auxiliar e treinar os dirigentes municipais de educação para construir e defender a educação com base nos currículos mínimos e demais parâmetros propostos pelo MEC.
E) Confrontar, criticar e questionar os pais e professores para assim construir uma participação popular mais ativa na educação básica.

Sobre o tema da discriminação e do preconceito, assinale a afirmativa incorreta:
A) O preconceito e a discriminação entre grupos são inevitáveis dentro do processo cognitivo normal, constituindo-se como fenômenos naturais.
B) Os estereótipos, já formados, são bastante imunes a novas informações que os contradigam, tornando inviável modificar a opinião do preconceituoso.
C) O combate ao preconceito cabe ao Estado, na medida em que depende exclusivamente de mudanças macrossociais.
D) O combate à discriminação exige ações de educação e de fornecimento de informação junto aos preconceituosos, para que de posse de novos conceitos, sejam capazes de confrontar seus valores e mudar de atitude.
E) O contato entre diferentes pessoas pode contribuir para a diminuição do preconceito, mas não basta para eliminar permanentemente os conflitos.

No que tange à sexualidade e gênero, considere as afirmativas a seguir:
A respeito das afirmativas apresentadas, podemos afirmar que
I Na Psicologia compreende-se que as concepções de sexualidade são construções históricas e culturais, marcadas por valores e crenças de uma sociedade em determinado período.
II Para a Psicologia, os estudos sobre sexualidade e subjetividade são inseparáveis, visto que a concepção de gênero se encontra intimamente relacionada à identidade de cada indivíduo.
A a I é verdadeira; e a II falsa.
B a I é falsa; e a II verdadeira.
C I e II são falsas.
D I e II são verdadeiras.
E I e II são verdadeiras; e a I justifica a II.

Com base no texto apresentado acima e na conferência da autora, leia as afirmativas a seguir:
Está incorreto somente o afirmado em
I Até 1988 o que se viu no Brasil foi um movimento filantrópico que falava sobre pessoas excluídas, sem que ações governamentais fossem tomadas para atende-las.
II Com a promulgação da Constituição Federal de 1988, pessoas com deficiência física que estavam até o momento impedidas de continuarem sua vida, retornaram à vida civil graças ao estabelecimento de novos direitos.
III A proposta dos psicólogos é a de criação de Políticas Públicas de inclusão intersetoriais, visto que a exclusão é um fenômeno multideterminado, cuja abordagem demanda conhecimentos multidisciplinares e diálogo com os outros setores da sociedade.
IV A proposta dos psicólogos é a de criação de Políticas Públicas de inclusão no âmbito de nossa ciência, visto que a exclusão é um fenômeno subjetivo, cuja abordagem demanda unicamente conhecimentos e práticas psicológicos.
A) III.
B) II e IV.
C) IV.
D) I e III.
E) I, II e III.

Para discorrer sobre uma linha histórica de evolução das normas sobre sexualidade e gênero na sociedade brasileira, é imprescindível entender como as ideias sobre esses temas foram sendo construídas nas diferentes sociedades.
A respeito das afirmativas apresentadas, conclui-se que
I Antes do advento do Cristianismo e da Igreja Católica Apostólica Romana, o homoerotismo e as relações sexuais entre pessoas do mesmo sexo eram comuns como instrumento de educação sexual, desse modo os homens mais velhos ensinavam aos mais jovens o conhecimento sobre seus corpos e as práticas sexuais. Contudo, com o surgimento das religiões, em especial as de matiz católica e evangélica, as práticas sexuais começaram a ter por objetivo a procriação, descartando, dessa feita, relações eróticas e sexuais que tivessem como base o prazer.
II A proposição expressa na assertiva I não ampara apenas um ideal religioso, mas também moral e capitalista. A moral cristã vai de encontro a ideologia da família burguesa do século 19, na qual o burguês é reconhecido como o bom cristão: por ser monogâmico, por reproduzir e acumular o capital por meio do matrimônio, legitimando a transmissão de posses materiais hereditárias e de propriedades privadas. O casamento também começou a ser valorizado porque interessava à manutenção das classes sociais, já que os sujeitos unidos em matrimônio eram considerados uma única célula de controle.
A I e II estão incorretas.
B a I está correta; e a II incorreta.
C I e II estão corretas, mas se contradizem.
D I e II estão corretas e se complementam.
E a I está incorreta; e a II correta.

Com base nas Políticas Públicas e nos movimentos sociais de gênero e sexualidade, analise as afirmativas a seguir:
Está correto o afirmado em
I Por um lado os movimentos sociais de gênero e sexualidade têm construído nos últimos anos importantes Políticas Públicas e ações de afirmação de suas identidades e necessidades – como o direito de homossexuais à união estável em todo o território brasileiro, a Lei Maria da Penha, a inclusão do trabalho sexual na Classificação Brasileira de Ocupações e o direito à cirurgia de transgenitalização para transexuais pelo Sistema Único de Saúde.
II Por outro lado é comum que uma parcela dessa visibilidade dos movimentos sociais de gênero e sexualidade seja conquistada ora pelo viés vitimizador de suas identidades, ora pelo viés criminalizador de identidades alheias às suas.
III Observa-se que os homossexuais e bissexuais masculinos compõem de fato um grupo social vulnerável à epidemia de HIV/ AIDS, por outro lado, a utilização de financiamentos na área da saúde a favor da prevenção ao HIV/ AIDS, muitas vezes deixa de abordar questões de cidadania e de acesso à rede de serviços que requisitam respostas da Política de Saúde, caracterizando mais uma vez as contradições e os trânsitos entre a invisibilidade e a visibilidade reproduzidos dentro e fora desses movimentos.
A I, somente.
B II, somente.
C (Todas as afirmativas estão corretas).
D III, somente.
E I e III, somente.

Sobre a sexualidade e o gênero podemos dizer que
Está correto somente o afirmado em
I podem ser entendidos como categorias fixas e imutáveis, biologicamente determinadas.
II constituem categorias passíveis de serem classificadas, permitindo, quando for o caso, o encaminhamento para atendimento psicológico.
III a abordagem desse tema tem sido inviabilizada nos campos políticos, social e acadêmicos.
A I.
B II.
C III.
D I e II.
E II e III.

Prévia do material em texto

18/11/2021 15:09 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 1/10
Exercício 1:
Sobre sexualidade e gênero na sociedade brasileira, podemos afirmar que:
I Antes do advento do Cristianismo e da Igreja Católica Apostólica Romana, o homoerotismo e as relações
sexuais entre pessoas do mesmo sexo eram comuns como instrumento de educação sexual, onde homens
mais velhos ensinavam aos mais jovens o conhecimento sobre seus corpos e práticas sexuais. 
II Com o surgimento das religiões, em especial a católica e a evangélica, as práticas sexuais começaram a
ter por objetivo a procriação, sendo descartadas, dessa feita, relações eróticas e sexuais que tivessem
como base o prazer. 
III As identidades sexuais e de gênero também dizem respeito ao modo por meio do qual o sujeito se
expressará cultural e socialmente. 
IV Diferentes instituições como a família, a religião, o sistema escolar, o sistema de justiça, a medicina,
entre outras, constroem significados sobre sexualidade e gênero, e ditam os padrões de normalidade. 
 
Está correto o afirmado em
A)
I e III, somente.
B)
II e III, somente.
C)
I, II e IV, somente.
D)
I e II, somente.
E)
(Todas as afirmativas estão corretas).
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(E)
Comentários:
Essa disciplina não é ED ou você não o fez comentários 
julia
Realce
18/11/2021 15:09 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 2/10
Exercício 2:
Sobre as Políticas Públicas de Educação, assinale a afirmativa que não reflete a realidade:
A)
Os professores, embora frequentemente convidados a participar da elaboração das Políticas Públicas, não
têm se envolvido por estarem desmotivados em função de sua condição de desvalorização profissional.
B)
Uma das grandes contradições da política educacional brasileira provém da relação entre o crescimento
quantitativo de vagas nas escolas e o decréscimo da qualidade do ensino.
C)
As Políticas Públicas Educacionais refletem, inevitavelmente, as condições existentes nas três esferas que
participam de sua formulação: econômica, política e social.
D)
O discurso oficial a respeito da equalização de oportunidades tem girado em torno de 3 eixos: garantia de
universalização do acesso à escola, garantia de permanência nela e garantia de bom ensino a todos.
E)
O principal problema relacionado às Políticas Públicas de Educação diz respeito à descontinuidade das
propostas, devido as trocas de governo.
Comentários:
Essa disciplina não é ED ou você não o fez comentários 
Exercício 3:
Leia atentamente o texto a seguir:
A União Nacional dos Dirigentes Municipais em Educação (Undime) foi criada em 10 de outubro de 1986 e
seu site assevera que: “Quando o tema é educação pública desenvolvida pelos municípios brasileiros, a
Undime está sempre presente, seja na educação infantil, de jovens e adultos, na alfabetização ou
educação para a paz. (...) Por meio da Undime, as secretarias municipais de educação podem estabelecer
redes solidárias de troca de informações e experiências. Dessa forma, a Undime proporciona aos seus
representantes a oportunidade de integrações regional e nacional”. 
Considerando que a proposta da Undime no campo da Educação inclui a participação do psicólogo,
assinale entre as afirmativas a seguir, a que caracteriza corretamente as incumbências dessa união:
julia
Realce
18/11/2021 15:09 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 3/10
A)
Congregar, capacitar e integrar os dirigentes nacionais de educação, para construir e defender ama
educação técnica de qualidade e para todos.
B)
Articular, mobilizar e integrar os dirigentes municipais de educação, para construir e defender a educação
pública com qualidade social e para todos.
C)
Associar, incentivar e formar os dirigentes estaduais de educação para construir e defender a educação
profissional com bom conteúdo.
D)
Associar, auxiliar e treinar os dirigentes municipais de educação para construir e defender a educação com
base nos currículos mínimos e demais parâmetros propostos pelo MEC.
E)
Confrontar, criticar e questionar os pais e professores para assim construir uma participação popular mais
ativa na educação básica.
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(B)
Comentários:
Essa disciplina não é ED ou você não o fez comentários 
Exercício 4:
O preconceito é um "juízo" preconcebido, manifestado em forma de uma atitude discriminatória perante
pessoas, culturas, tradições ou lugares considerados diferentes ou "estranhos". Em seu sentido pejorativo,
costuma ser simplista, grosseiro e maniqueísta. As formas mais comuns de preconceito são: social, racial,
cultural e sexual. Dentro de qualquer atuação da Psicologia como profissão, não é permitido tratamento ou
intervenção cujo objetivo mantenha paralelismo com manifestações de discriminação ou preconceito. 
Sobre o tema da discriminação e do preconceito, assinale a afirmativa incorreta:
A)
O preconceito e a discriminação entre grupos são inevitáveis dentro do processo cognitivo normal,
constituindo-se como fenômenos naturais.
julia
Realce
18/11/2021 15:09 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 4/10
B)
Os estereótipos, já formados, são bastante imunes a novas informações que os contradigam, tornando
inviável modificar a opinião do preconceituoso.
C)
O combate ao preconceito cabe ao Estado, na medida em que depende exclusivamente de mudanças
macrossociais.
D)
O combate à discriminação exige ações de educação e de fornecimento de informação junto aos
preconceituosos, para que de posse de novos conceitos, sejam capazes de confrontar seus valores e
mudar de atitude. 
E)
O contato entre diferentes pessoas pode contribuir para a diminuição do preconceito, mas não basta para
eliminar permanentemente os conflitos.
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(D)
Comentários:
Essa disciplina não é ED ou você não o fez comentários 
Exercício 5:
Leia o texto apresentado a seguir:
No início da década de 80, o movimento feminista começou a estabelecer parceria com o Estado de São
Paulo para a implementação de Políticas Públicas voltadas à saúde e ao combate da violência contra a
mulher. Em consonância a isso, em 1983 foi criado o Conselho Estadual da Condição Feminina, e em
1985 o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher e a primeira Delegacia de Defesa da Mulher (DDM).
Esse movimento se ampliou e hoje existem 130 DDMs no Estado de São Paulo. 
Com base nesse contexto e nos conhecimentos discutidos em sala de aula, analise as afirmativas a seguir: 
 
I No primeiro semestre de 2015 foram registrados mais de 80.000 atendimentos no em Delegacias de
Defesa da Mulher no Estado de São Paulo. 
II A lei Maria da Penha de 2006, foi resultado de uma luta histórica do Movimento Feminista, e torna crime
inafiançável a violência contra mulher, seja essa física, psicológica, sexual, patrimonial ou moral. 
III A violência doméstica e familiar é considerada atualmente como uma questão de responsabilidade do
Estado e não meramente do seio familiar. 
IV As Delegacias de Defesa da Mulher podem encaminhar as vítimas de violência à serviços de
acolhimento, atendimento e abrigamento. 
V A Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres do Município de São Paulo ainda não inclui o
serviço de atendimento psicológico às vítimas de violência em seus centros especializados.
julia
Realce
18/11/2021 15:09 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 5/10
Está incorreto o afirmado em
A)
II, somente.
B)
V, somente.
C)
III e IV.
D)
I, II e III.
E)
III, IV e V.
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(B)
Comentários:
Essadisciplina não é ED ou você não o fez comentários 
Exercício 6:
No que tange à sexualidade e gênero, considere as afirmativas a seguir:
I Na Psicologia compreende-se que as concepções de sexualidade são construções históricas e culturais,
marcadas por valores e crenças de uma sociedade em determinado período.
II Para a Psicologia, os estudos sobre sexualidade e subjetividade são inseparáveis, visto que a concepção
de gênero se encontra intimamente relacionada à identidade de cada indivíduo. 
 
A respeito das afirmativas apresentadas, podemos afirmar que
A)
a I é verdadeira; e a II falsa.
B)
a I é falsa; e a II verdadeira.
julia
Realce
18/11/2021 15:09 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 6/10
C)
I e II são falsas.
D)
I e II são verdadeiras.
E)
I e II são verdadeiras; e a I justifica a II.
Comentários:
Essa disciplina não é ED ou você não o fez comentários 
Exercício 7:
De acordo com a conferência da Dra. Cristina Maria Carvalho Delou, a Declaração de Salamanca é um
documento que clama pela escolarização de várias categorias historicamente excluídas, cuja formulação
não seria necessária se as Políticas Públicas de inclusão estivessem sendo operacionalizadas. 
Com base no texto apresentado acima e na conferência da autora, leia as afirmativas a seguir: 
 
I Até 1988 o que se viu no Brasil foi um movimento filantrópico que falava sobre pessoas excluídas, sem
que ações governamentais fossem tomadas para atende-las. 
II Com a promulgação da Constituição Federal de 1988, pessoas com deficiência física que estavam até o
momento impedidas de continuarem sua vida, retornaram à vida civil graças ao estabelecimento de novos
direitos. 
III A proposta dos psicólogos é a de criação de Políticas Públicas de inclusão intersetoriais, visto que a
exclusão é um fenômeno multideterminado, cuja abordagem demanda conhecimentos multidisciplinares e
diálogo com os outros setores da sociedade. 
IV A proposta dos psicólogos é a de criação de Políticas Públicas de inclusão no âmbito de nossa ciência,
visto que a exclusão é um fenômeno subjetivo, cuja abordagem demanda unicamente conhecimentos e
práticas psicológicos.
Está incorreto somente o afirmado em
A)
III.
B)
II e IV.
C)
julia
Realce
julia
Realce
18/11/2021 15:09 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 7/10
IV.
D)
I e III.
E)
I, II e III.
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(C)
Comentários:
Essa disciplina não é ED ou você não o fez comentários 
Exercício 8:
Para discorrer sobre uma linha histórica de evolução das normas sobre sexualidade e gênero na
sociedade brasileira, é imprescindível entender como as ideias sobre esses temas foram sendo
construídas nas diferentes sociedades. 
Com base nesse contexto, analise as afirmativas a seguir:
I Antes do advento do Cristianismo e da Igreja Católica Apostólica Romana, o homoerotismo e as relações
sexuais entre pessoas do mesmo sexo eram comuns como instrumento de educação sexual, desse modo
os homens mais velhos ensinavam aos mais jovens o conhecimento sobre seus corpos e as práticas
sexuais. Contudo, com o surgimento das religiões, em especial as de matiz católica e evangélica, as
práticas sexuais começaram a ter por objetivo a procriação, descartando, dessa feita, relações eróticas e
sexuais que tivessem como base o prazer.
II A proposição expressa na assertiva I não ampara apenas um ideal religioso, mas também moral e
capitalista. A moral cristã vai de encontro a ideologia da família burguesa do século 19, na qual o burguês
é reconhecido como o bom cristão: por ser monogâmico, por reproduzir e acumular o capital por meio do
matrimônio, legitimando a transmissão de posses materiais hereditárias e de propriedades privadas. O
casamento também começou a ser valorizado porque interessava à manutenção das classes sociais, já
que os sujeitos unidos em matrimônio eram considerados uma única célula de controle.
A respeito das afirmativas apresentadas, conclui-se que
A)
I e II estão incorretas.
B)
a I está correta; e a II incorreta.
C)
julia
Realce
18/11/2021 15:09 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 8/10
I e II estão corretas, mas se contradizem. 
D)
I e II estão corretas e se complementam.
E)
a I está incorreta; e a II correta.
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(D)
Comentários:
Essa disciplina não é ED ou você não o fez comentários 
Exercício 9:
Com base nas Políticas Públicas e nos movimentos sociais de gênero e sexualidade, analise as
afirmativas a seguir:
I Por um lado os movimentos sociais de gênero e sexualidade têm construído nos últimos anos
importantes Políticas Públicas e ações de afirmação de suas identidades e necessidades – como o direito
de homossexuais à união estável em todo o território brasileiro, a Lei Maria da Penha, a inclusão do
trabalho sexual na Classificação Brasileira de Ocupações e o direito à cirurgia de transgenitalização para
transexuais pelo Sistema Único de Saúde. 
II Por outro lado é comum que uma parcela dessa visibilidade dos movimentos sociais de gênero e
sexualidade seja conquistada ora pelo viés vitimizador de suas identidades, ora pelo viés criminalizador de
identidades alheias às suas
III Observa-se que os homossexuais e bissexuais masculinos compõem de fato um grupo social vulnerável
à epidemia de HIV/ AIDS, por outro lado, a utilização de financiamentos na área da saúde a favor da
prevenção ao HIV/ AIDS, muitas vezes deixa de abordar questões de cidadania e de acesso à rede de
serviços que requisitam respostas da Política de Saúde, caracterizando mais uma vez as contradições e os
trânsitos entre a invisibilidade e a visibilidade reproduzidos dentro e fora desses movimentos. 
Está correto o afirmado em
A)
I, somente.
B)
II, somente.
C)
(Todas as afirmativas estão corretas).
julia
Realce
julia
Realce
18/11/2021 15:09 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 9/10
D)
III, somente.
E)
I e III, somente.
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(C)
Comentários:
Essa disciplina não é ED ou você não o fez comentários 
Exercício 10:
Sobre a sexualidade e o gênero podemos dizer que
I podem ser entendidos como categorias fixas e imutáveis, biologicamente determinadas. 
II constituem categorias passíveis de serem classificadas, permitindo, quando for o caso, o
encaminhamento para atendimento psicológico. 
III a abordagem desse tema tem sido inviabilizada nos campos políticos, social e acadêmicos.
Está correto somente o afirmado em
A)
I.
B)
II.
C)
III. 
D)
I e II.
E)
II e III.
julia
Realce
18/11/2021 15:09 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 10/10
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(C)
Comentários:
Essa disciplina não é ED ou você não o fez comentários

Mais conteúdos dessa disciplina