Buscar

CLASSIFICAÇÃO DAS TUBULAÇÕES INDUSTRIAIS - apresentação

Prévia do material em texto

CLASSIFICAÇÃO DAS TUBULAÇÕES INDUSTRIAIS QUANTO AO FLUIDO CONDUZIDO. TUBULAÇÕES PARA ÁGUA DOCE, ÁGUA SALGADA, VAPOR, HIDROCARBONETOS E AR COMPRIMIDO.
Tema 2 
Alunos: Danilo Rayol, JORGE SOUZA, Juliana Monteiro, Mayla Ribeiro e Moisés Castro 
CLASSIFICAÇÃO DAS TUBULAÇÕES INDUSTRIAIS 
As tubulações industriais são um conjunto de tubos, de válvulas e de conexões voltado para o processo industrial, especialmente na distribuição de gases, óleos, vapores, lubrificantes e líquidos industriais em geral. 
São amplamente utilizadas em indústrias de processamento, químicas, petroquímicas, refinarias de petróleo, alimentícias e farmacêuticas.
CLASSIFICAÇÃO DAS TUBULAÇÕES INDUSTRIAIS 
Existem dois tipos de tubulações industriais.
A primeira se refere às tubulações que ficam no interior das instalações industriais, como tubulações de processo, de utilidades, de instrumentação e de transmissão hidráulica e de drenagem.
O segundo tipo diz respeito às tubulações instaladas na parte exterior das instalações industriais, como tubulações de transporte de drenagem e de distribuição e coleta.
CLASSIFICAÇÃO DAS TUBULAÇÕES INDUSTRIAIS 
A seleção correta dos materiais adequados para cada serviço gera sempre uma grande problemática para os projetistas.
Fluido conduzido
Condições de serviço
Nível de tensões no material: 
Natureza dos esforços mecânicos: 
Disponibilidade dos materiais
Sistemas de ligações
CLASSIFICAÇÃO DAS TUBULAÇÕES INDUSTRIAIS 
A seleção correta dos materiais adequados para cada serviço gera sempre uma grande problemática para os projetistas.
Custo do material
Segurança
Experiências Prévias
Facilidade de Fabricação e Montagem
Velocidade do Fluido
Perda de Carga
Tempo de Vida Previsto
Tubulações para água doce
A água doce limpa, com reação neutra (pH entre 6 e 10), é um fluido de baixa corrosão, para o qual os seguintes materiais podem ser indicados:
Tubulações de baixa pressão e temperatura moderada (até 10 kg/cm²e até 60°C), não enterradas:
Tubos, até 4" de diâmetro: Aço-carbono galvanizado (ASTM A-120), ou ferro maleável galvanizado, com ligações rosqueadas; para ramais e redes de distribuição de pequeno diâmetro, podem ser usados tubos de PVC, também rosqueados.
Válvulas, até 4" de diâmetro: Bronze, com mecanismo interno também de bronze, rosqueadas.
Tubos, diâmetros de 2", ou maior: Aço-carbono (ASTM A-120 ou A-134), com sobre espessura para corrosão de 1,2mm, ligações de solda de topo. 
Tubulações para água doce
Para diâmetros de 3", ou maior, são também muito usados os tubos de ferro fundido, com ligações de ponta e bolsa.
Válvulas, diâmetros de 3", ou maior: Ferro fundido, com mecanismo interno de bronze, extremidades com flanges de face plana.
Flanges: Aço-carbono forjado (ou fabricados de chapa), tipo sobreposto, face plana.
Juntas: Borracha natural ou papelão hidráulico.
Tubulações para água doce
Tubulações para pressões e temperaturas mais elevadas, não enterradas, dentro de instalações industriais, inclusive para alimentação de caldeiras:
.Tubos, até 1.1/2'' de diâmetro: Aço-carbono (ASTM A-53 ou API-SL), com sobre espessura para corrosão de 1,2mm, ligações de solda de encaixe.
.Tubos, diâmetros de 2", ou maiores: Aço-carbono (ASTM A- 53 ou API-SL), com sobre espessura para corrosão de 1,2mm, ligações de solda de topo.
Tubulações para água doce
Válvulas, até 1.1/2'' de diâmetro: Aço-carbono forjado (ASTM A-105), com mecanismo interno de aço inoxidável 410, extremidades para solda de encaixe.
Válvulas, diâmetros de 2" ou maior: Aço-carbono fundido (ASTM A-216), com mecanismo interno de aço inoxidável 410, extremidades com flanges de face com ressalto.
Flanges: Aço-carbono forjado, tipo "de pescoço", face com ressalto.
Juntas: Papelão hidráulico
Tubulações para Vapor
Vapor é um fluido pouco corrosivo, para o qual os diversos materiais podem ser empregados até a sua temperatura limite de resistência mecânica aceitável.
Os tubos de aço (de qualquer tipo), são ligados com solda de encaixe para diâmetros até 11/2''— 2", e com solda de topo para diâmetros maiores. As válvulas de aço são de construção forjada, com extremidades para solda de encaixe, para diâmetros até 2", e fundidas, com extremidades flangeadas ou para solda de topo, em diâmetros maiores.
As válvulas de bloqueio de diâmetros até 8" costumam ser válvulas de globo; para diâmetros maiores usam-se válvulas de gaveta.
Em quaisquer tubulações para vapor é muito importante a perfeita e completa drenagem do condensado formado.
Os acessórios de tubulação devem ser para solda de encaixe, até 1.1/2'', e para solda de topo, em diâmetros maiores; em qualquer caso, devem ser sempre do mesmo material dos tubos.
Tubulações para Hidrocarbonetos
A corrosividade dos hidrocarbonetos, e portanto a seleção de materiais para tubulações em serviços com hidrocarbonetos, depende fundamentalmente da temperatura e da presença de impurezas.
.Os tubos de aço (de qualquer tipo), com diâmetros até 1 ½ '' — 2" têm ligações de solda de encaixe, e os de diâmetros maiores têm ligações de solda de topo. As válvulas de aço com diâmetros até 1 ½ '' — 2", são de construção forjada, com extremidades para solda de encaixe, e as de diâmetros maiores são fundidas, com extremidades flangeadas.
.Todos os flanges devem ser de aço forjado (aço-carbono ou aços-liga, de acordo com o material do tubo )
Tubulações para água salgada
A água do mar, águas salobras, águas muito salinas e águas poluídas de um modo geral, são extremamente agressivas para o aço-carbono e vários outros materiais metálicos. A corrosão aumenta com a temperatura e também para velocidades de circulação muito altas ou muito baixas.
Para estes casos podem ser recomendados os seguintes materiais:
Os Tubos, diâmetros até 4": PVC ou aço galvanizado (para pressões maiores). Com o aço galvanizado pode haver séria corrosão nas emendas dos tubos. Para tubulações curtas ou de diâmetro pequeno, podem ser empregados o metal Monel ou o cobro-níquel, que têm ótima resistência à água salgada;
O uso desses materiais é entretanto restrito devido ao custo elevado.
O uso do concreto é o mais comum pelo fato de ser o mais barato. O revestimento é aplicado por centrifugação e costuma ter uma espessura de 4 a 8mm.
Válvulas, diâmetro até 2": Bronze, com mecanismo interno também de bronze, extremidades rosqueadas.
Válvulas, diâmetros de 3", ou maior: A solução mais comum é o emprego de válvulas de ferro fundido, flangeadas, com mecanismo interno de bronze.
Tubulações para Ar Comprimido
O ar comprimido é também um fluido de baixa corrosão, para o qual os seguintes materiais podem ser recomendados
Tubulações de baixa pressão (até 7 kg/cm²):
Tubos, até 4" de diâmetro: Aço-carbono galvanizado (ASTM A-120), com ligações rosqueadas.
Válvulas, até 4" de diâmetro: Bronze, com mecanismo interno de bronze, extremidades rosqueadas.
Tubos, diâmetros de 2", ou maior: Aço-carbono (ASTM A-120 ou A-134), com espessura para corrosão de 1,2mm, com ligações de solda de topo.
Válvulas, diâmetros de 3", ou maior: Ferro fundido, com mecanismo interno de bronze, extremidades com flanges de face plana.
Tubulações para Ar Comprimido
O ar comprimido é também um fluido de baixa corrosão, para o qual os seguintes materiais podem ser recomendados:
Tubulações de alta pressão (mais de 7 kg/cm²):
Tubos: Aço-carbono (ASTM A-53 ou API-5L), com sobre espessura para corrosão de 1,2 mm, com ligações para solda de encaixe em diâmetros até 1.1/2''—2", e solda de topo em diâmetros maiores.
Válvulas: Aço-carbono forjado, com extremidades para solda de encaixe, para diâmetros até 1.1/2''—2", e aço-carbono fundido, com extremidades com flanges de face com ressalto, para diâmetros maiores; em todos os casos o mecanismo interno será de aço inoxidável tipo 410.
Para qualquer caso, todos os flanges devem ser de aço-carbono forjado, com face de ressalto. Para temperaturas até 60°C, ou pressões até 10 kg/cm², as juntas poderão ser de borracha natural; para temperaturas ou pressões mais elevadas deverão ser de papelão hidráulico.
FIM!

Continue navegando