Logo Passei Direto
Buscar

SIMULADO HISTÓRIA - PARTE II

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Na Europa, a justificação para o poder soberano dos reis propiciou o aparecimento de inúmeras obras literárias que se dividiram em duas grandes correntes: a Teoria do Direito Divino dos Reis e a Teoria do Contrato Social.
A Teoria do Direito Divino dos Reis afirmava que
A o chefe do Governo atuava apenas como senhor feudal.
B ser chefe de Estado dependia exclusivamente do parlamento.
C os súditos não deviam obediência ao rei.
D o imperador era apenas o chefe do Poder Executivo.
E quem era contra o rei era contra Deus.

Uma das características que podemos reconhecer no sistema feudal europeu
A
A é a organização da sociedade feudal em dois grupos bem definidos: os senhores e os escravos.
B são os ideais de honra e fidelidade oriundos da sociedade islâmica.
C é a obrigação anual de corveia e o pagamento da talha e banalidades como obrigações de servos aos senhores feudais.
D é o dinamismo econômico, voltado para o comércio entre feudos vizinhos.
E são as relações escravocratas de produção.

Não se pode esquecer que se tratava de uma sociedade de ordens. Existiam aqueles que tinham nascido para orar, o clero; aqueles que haviam nascido para guerrear, os nobres; e aqueles que haviam nascido para o trabalho, os camponeses. Não existia a possibilidade de ascender socialmente, quer dizer, um camponês não poderia se transformar em nobre.
A qual tipo de sociedade e a que modo de produção, respectivamente, o texto se refere?
A Patriarcal; socialismo.
B Matriarcal; escravismo.
C Estamental; feudalismo.
D Urbano-industrial; capitalismo.
E Estratificada; mercantilismo.

Observe as imagens a seguir. As duas obras representam um processo histórico característico da formação do feudalismo, corretamente identificado como
A
A dessacralização do poder temporal.
B fusão de elementos romanos e germânicos.
C constituição do Estado secular.
D submissão da Igreja ao poder temporal.
E concessão da liberdade de culto aos cristãos.

A formação dos Estados modernos fez desaparecer os laços de suserania e vassalagem e, com isso, foram formados(as), na Europa,
A
A os exércitos nacionais.
B os burgos.
C as Cruzadas.
D os Cavaleiros da Luz.
E as Capitanias Hereditárias.

No ocidente medieval as relações feudo-vassálicas eram estabelecidas por meio de três ações: a homenagem, a fidelidade e a investidura. Além disso, a troca de feudo envolvia o consilium e o auxilum. Sobre isso, analise as alternativas e assinale a resposta correta.
A
A O consilium era o ato pelo qual o vassalo tomava-se membro do tribunal senhorial.
B O auxilium era o ato pelo qual o vassalo obrigava-se a prestar auxílio econômico ao suserano inclusive para as cerimônias de casamentos de seus filhos.
C Tanto o consilium quanto o auxilium só foram verificados no período denominado de Alta Idade Média.
D O consilium funcionava como uma assembléia na qual o suserano reunia-se com seus vassalos para deliberar sobre o auxilium.
E O consilium previa que o auxilum só poderia ser exigido pelo suserano em situações de guerras.

Apesar das inegáveis diferenças locais, temporais e sociais ao se considerar o conjunto dos vários séculos medievais em todo o Ocidente, pode-se falar em estruturas cotidianas. Ao menos nas de caráter psicobiológico. Estruturas muito semelhantes às de outras épocas e locais, mas que ganham todo seu sentido apenas se conectadas com as demais estruturas do contexto medieval.
Sobre essas estruturas cotidianas medievais, segundo Franco Júnior, é correto afirmar que
A inexistiam diferenças entre as formas alimentares da aristocracia, da burguesia e dos camponeses e privilegiava-se o consumo de legumes e verduras, pois havia restrições religiosas ao consumo de carnes.
B a morte incomodava todos os setores do Mundo Medieval, porque esta era considerada uma manifestação da ira divina, que abreviava a vida dos sujeitos como castigo pelos recorrentes pecados.
C as poucas práticas de lazer eram defendidas e efetivadas pelo clero, que considerava o ócio uma forma de servir a Deus, enquanto estava vedada aos camponeses qualquer forma de atividade que não fosse o trabalho.
D a experiência dos medievais sobre o tempo mostrava um desinteresse por uma clara e uniforme quantificação deste, ainda que o clero, por necessidades litúrgicas, tivesse estabelecido um controle maior sobre as horas.
E a sexualidade, assim como na Antiguidade clássica, manteve-se como uma atividade marcada pelo foro pessoal e não esteve entre as práticas sociais controladas pela Igreja e pelas estruturas senhoriais.

Sobre o movimento cruzadista, é correto afirmar:
A
A aos cruzadistas era concedido o privilégio da indulgência, que consistia no perdão dos pecados.
B resultou da busca de mercados externos para o escoamento da produção das cidades medievais.
C tinha por objetivo tomar a cidade de Constantinopla e submeter o Império Bizantino ao jugo católico.
D era um movimento essencialmente religioso, pois dele participaram apenas homens ligados à hierarquia católica.
E o termo cruzada e suas derivações foram atribuídos pelos próprios combatentes, pois eles julgavam-se soldados de Cristo, distinguidos pelas cruzes que carregavam no peito.

Na Europa, a Baixa Idade Média correspondeu ao renascimento da vida urbana e ao surgimento de nova classe social, denominada burguesia.
Certo
Certo
Errado

A cidade contemporânea, apesar de grandes transformações, está mais próxima da cidade medieval do que esta última da cidade antiga. A cidade da Idade Média é uma sociedade abundante, concentrada em um pequeno espaço, um lugar de produção e de trocas em que se mesclam o artesanato e o comércio alimentados por uma economia monetária. É também o cadinho de um novo sistema de valores nascido da prática laboriosa e criadora do trabalho, do gosto pelo negócio e pelo dinheiro.
O trecho faz referência à cidade medieval
A do contexto árabe-islâmico.
B da Alta Idade Média.
C da Baixa Idade Média.
D das invasões germânicas.
E do Império Carolíngio.

Segundo a historiadora Miri Rubin, “longe de serem estéreis e previsíveis, as universidades medievais produziram não apenas servidores civis e burocratas eclesiásticos como também pensadores radicais, cuja obra teve impacto real e que, apesar de suas críticas desafiadoras, morreram em suas próprias camas, e não na cela de uma prisão”.
A partir desse excerto e dos conhecimentos sobre o período medieval europeu, assinale a alternativa que relaciona as universidades com seu contexto de surgimento e expansão.
a) As universidades foram patrocinadas pelo papado, para fornecerem profissionais preparados para atuar num contexto de expansão marítima e comercial e de declínio da Igreja Católica perante a formação dos Estados Nacionais, ao mesmo tempo em que estimulariam a autonomia do conhecimento escolástico.
b) As universidades foram patrocinadas pelos comerciantes burgueses, a fim de fornecerem profissionais para atuar num contexto de iluminismo científico e de feudalização da sociedade, com o propósito de substituir os mosteiros como fonte produtora de conhecimento científico e tecnológico.
c) As universidades foram patrocinadas pelo papado ou por reis e príncipes, a fim de fornecerem profissionais para atuar num contexto de renascimento urbano e comercial e de formação dos primeiros Estados Nacionais, tornando-se espaços autônomos de valorização do conhecimento científico.
d) As universidades surgiram patrocinadas pelo papado, a fim de fornecerem profissionais para atuar num contexto de declínio do poder da nobreza, com o intuito de criar espaços autônomos para estudo do direito e da matemática, de modo a servir à nascente administração eclesiástica.
e) As universidades surgiram patrocinadas por reis, príncipes ou pelo papado, a fim de fornecerem profissionais tanto para o gerenciamento eclesiástico das cidades pertencentes à Igreja Católica quanto para as cortes das nascentes monarquias nacionais, em um contexto de revolução científica.

Entre os marcos da passagem da Antiguidade ao Feudalismo, é correto identificar
A
A o conflito entre as cidades gregas, lideradas por Atenas, e o Império Persa.
B a crise das cidades-Estado e a ascensão das formas centralizadas de poder.
C a derrota de Cartago para a República Romana nas Guerras Púnicas.
D o apogeu do Império Macedônico depois de sua expansão para o Oriente.
E o declínio do Império Romano do Ocidente e a permanência do Império Bizantino.

Leia as assertivas sobre o Mundo Medieval.
Estão corretas as afirmativas
I. Entre os séculos V e XI, na chamada Alta Idade Média, ocorreu a formação e a dissolução dos reinos germânicos.
II. O feudalismo, sistema desenvolvido na Europa, caracterizava-se pela exploração dos camponeses por meio da servidão.
III. Entre as várias obrigações servis, havia a corveia, que obrigava o servo a trabalhar – sem remuneração –, alguns dias da semana, nas terras do senhor feudal.
IV. Entre os séculos V e X, a fragmentação do poder político nos espaços dominados pelos feudos esteve articulada a uma economia altamente mercantilizada e urbana.
V. Os avanços técnicos na Europa medieval a partir do século XI, contraditoriamente, geraram uma forte e progressiva diminuição da população do continente.
A I, II e III, apenas.
B I e IV, apenas.
C II, III e V, apenas.
D III, IV e V, apenas.
E I, II, III, IV e V.

O feudalismo foi a forma de organização política, social e econômica dominante na Europa Ocidental durante a Idade Média.
Abaixo estão redigidas algumas afirmacoes:
I-Os servos da gleba viviam sob o domínio dos senhores feudais.
II-Declínio das atividades rurais e fortalecimento das atividades comerciais urbanas.
III-Sociedade rigidamente hierarquizada, mas com grande mobilidade entre as classes.
IV-Poder político fragmentado entre senhores feudais e o rei.
V-Grandes senhores de terras e alto clero ocupavam o topo da sociedade.
A I, II e III.
B II, III e V.
C I, IV e V.
D III, IV e V.
E I, III e V.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Na Europa, a justificação para o poder soberano dos reis propiciou o aparecimento de inúmeras obras literárias que se dividiram em duas grandes correntes: a Teoria do Direito Divino dos Reis e a Teoria do Contrato Social.
A Teoria do Direito Divino dos Reis afirmava que
A o chefe do Governo atuava apenas como senhor feudal.
B ser chefe de Estado dependia exclusivamente do parlamento.
C os súditos não deviam obediência ao rei.
D o imperador era apenas o chefe do Poder Executivo.
E quem era contra o rei era contra Deus.

Uma das características que podemos reconhecer no sistema feudal europeu
A
A é a organização da sociedade feudal em dois grupos bem definidos: os senhores e os escravos.
B são os ideais de honra e fidelidade oriundos da sociedade islâmica.
C é a obrigação anual de corveia e o pagamento da talha e banalidades como obrigações de servos aos senhores feudais.
D é o dinamismo econômico, voltado para o comércio entre feudos vizinhos.
E são as relações escravocratas de produção.

Não se pode esquecer que se tratava de uma sociedade de ordens. Existiam aqueles que tinham nascido para orar, o clero; aqueles que haviam nascido para guerrear, os nobres; e aqueles que haviam nascido para o trabalho, os camponeses. Não existia a possibilidade de ascender socialmente, quer dizer, um camponês não poderia se transformar em nobre.
A qual tipo de sociedade e a que modo de produção, respectivamente, o texto se refere?
A Patriarcal; socialismo.
B Matriarcal; escravismo.
C Estamental; feudalismo.
D Urbano-industrial; capitalismo.
E Estratificada; mercantilismo.

Observe as imagens a seguir. As duas obras representam um processo histórico característico da formação do feudalismo, corretamente identificado como
A
A dessacralização do poder temporal.
B fusão de elementos romanos e germânicos.
C constituição do Estado secular.
D submissão da Igreja ao poder temporal.
E concessão da liberdade de culto aos cristãos.

A formação dos Estados modernos fez desaparecer os laços de suserania e vassalagem e, com isso, foram formados(as), na Europa,
A
A os exércitos nacionais.
B os burgos.
C as Cruzadas.
D os Cavaleiros da Luz.
E as Capitanias Hereditárias.

No ocidente medieval as relações feudo-vassálicas eram estabelecidas por meio de três ações: a homenagem, a fidelidade e a investidura. Além disso, a troca de feudo envolvia o consilium e o auxilum. Sobre isso, analise as alternativas e assinale a resposta correta.
A
A O consilium era o ato pelo qual o vassalo tomava-se membro do tribunal senhorial.
B O auxilium era o ato pelo qual o vassalo obrigava-se a prestar auxílio econômico ao suserano inclusive para as cerimônias de casamentos de seus filhos.
C Tanto o consilium quanto o auxilium só foram verificados no período denominado de Alta Idade Média.
D O consilium funcionava como uma assembléia na qual o suserano reunia-se com seus vassalos para deliberar sobre o auxilium.
E O consilium previa que o auxilum só poderia ser exigido pelo suserano em situações de guerras.

Apesar das inegáveis diferenças locais, temporais e sociais ao se considerar o conjunto dos vários séculos medievais em todo o Ocidente, pode-se falar em estruturas cotidianas. Ao menos nas de caráter psicobiológico. Estruturas muito semelhantes às de outras épocas e locais, mas que ganham todo seu sentido apenas se conectadas com as demais estruturas do contexto medieval.
Sobre essas estruturas cotidianas medievais, segundo Franco Júnior, é correto afirmar que
A inexistiam diferenças entre as formas alimentares da aristocracia, da burguesia e dos camponeses e privilegiava-se o consumo de legumes e verduras, pois havia restrições religiosas ao consumo de carnes.
B a morte incomodava todos os setores do Mundo Medieval, porque esta era considerada uma manifestação da ira divina, que abreviava a vida dos sujeitos como castigo pelos recorrentes pecados.
C as poucas práticas de lazer eram defendidas e efetivadas pelo clero, que considerava o ócio uma forma de servir a Deus, enquanto estava vedada aos camponeses qualquer forma de atividade que não fosse o trabalho.
D a experiência dos medievais sobre o tempo mostrava um desinteresse por uma clara e uniforme quantificação deste, ainda que o clero, por necessidades litúrgicas, tivesse estabelecido um controle maior sobre as horas.
E a sexualidade, assim como na Antiguidade clássica, manteve-se como uma atividade marcada pelo foro pessoal e não esteve entre as práticas sociais controladas pela Igreja e pelas estruturas senhoriais.

Sobre o movimento cruzadista, é correto afirmar:
A
A aos cruzadistas era concedido o privilégio da indulgência, que consistia no perdão dos pecados.
B resultou da busca de mercados externos para o escoamento da produção das cidades medievais.
C tinha por objetivo tomar a cidade de Constantinopla e submeter o Império Bizantino ao jugo católico.
D era um movimento essencialmente religioso, pois dele participaram apenas homens ligados à hierarquia católica.
E o termo cruzada e suas derivações foram atribuídos pelos próprios combatentes, pois eles julgavam-se soldados de Cristo, distinguidos pelas cruzes que carregavam no peito.

Na Europa, a Baixa Idade Média correspondeu ao renascimento da vida urbana e ao surgimento de nova classe social, denominada burguesia.
Certo
Certo
Errado

A cidade contemporânea, apesar de grandes transformações, está mais próxima da cidade medieval do que esta última da cidade antiga. A cidade da Idade Média é uma sociedade abundante, concentrada em um pequeno espaço, um lugar de produção e de trocas em que se mesclam o artesanato e o comércio alimentados por uma economia monetária. É também o cadinho de um novo sistema de valores nascido da prática laboriosa e criadora do trabalho, do gosto pelo negócio e pelo dinheiro.
O trecho faz referência à cidade medieval
A do contexto árabe-islâmico.
B da Alta Idade Média.
C da Baixa Idade Média.
D das invasões germânicas.
E do Império Carolíngio.

Segundo a historiadora Miri Rubin, “longe de serem estéreis e previsíveis, as universidades medievais produziram não apenas servidores civis e burocratas eclesiásticos como também pensadores radicais, cuja obra teve impacto real e que, apesar de suas críticas desafiadoras, morreram em suas próprias camas, e não na cela de uma prisão”.
A partir desse excerto e dos conhecimentos sobre o período medieval europeu, assinale a alternativa que relaciona as universidades com seu contexto de surgimento e expansão.
a) As universidades foram patrocinadas pelo papado, para fornecerem profissionais preparados para atuar num contexto de expansão marítima e comercial e de declínio da Igreja Católica perante a formação dos Estados Nacionais, ao mesmo tempo em que estimulariam a autonomia do conhecimento escolástico.
b) As universidades foram patrocinadas pelos comerciantes burgueses, a fim de fornecerem profissionais para atuar num contexto de iluminismo científico e de feudalização da sociedade, com o propósito de substituir os mosteiros como fonte produtora de conhecimento científico e tecnológico.
c) As universidades foram patrocinadas pelo papado ou por reis e príncipes, a fim de fornecerem profissionais para atuar num contexto de renascimento urbano e comercial e de formação dos primeiros Estados Nacionais, tornando-se espaços autônomos de valorização do conhecimento científico.
d) As universidades surgiram patrocinadas pelo papado, a fim de fornecerem profissionais para atuar num contexto de declínio do poder da nobreza, com o intuito de criar espaços autônomos para estudo do direito e da matemática, de modo a servir à nascente administração eclesiástica.
e) As universidades surgiram patrocinadas por reis, príncipes ou pelo papado, a fim de fornecerem profissionais tanto para o gerenciamento eclesiástico das cidades pertencentes à Igreja Católica quanto para as cortes das nascentes monarquias nacionais, em um contexto de revolução científica.

Entre os marcos da passagem da Antiguidade ao Feudalismo, é correto identificar
A
A o conflito entre as cidades gregas, lideradas por Atenas, e o Império Persa.
B a crise das cidades-Estado e a ascensão das formas centralizadas de poder.
C a derrota de Cartago para a República Romana nas Guerras Púnicas.
D o apogeu do Império Macedônico depois de sua expansão para o Oriente.
E o declínio do Império Romano do Ocidente e a permanência do Império Bizantino.

Leia as assertivas sobre o Mundo Medieval.
Estão corretas as afirmativas
I. Entre os séculos V e XI, na chamada Alta Idade Média, ocorreu a formação e a dissolução dos reinos germânicos.
II. O feudalismo, sistema desenvolvido na Europa, caracterizava-se pela exploração dos camponeses por meio da servidão.
III. Entre as várias obrigações servis, havia a corveia, que obrigava o servo a trabalhar – sem remuneração –, alguns dias da semana, nas terras do senhor feudal.
IV. Entre os séculos V e X, a fragmentação do poder político nos espaços dominados pelos feudos esteve articulada a uma economia altamente mercantilizada e urbana.
V. Os avanços técnicos na Europa medieval a partir do século XI, contraditoriamente, geraram uma forte e progressiva diminuição da população do continente.
A I, II e III, apenas.
B I e IV, apenas.
C II, III e V, apenas.
D III, IV e V, apenas.
E I, II, III, IV e V.

O feudalismo foi a forma de organização política, social e econômica dominante na Europa Ocidental durante a Idade Média.
Abaixo estão redigidas algumas afirmacoes:
I-Os servos da gleba viviam sob o domínio dos senhores feudais.
II-Declínio das atividades rurais e fortalecimento das atividades comerciais urbanas.
III-Sociedade rigidamente hierarquizada, mas com grande mobilidade entre as classes.
IV-Poder político fragmentado entre senhores feudais e o rei.
V-Grandes senhores de terras e alto clero ocupavam o topo da sociedade.
A I, II e III.
B II, III e V.
C I, IV e V.
D III, IV e V.
E I, III e V.

Prévia do material em texto

www.qconcursos.com
Ano: 2007 Banca: Exército Órgão: EsPCEx
Na Europa, a justi�cativa para o poder soberano dos reis propiciou o aparecimento de inúmeras obras literárias que
se dividiram em duas grandes correntes: a Teoria do Direito Divino dos Reis e a Teoria do Contrato Social. (BERUTTI,
2004, p. 161, modi�cado)
A Teoria do Direito Divino dos Reis a�rmava que
A o chefe do Governo atuava apenas como senhor feudal.
B ser chefe de Estado dependia exclusivamente do parlamento.
C os súditos não deviam obediência ao rei.
D o imperador era apenas o chefe do Poder Executivo.
E quem era contra o rei era contra Deus.
Ano: 2014 Banca: Exército Órgão: EsPCEx
Uma das características que podemos reconhecer no sistema feudal europeu
A é a organização da sociedade feudal em dois grupos bem de�nidos: os senhores e os escravos.
B são os ideais de honra e �delidade oriundos da sociedade islâmica.
C
é a obrigação anual de corveia e o pagamento da talha e banalidades como obrigações de servos aos senhores
feudais.
D é o dinamismo econômico, voltado para o comércio entre feudos vizinhos.
E são as relações escravocratas de produção.
Ano: 2014 Banca: VUNESP Órgão: PM-SP
Não se pode esquecer que se tratava de uma sociedade de ordens. Existiam aqueles que tinham nascido para orar, o
clero; aqueles que haviam nascido para guerrear, os nobres; e aqueles que haviam nascido para o trabalho, os
camponeses. Não existia a possibilidade de ascender socialmente, quer dizer, um camponês não poderia se trans formar
em nobre.
(Catelli Jr., Roberto. História: texto e contexto. São Paulo: Scipione, 2006. Adaptado)
A qual tipo de sociedade e a que modo de produção, respec tivamente, o texto se refere?
A Patriarcal; socialismo.
B Matriarcal; escravismo.
C Estamental; feudalismo.
D Urbano-industrial; capitalismo.
E Estrati�cada; mercantilismo.
16 Q172196 >História História Geral , Medievalidade Europeia
Prova: Exército - 2007 - EsPCEx - Cadete do Exército - 1º Dia
17 Q619251 >História História Geral , Medievalidade Europeia
Prova: Exército - 2014 - EsPCEx - Cadete do Exército - 2° Dia
18 Q474721 >História História Geral , Medievalidade Europeia
Prova: VUNESP - 2014 - PM-SP - O�cial Tecnólogo de Administração
https://www.qconcursos.com/
https://www.qconcursos.com/questoes-militares/bancas/exercito
https://www.qconcursos.com/questoes-militares/institutos/espcex
https://www.qconcursos.com/questoes-militares/bancas/exercito
https://www.qconcursos.com/questoes-militares/institutos/espcex
https://www.qconcursos.com/questoes-militares/bancas/vunesp
https://www.qconcursos.com/questoes-militares/institutos/pm-sp
https://www.qconcursos.com/questoes-militares/questoes/42d3bb1c-bb
https://www.qconcursos.com/questoes-militares/disciplinas/historia-historia
https://www.qconcursos.com/questoes-militares/disciplinas/historia-historia/historia-geral
https://www.qconcursos.com/questoes-militares/disciplinas/historia-historia/medievalidade-europeia
https://www.qconcursos.com/questoes-militares/provas/exercito-2007-espcex-cadete-do-exercito-1-dia
https://www.qconcursos.com/questoes-militares/questoes/78e52702-e7
https://www.qconcursos.com/questoes-militares/disciplinas/historia-historia
https://www.qconcursos.com/questoes-militares/disciplinas/historia-historia/historia-geral
https://www.qconcursos.com/questoes-militares/disciplinas/historia-historia/medievalidade-europeia
https://www.qconcursos.com/questoes-militares/provas/exercito-2014-espcex-cadete-do-exercito-2-dia
https://www.qconcursos.com/questoes-militares/questoes/02554041-b7
https://www.qconcursos.com/questoes-militares/disciplinas/historia-historia
https://www.qconcursos.com/questoes-militares/disciplinas/historia-historia/historia-geral
https://www.qconcursos.com/questoes-militares/disciplinas/historia-historia/medievalidade-europeia
https://www.qconcursos.com/questoes-militares/provas/vunesp-2014-pm-sp-oficial-tecnologo-de-administracao
Ano: 2018 Banca: VUNESP Órgão: PM-SP
Observe as imagens a seguir.
As duas obras representam um processo histórico característico da formação do feudalismo, corretamente identi�cado
como
A dessacralização do poder temporal.
B fusão de elementos romanos e germânicos.
C constituição do Estado secular.
D submissão da Igreja ao poder temporal.
E concessão da liberdade de culto aos cristãos.
19 Q956537 >História História Geral , Medievalidade Europeia
Prova: VUNESP - 2018 - PM-SP - Aspirante da Polícia Militar
https://www.qconcursos.com/questoes-militares/bancas/vunesp
https://www.qconcursos.com/questoes-militares/institutos/pm-sp
https://www.qconcursos.com/questoes-militares/questoes/ef4476a7-0a
https://www.qconcursos.com/questoes-militares/disciplinas/historia-historia
https://www.qconcursos.com/questoes-militares/disciplinas/historia-historia/historia-geral
https://www.qconcursos.com/questoes-militares/disciplinas/historia-historia/medievalidade-europeia
https://www.qconcursos.com/questoes-militares/provas/vunesp-2018-pm-sp-aspirante-da-policia-militar
Ano: 2020 Banca: Exército Órgão: EsPCEx
A formação dos Estados modernos fez desaparecer os laços de suserania e vassalagem e, com isso, foram
formados(as), na Europa,
A os exércitos nacionais.
B os burgos.
C as Cruzadas.
D os Cavaleiros da Luz.
E as Capitanias Hereditárias.
Ano: 2018 Banca: Exército Órgão: EsFCEx
No ocidente medieval as relações feudo-vassálicas eram estabelecidas por meio de três ações: a homenagem, a �delidade e
a investidura. Além disso, a troca de feudo envolvia o consilium e o auxilum. Sobre isso, analise as alternativas e assinale a
resposta correta.
A O consilium era o ato pelo qual o vassalo tomava-se membro do tribunal senhorial.
B
O auxilium era o ato pelo qual o vassalo obrigava-se a prestar auxílio econômico ao suserano inclusive para as
cerimônias de casamentos de seus �lhos.
C Tanto o consilium quanto o auxilium só foram veri�cados no período denominado de Alta Idade Média.
D
O consilium funcionava como uma assembléia na qual o suserano reuniase com seus vassalos para deliberar sobre o
auxilium.
E O consilium previa que o auxilum só poderia ser exigido pelo suserano em situações de guerras.
Ano: 2018 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: PM-AL
No século XV, navegadores europeus rumaram ao sul do Estreito de Gibraltar e alcançaram diferentes pontos da costa
africana. Em 1492, a expedição de Colombo atravessou o Atlântico e desembarcou no Caribe. Em 1498 uma esquadra
portuguesa alcançou Calicute, na Índia, e, em 1500, Cabral chegou ao Brasil. Esses eventos receberam diferentes nomes
(descobrimentos, navegações etc.) e permitiram que os europeus conhecessem povos e culturas diferentes, bem como
estabelecessem sistemas de trocas com eles.
A respeito dos descobrimentos e de aspectos relacionados a esses eventos, julgue o item a seguir.
A escravidão na Europa, ao longo de toda a Idade Média, tal como na América a partir do século XVI, fez uso intensivo de
pessoas de origem africana.
Certo
Errado
Ano: 2020 Banca: Exército Órgão: EsFCEx
20 Q1658431 >História História Geral , Medievalidade Europeia , Construção de Estados e o Absolutismo
Prova: Exército - 2020 - EsPCEx - Cadete do Exército - 2º Dia
21 Q1006642 >História História Geral , Medievalidade Europeia
Prova: Exército - 2018 - EsFCEx - O�cial - Magistério de História
22 Q937586 >História História Geral , Medievalidade Europeia
Prova: CESPE - 2018 - PM-AL - Soldado da Polícia Militar
23 Q1613514 >História História Geral , Medievalidade Europeia
Prova: Exército - 2020 - EsFCEx - O�cial - Magistério de História
https://www.qconcursos.com/questoes-militares/bancas/exercito
https://www.qconcursos.com/questoes-militares/institutos/espcex
https://www.qconcursos.com/questoes-militares/bancas/exercito
https://www.qconcursos.com/questoes-militares/institutos/esfcex
https://www.qconcursos.com/questoes-militares/bancas/cespe-cebraspe
https://www.qconcursos.com/questoes-militares/institutos/pm-al
https://www.qconcursos.com/questoes-militares/bancas/exercito
https://www.qconcursos.com/questoes-militares/institutos/esfcexhttps://www.qconcursos.com/questoes-militares/questoes/52eb5485-4a
https://www.qconcursos.com/questoes-militares/disciplinas/historia-historia
https://www.qconcursos.com/questoes-militares/disciplinas/historia-historia/historia-geral
https://www.qconcursos.com/questoes-militares/disciplinas/historia-historia/medievalidade-europeia
https://www.qconcursos.com/questoes-militares/disciplinas/historia-historia/construcao-de-estados-e-o-absolutismo
https://www.qconcursos.com/questoes-militares/provas/exercito-2020-espcex-cadete-do-exercito-2-dia
https://www.qconcursos.com/questoes-militares/questoes/49f0d220-a3
https://www.qconcursos.com/questoes-militares/disciplinas/historia-historia
https://www.qconcursos.com/questoes-militares/disciplinas/historia-historia/historia-geral
https://www.qconcursos.com/questoes-militares/disciplinas/historia-historia/medievalidade-europeia
https://www.qconcursos.com/questoes-militares/provas/exercito-2018-esfcex-oficial-magisterio-de-historia
https://www.qconcursos.com/questoes-militares/questoes/9fccfd15-c7
https://www.qconcursos.com/questoes-militares/disciplinas/historia-historia
https://www.qconcursos.com/questoes-militares/disciplinas/historia-historia/historia-geral
https://www.qconcursos.com/questoes-militares/disciplinas/historia-historia/medievalidade-europeia
https://www.qconcursos.com/questoes-militares/provas/cespe-2018-pm-al-soldado-da-policia-militar
https://www.qconcursos.com/questoes-militares/questoes/9fec4727-0e
https://www.qconcursos.com/questoes-militares/disciplinas/historia-historia
https://www.qconcursos.com/questoes-militares/disciplinas/historia-historia/historia-geral
https://www.qconcursos.com/questoes-militares/disciplinas/historia-historia/medievalidade-europeia
https://www.qconcursos.com/questoes-militares/provas/exercito-2020-esfcex-oficial-magisterio-de-historia
Apesar das inegáveis diferenças locais, temporais e sociais ao se considerar o conjunto dos vários séculos medievais em
todo o Ocidente, pode-se falar em estruturas cotidianas. Ao menos nas de caráter psicobiológico. Estruturas muito
semelhantes às de outras épocas e locais, mas que ganham todo seu sentido apenas se conectadas com as demais
estruturas do contexto medieval. Consideramos aqui sete delas – a percepção do tempo, o sexo, a alimentação, a moradia,
o vestuário, o lazer, a morte.
(Hilário Franco Júnior, A Idade Média, nascimento do ocidente)
Sobre essas estruturas cotidianas medievais, segundo Franco Júnior, é correto a�rmar que
A
inexistiam diferenças entre as formas alimentares da aristocracia, da burguesia e dos camponeses e privilegiava-se o
consumo de legumes e verduras, pois havia restrições religiosas ao consumo de carnes.
B
a morte incomodava todos os setores do Mundo Medieval, porque esta era considerada uma manifestação da ira
divina, que abreviava a vida dos sujeitos como castigo pelos recorrentes pecados.
C
as poucas práticas de lazer eram defendidas e efetivadas pelo clero, que considerava o ócio uma forma de servir a
Deus, enquanto estava vedada aos camponeses qualquer forma de atividade que não fosse o trabalho.
D
a experiência dos medievais sobre o tempo mostrava um desinteresse por uma clara e uniforme quanti�cação deste,
ainda que o clero, por necessidades litúrgicas, tivesse estabelecido um controle maior sobre as horas.
E
a sexualidade, assim como na Antiguidade clássica, manteve-se como uma atividade marcada pelo foro pessoal e não
esteve entre as práticas sociais controladas pela Igreja e pelas estruturas senhoriais.
Ano: 2011 Banca: Exército Órgão: EsFCEx
Sobre o movimento cruzadista, é correto a�rmar: 
A aos cruzadistas era concedido o privilégio da indulgência, que consistia no perdão dos pecados.
B resultou da busca de mercados externos para o escoamento da produção das cidades medievais.
C tinha por objetivo tomar a cidade de Constantinopla e submeter o Império Bizantino ao jugo católico.
D era um movimento essencialmente religioso, pois dele participaram apenas homens ligados à hierarquia católica.
E
o termo cruzada e suas derivações foram atribuídos pelos próprios combatentes, pois eles julgavam-se soldados de
Cristo, distinguidos pelas cruzes que carregavam no peito.
Ano: 2010 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: PM-ES
Na Europa, a Baixa Idade Média correspondeu ao renascimento da vida urbana e ao surgimento de nova classe social,
denominada burguesia.
Certo
Errado
Ano: 2017 Banca: VUNESP Órgão: PM-SP
A cidade contemporânea, apesar de grandes transformações, está mais próxima da cidade medieval do que esta última da
cidade antiga. A cidade da Idade Média é uma sociedade abundante, concentrada em um pequeno espaço, um lugar de
produção e de trocas em que se mesclam o artesanato e o comércio alimentados por uma economia monetária. É também
o cadinho de um novo sistema de valores nascido da prática laboriosa e criadora do trabalho, do gosto pelo negócio e pelo
dinheiro.
24 Q267024 >História História Geral , Medievalidade Europeia
Prova: Exército - 2011 - EsFCEx - O�cial - Magistério História
25 Q115612 >História História Geral , Medievalidade Europeia
Prova: CESPE - 2010 - PM-ES - Soldado da Polícia Militar
26 Q856415 >História História Geral , Medievalidade Europeia
Prova: VUNESP - 2017 - PM-SP - Aspirante da Polícia Militar
https://www.qconcursos.com/questoes-militares/bancas/exercito
https://www.qconcursos.com/questoes-militares/institutos/esfcex
https://www.qconcursos.com/questoes-militares/bancas/cespe-cebraspe
https://www.qconcursos.com/questoes-militares/institutos/pm-es
https://www.qconcursos.com/questoes-militares/bancas/vunesp
https://www.qconcursos.com/questoes-militares/institutos/pm-sp
https://www.qconcursos.com/questoes-militares/questoes/dadf601f-13
https://www.qconcursos.com/questoes-militares/disciplinas/historia-historia
https://www.qconcursos.com/questoes-militares/disciplinas/historia-historia/historia-geral
https://www.qconcursos.com/questoes-militares/disciplinas/historia-historia/medievalidade-europeia
https://www.qconcursos.com/questoes-militares/provas/exercito-2011-esfcex-oficial-magisterio-historia
https://www.qconcursos.com/questoes-militares/questoes/8f5f1ac9-8a
https://www.qconcursos.com/questoes-militares/disciplinas/historia-historia
https://www.qconcursos.com/questoes-militares/disciplinas/historia-historia/historia-geral
https://www.qconcursos.com/questoes-militares/disciplinas/historia-historia/medievalidade-europeia
https://www.qconcursos.com/questoes-militares/provas/cespe-2010-pm-es-soldado-da-policia-militar
https://www.qconcursos.com/questoes-militares/questoes/75d2cb8d-e1
https://www.qconcursos.com/questoes-militares/disciplinas/historia-historia
https://www.qconcursos.com/questoes-militares/disciplinas/historia-historia/historia-geral
https://www.qconcursos.com/questoes-militares/disciplinas/historia-historia/medievalidade-europeia
https://www.qconcursos.com/questoes-militares/provas/vunesp-2017-pm-sp-aspirante-da-policia-militar
(Jacques Le Go�, Por amor às cidades. Adaptado)
O trecho faz referência à cidade medieval
A do contexto árabe-islâmico.
B da Alta Idade Média.
C da Baixa Idade Média.
D das invasões germânicas.
E do Império Carolíngio.
Ano: 2015 Banca: NC-UFPR Órgão: PM-PR
Segundo a historiadora Miri Rubin, “longe de serem estéreis e previsíveis, as universidades medievais produziram
não apenas servidores civis e burocratas eclesiásticos como também pensadores radicais, cuja obra teve impacto
real e que, apesar de suas críticas desa�adoras, morreram em suas próprias camas, e não na cela de uma prisão". 
                                                          (Revista Ensino Superior, Unicamp, 25/04/2012) 
A partir desse excerto e dos conhecimentos sobre o período medieval europeu, assinale a alternativa que relaciona
as universidades com seu contexto de surgimento e expansão. 
A
As universidades foram patrocinadas pelo papado, para fornecerem pro�ssionais preparados para atuar num
contexto de expansão marítima e comercial e de declínio da Igreja Católica perantea formação dos Estados Nacionais,
ao mesmo tempo em que estimulariam a autonomia do conhecimento escolástico.
B
As universidades foram patrocinadas pelos comerciantes burgueses, a �m de fornecerem pro�ssionais para atuar
num contexto de iluminismo cientí�co e de feudalização da sociedade, com o propósito de substituir os mosteiros
como fonte produtora de conhecimento cientí�co e tecnológico.
C
As universidades foram patrocinadas pelo papado ou por reis e príncipes, a �m de fornecerem pro�ssionais para
atuar num contexto de renascimento urbano e comercial e de formação dos primeiros Estados Nacionais, tornando-se
espaços autônomos de valorização do conhecimento cientí�co.
D
As universidades surgiram patrocinadas pelo papado, a �m de fornecerem pro�ssionais para atuar num contexto de
declínio do poder da nobreza, com o intuito de criar espaços autônomos para estudo do direito e da matemática, de
modo a servir à nascente administração eclesiástica.
E
As universidades surgiram patrocinadas por reis, príncipes ou pelo papado, a �m de fornecerem pro�ssionais tanto
para o gerenciamento eclesiástico das cidades pertencentes à Igreja Católica quanto para as cortes das nascentes
monarquias nacionais, em um contexto de revolução cientí�ca.
Ano: 2017 Banca: VUNESP Órgão: PM-SP
O Oriente, com suas inúmeras e ricas cidades, economia desenvolvida, um campesinato de pequenas propriedades, relativa
unidade cívica e distância geográ�ca da violência dos ataques bárbaros, sobreviveu. O Ocidente, com sua população mais
esparsa e cidades mais fracas, aristocracia grandiosa e campesinato explorado em arrendamentos, anarquia política e
vulnerabilidade estratégica às invasões germânicas, naufragou.
                                    (Perry Anderson, Passagens da Antiguidade ao Feudalismo. Adaptado)
Entre os marcos da passagem da Antiguidade ao Feudalismo, é correto identi�car 
A o con�ito entre as cidades gregas, lideradas por Atenas, e o Império Persa.
B a crise das cidades-Estado e a ascensão das formas centralizadas de poder.
C a derrota de Cartago para a República Romana nas Guerras Púnicas.
27 Q602150 >História História Geral , Medievalidade Europeia
Prova: NC-UFPR - 2015 - PM-PR - Aspirante da Polícia Militar
28 Q856414 >História História Geral , Medievalidade Europeia
Prova: VUNESP - 2017 - PM-SP - Aspirante da Polícia Militar
https://www.qconcursos.com/questoes-militares/bancas/nc-ufpr
https://www.qconcursos.com/questoes-militares/institutos/pm-pr
https://www.qconcursos.com/questoes-militares/bancas/vunesp
https://www.qconcursos.com/questoes-militares/institutos/pm-sp
https://www.qconcursos.com/questoes-militares/questoes/0de26859-c6
https://www.qconcursos.com/questoes-militares/disciplinas/historia-historia
https://www.qconcursos.com/questoes-militares/disciplinas/historia-historia/historia-geral
https://www.qconcursos.com/questoes-militares/disciplinas/historia-historia/medievalidade-europeia
https://www.qconcursos.com/questoes-militares/provas/nc-ufpr-2015-pm-pr-aspirante-da-policia-militar
https://www.qconcursos.com/questoes-militares/questoes/75d00266-e1
https://www.qconcursos.com/questoes-militares/disciplinas/historia-historia
https://www.qconcursos.com/questoes-militares/disciplinas/historia-historia/historia-geral
https://www.qconcursos.com/questoes-militares/disciplinas/historia-historia/medievalidade-europeia
https://www.qconcursos.com/questoes-militares/provas/vunesp-2017-pm-sp-aspirante-da-policia-militar
D o apogeu do Império Macedônico depois de sua expansão para o Oriente.
E o declínio do Império Romano do Ocidente e a permanência do Império Bizantino.
Ano: 2011 Banca: VUNESP Órgão: PM-SP
Leia as assertivas sobre o Mundo Medieval. 
I. Entre os séculos V e XI, na chamada Alta Idade Média, ocorreu a formação e a dissolução dos reinos germânicos. II. O
feudalismo, sistema desenvolvido na Europa, caracterizava-se pela exploração dos camponeses por meio da servidão. III.
Entre as várias obrigações servis, havia a corveia, que obrigava o servo a trabalhar – sem remuneração –, alguns dias da
semana, nas terras do senhor feudal. IV. Entre os séculos V e X, a fragmentação do poder político nos espaços dominados
pelos feudos esteve articulada a uma economia altamente mercantilizada e urbana. V. Os avanços técnicos na Europa
medieval a partir do século XI, contraditoriamente, geraram uma forte e progressiva diminuição da população do
continente. Estão corretas as a�rmativas
A I, II e III, apenas.
B I e IV, apenas.
C II, III e V, apenas.
D III, IV e V, apenas.
E I, II, III, IV e V.
Ano: 2013 Banca: Exército Órgão: EsPCEx
“O feudalismo foi a forma de organização política, social e econômica dominante na Europa Ocidental durante a Idade
Média.” (AZEVEDO & SERIACOPI, 2007) Abaixo estão redigidas algumas a�rmações: 
I-Os servos da gleba viviam sob o domínio dos senhores feudais. II-Declínio das atividades rurais e fortalecimento das
atividades comerciais urbanas. III-Sociedade rigidamente hierarquizada, mas com grande mobilidade entre as classes. IV-
Poder político fragmentado entre senhores feudais e o rei. V-Grandes senhores de terras e alto clero ocupavam o topo da
sociedade. Assinale a alternativa que lista unicamente características do feudalismo.
A I, II e III.
B II, III e V.
C I, IV e V.
D III, IV e V.
E I, III e V
Respostas
16: E 17: C 18: C 19: B 20: A 21: A 22: E 23: D 24: A 25: C 26: C 27: C 28: E
29: A 30: C
www.qconcursos.com
29 Q562820 >História História Geral , Medievalidade Europeia
Prova: VUNESP - 2011 - PM-SP - Tecnólogo de Administração Policial-Militar
30 Q377629 >História História Geral , Medievalidade Europeia
Prova: Exército - 2013 - EsPCEx - Cadete do Exército - 2º Dia
https://www.qconcursos.com/questoes-militares/bancas/vunesp
https://www.qconcursos.com/questoes-militares/institutos/pm-sp
https://www.qconcursos.com/questoes-militares/bancas/exercito
https://www.qconcursos.com/questoes-militares/institutos/espcex
https://www.qconcursos.com/
https://www.qconcursos.com/questoes-militares/questoes/b5a3cc98-70
https://www.qconcursos.com/questoes-militares/disciplinas/historia-historia
https://www.qconcursos.com/questoes-militares/disciplinas/historia-historia/historia-geral
https://www.qconcursos.com/questoes-militares/disciplinas/historia-historia/medievalidade-europeia
https://www.qconcursos.com/questoes-militares/provas/vunesp-2011-pm-sp-tecnologo-de-administracao-policial-militar
https://www.qconcursos.com/questoes-militares/questoes/66ee1a62-d6
https://www.qconcursos.com/questoes-militares/disciplinas/historia-historia
https://www.qconcursos.com/questoes-militares/disciplinas/historia-historia/historia-geral
https://www.qconcursos.com/questoes-militares/disciplinas/historia-historia/medievalidade-europeia
https://www.qconcursos.com/questoes-militares/provas/exercito-2013-espcex-cadete-do-exercito-2-dia

Mais conteúdos dessa disciplina