Buscar

Contexto histórico da filosofia

Prévia do material em texto

*Contexto histórico da filosofia contemporânea*
A filosofia contemporânea passou a tomar forma nos séculos XIX e XX, tem como marco os ideais da Revolução Francesa, um dos grandes conflitos políticos e sociais que causou impacto em toda a Europa, uma revolta burguesa contra a monarquia. E é também marcado pelo período pós Revolução Industrial, com grandes avanços tecnológicos advindos da mesma.
Esse período é marcado pelo desenvolvimento e consolidação do capitalismo, que traz consigo inúmeras descobertas, como a eletricidade, uso do petróleo como matéria-prima, invenção do telefone, do avião, do telégrafo, da fotografia, do cinema, do rádio, etc. O século XIX foi caracterizado por demasiadas transformações no modo de vida da sociedade, com intenso êxodo rural, conflitos e disputas entre proletariados e burgueses, avanços da sociedade como um todo era nítido, é um período definido por mudanças, incertezas, etc. Devido a revolução nas indústrias, as máquinas substituem a força humana e a ideia de progresso é disseminada em todas as sociedades do mundo.
No século XIX, características marcantes como o nascimento dos movimentos sociais, lutas de operários devido a substituição dos mesmos por máquinas, ou devido as jornadas de trabalho intensas. Também é marcado pelo nascimento da sociologia e o desenvolvimento das ciências naturais. Já no século XX, por sua vez, o mundo é marcado por conflitos e incertezas devido as duas grandes guerras mundiais, as corridas armamentista e espacial, o crescimento de governos extremistas, como o nazismo, uso de diversas tecnologias, indústria cultural e ataques nucleares, entre outros.
Com o progresso nos campos da ciência e da tecnologia, é notório que a sociedade não acompanha esse desenvolvimento. A filosofia contemporânea surge para consolidar o que ficou conhecido como *“consciência de classe”* , termo que se refere à reflexão sobre as *lutas sociais* . Assim, a filosofia reflete sobre muitas questões sendo que a mais relevante é a "crise do homem contemporâneo". As incertezas e as contradições tornam-se os motes dessa nova era: a era contemporânea.
BUNDE, Mateus. Filosofia Contemporânea. *Todo Estudo*. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/historia/filosofia-contemporanea. Acesso em: 15 de novembro de 2021.
SANTANA, Esther. Filosofia contemporânea. *Educa Mais Brasil* , 2020. Disponível em: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/filosofia/filosofiacontemporanea.
Acesso em: 14 de novembro de 2021.
BEZERRA, Juliana. Filosofia Contemporânea. *Toda Matéria* , 2020. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/filosofia-contemporanea/ . Acesso em 13 de novembro de 2021

Continue navegando