Buscar

Estudo dos gases

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo dos gases
Estudo dos gases
 Resumo rápido
O estudo dos gases compreende a análise da matéria quando se apresenta no estado gasoso, sendo este o seu estado termodinâmico mais simples. Um gás é composto por átomos e moléculas e nesse estado físico, um sistema apresenta pouca interação entre suas partículas.
Podemos caracterizar um estado de equilíbrio termodinâmico de um gás através das variáveis de estado: pressão, volume e temperatura
Gás ideal:
· Pressão e temperatura ambiente
· Não existe (se aproxima de H2 e do He)
· Segue a teoria cinética dos gases 
· Tamanho desprezível
· Não interagem entre si 
· Choque entre partículas e paredes 100% elásticas 
· Velocidades e energia cinética altas
· Movimento retilíneo, uniforme, caótico tds direções 
Variáveis:
· Temperatura: C +273 K
Expressão geral dos gases :
P1 . V1 = P2 . V2
 T1 T2
P: pressão do gás (N/m2)
V: volume (m3)
T: temperatura (K)
Exercícios
1. (UFPR) Um cilindro com dilatação térmica desprezível possui volume de 25 litros. Nele estava contido um gás sob pressão de 4 atmosferas e temperatura de 227 ºC. Uma válvula de controle do gás do cilindro foi aberta até que a pressão no cilindro fosse de 1 atm. Verificou-se que, nessa situação, a temperatura do gás e do cilindro era a ambiente e igual a 27 ºC.(Considere que a temperatura de 0 ºC corresponde a 273 K).Assinale a alternativa que apresenta o volume de gás que escapou do cilindro, em litros.
2. (PUCCAMP) Um gás perfeito é mantido em um cilindro fechado por um pistão. Em um estado A, as suas variáveis são: pA= 2,0 atm; VA= 0,90 litros; qA= 27°C. Em outro estado B, a temperatura é qB= 127°C e a pressão é pB = 1,5 atm. Nessas condições, o volume VB, em litros, deve ser:
3. (UNIP – SP) Uma dada massa de um gás perfeito está a uma temperatura de 300K, ocupando um volume V e exercendo uma pressão p. Se o gás for aquecido e passar a ocupar um volume 2V e exercer uma pressão 1,5p, sua nova temperatura será:

Outros materiais