Buscar

2 Constituído por um conjunto de ações e serviços de saúde

Prévia do material em texto

Constituído por um conjunto de ações e serviços de saúde, prestados por órgãos onde abrange as três esferas do governo, o SUS, tem como objetivos a identificação e a divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde; que envolvam universalmente toda a população de forma igualitária, ampliando assim a cobertura á Atenção Primária à Saúde (APS), por meio da Estratégia Saúde da Família (ESF).
Entretanto, a atenção odontológica no serviço público brasileiro há anos caracterizou-se por prestar assistência a grupos populacionais restritos, como os escolares, por meio de programas voltados para as doenças cárie e periodontal, este modelo biomédico fez com que o Brasil saísse do grupo de média para baixa prevalência de cáries.
A trajetória brasileira de reorientação do modelo de atenção à saúde bucal na APS é marcada cronologicamente por quatro momentos, com potencial de impulsionar mudanças no trabalho: primeira Conferência Nacional de Saúde Bucal (CNSB) em 1986, seguida da criação da Política Nacional de Saúde Bucal em 1989, a e da segunda CNSB em 1993;9 2º inserção dos profissionais de odontologia à ESF em 2000,17 enfrentando a restrição histórica de atuação junto ao grupo materno-infantil, e do estabelecimento de incentivo financeiro federal; criação das novas diretrizes curriculares nacionais dos cursos de graduação da área da saúde; e aprovação das normas e diretrizes de inclusão das equipes de saúde bucal na ESF em 2001; lançamento do Programa Brasil Sorridente em 2004 e da terceira CNSB, que contribuiu para a produção democrática e progressista sobre a temática; responsabilidades e atribuições comuns e específicas dos profissionais de saúde bucal inseridas na Política Nacional de Atenção Básica em 2006 e reiteradas em 2011. A trajetória recente na atenção à saúde bucal sinaliza um novo modelo em construção no País. Alterações foram provocadas no trabalho das equipes de saúde bucal na APS nesse período, de forma a cumprir com os objetivos de reorientação do modelo de atenção. As iniciativas de reorganização do acesso a saúde bucal ocorrem por meio de gerenciamentos de acolhimento, o ato de acolher as necessidades da saúde bucal está centrado em promover acesso ao atendimento odontológico.
A centralidade no acolhimento da demanda de quem procura por atendimento odontológico e a insuficiência de ESB para atender a demanda geram sobrecarga de trabalho. Diretrizes e leis do SUS também direcionam o contidiano de trabalho na saúde bucal, a ESB apresenta todas as dificuldades em articular nós processos de trabalho inovações de acolhimento e acesso das necessidades de saúde bucal, visando assim uma estratégia de expansão e qualificação da atenção básica favorecendo uma reorientação ou seja uma educação permanente.

Continue navegando