Buscar

BCC740 Inteligencia Artficial - Questionario

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

BCC740 – IA em Controle e Automação 
Prof. Álvaro Guarda
Mariana de Souza Sanchez
LISTA DE EXERCÍCIOS (Primeira Prova)
Introdução
Escreva algumas linhas, baseado no que foi visto em aula, sobre as fronteiras (limites) da IA (expectativas erradas, sensacionalismo, inteligência racional x emocional, etc.).
	O avanço da ciência em certas áreas provoca reações que tem origem no medo de uma inversão da "ordem natural das coisas". Com a inteligência artificial, se por um lado algumas pessoas tinham expectativas benéficas muito elevadas, outras não acreditavam que fosse possível criar máquinas com inteligência e mesmo que se fosse possível isso seria algo extremamente negativo.
	Entre as várias máquinas criadas pela capacidade imaginativa do homem, inspirada em ficções, a que mais se destaca, desafiando a inteligência humana, é a possibilidade de criar máquinas inteligentes; robôs, capazes de tomar decisões e executar as mais diversas tarefas.
    Apesar de não haver uma definição aceita de forma unânime sobre o que é inteligência, aceita-se que o ser humano possui um tipo de inteligência característica que se traduz pela capacidade de compreender e transformar o mundo à sua volta.
       A IA busca entender a mente humana e imitar seu comportamento e fornece métodos e técnicas para o desenvolvimento de programas que simulam nas máquinas comportamentos inteligentes, isto é tornam os computadores capazes de pensar e tomar decisões. Por isso, as técnicas de IA necessitam de uma grande quantidade de conhecimentos e de mecanismos de manipulação de símbolos. Esses conhecimentos devem ter a possibilidade de representação, modificação e ampliação.
    Existem diversas técnicas de representação dos conhecimentos (fatos). A IA tem procurado encontrar formas de otimizá-las. O objetivo da IA é o estudo e modelagem da inteligência tratada como um fenômeno. A inteligência é algo extremamente complexo, resultado de milhões de anos de evolução, entendê-la não é tarefa fácil, embora  existam muitas conclusões relevantes, ainda há muito a ser desvendado, uma vez que não existe uma teoria completa sobre a mente humana e os processos de raciocínio.
    A expressão comportamentos inteligentes trás à mente a idéia de máquinas capazes de pensar do mesmo modo que o ser humano, no entanto, para criar uma máquina inteligente não é necessário que ela tenha o mesmo nível de inteligência do homem.
    Atualmente já existem máquinas que utilizam aspectos da inteligência humana para realizar  tarefas e, no entanto, estão longe de serem comparadas com o nível de inteligência do homem. 
    O importante é o aspecto funcional ou prático da simulação da inteligência, por exemplo, um avião voa de maneira similar ao pássaro e não de forma igual, no entanto, isto não invalida ou diminui sua aplicabilidade e a contribuição que o mesmo tem dado para o desenvolvimento da humanidade.
    A inteligência do homem está aliada à sua capacidade de interagir com o meio, através de habilidades cognitivas (sentidos) e conativas (ação), ou seja, se movimentar, reconhecer sons (fala) e imagens, se expressar, etc. Existe um esforço, principalmente no campo da robótica, no sentido de implementar essas habilidades nas máquinas inteligentes, de modo a propiciar uma maior interação com o meio e desenvolver padrões de inteligência envolvidos na aquisição do conhecimento, reconhecimento, aprendizado, etc.
    A IA se desenvolveu em um estágio inicial da investigação sobre a inteligência. Na realidade qualquer especulação contra ou favor da possibilidade ou não de criarmos  máquinas com uma inteligência igual a do homem deve levar em consideração que a mesma é uma ciência que ainda está em fase de estruturação e que a cada ano surgem novos campos de pesquisa.
    Não é possível se afirmar até onde a IA poderá alcançar no propósito de criar máquinas capazes de pensar. Serão ainda muitos anos de estudo para que se compreenda todos os fatores (conscientes, inconscientes, cognitivos, instintivos, etc.) envolvidos no processo do pensar. No entanto, alguns aspectos da inteligência já podem ser implementados e utilizados para auxiliar ou substituir o homem na realização de tarefas.
    E mesmo quando chegarmos a compreensão dos fatores envolvidos nesse processo ainda haverá o desafio de encontrar formas de implementá-los no computador e desenvolver equipamentos adequados para otimizar essa implementação.
Discuta a afirmativa “Um sistema computacional inteligente é diferente de um ser humano inteligente.”
	Pode-se resumir o argumento central no fato de que a própria concepção de inteligência é humana e, nesse sentido, animal e biológica. A possibilidade de transportá-la para uma base plástica, artificial, encontra um limite claro e preciso: se uma inteligência puder ser gerada a partir destes elementos, deverá ser necessariamente diferente da humana, na medida em que o seu resultado provém da emergência de elementos totalmente diferentes dos encontrados nos humanos. A inteligência, tal como a entendemos, é essencialmente o fruto do cruzamento da uma base biológica com um complexo simbólico e cultural, impossível de ser reproduzido artificialmente.
Defina Inteligência Artificial e discuta os problemas desta definição.
	O termo “Artificial Intelligence” (A.I. – I.A. em português) foi usado pela primeira vez em 1956 por McCarthy (e desenvolvido por grande pesquisadores como Marvin Minky e Herbert Simon), e nada mais é do que uma tentativa de formalizar o eterno sonho da criação de um “cérebro eletrônico” (termo muito usado na ficção científica e mesmo na época inicial do desenvolvimento dos computadores).
- As definições são usualmente recursivas, ou seja, um ser inteligente é aquele que possui inteligência, e a inteligência é a característica dos seres inteligentes;4
- As definições possuem contradições, onde aparece que a inteligência distingue o homem do
animal, pois só o homem é capaz de aprender, conhecer, compreender. Isto não é muito preciso/correto, pois os animais também podem aprender (a reconhecer o dono), conhecer (o
caminho de volta para casa) e compreender (um comando de seu mestre). 
- Uma pessoa com limitações (analfabeta, deficiente mental e/ou físico, com QI reduzido) poderá ser qualificada, pelos critérios acima, como inteligente? E no entanto ela é um ser inteligente com capacidades superiores as de um computador, ou você acha que, por exemplo, um computador conseguiria ir até uma farmácia comprar um remédio? (isto inclui tarefas de: planificação de trajetória, reconhecimento do caminho, tratamento de imprevistos, etc).
Quais são as principais diferenças entre IA e computação convencional? Explique cada uma delas.
	Enquanto os sistemas convencionais são baseados em algorítimos (soluções lógicas, aplicadas por fatos, verdades matematicamente provadas), os sistemas de inteligencia artificial são baseados em heurísticas (soluções dedutivas, aplicadas por verdades circunstanciais).
Apresente os diversos períodos da evolução da IA discutindo brevemente cada um deles.
	Nos anos 60, a Inteligência Artificial passou por várias fases: 1) tentativas de traduções com a máquina; 2) programas heurísticos (Slagle - 1961); 3) compreensão de linguagem natural que simulava uma psicoterapia não diretiva (Weizebaum - 1966); 4) resolução de quebras-cabeça/reconhecimento de padrões; 5) lógica computacional (Green 1966); 6) resolvedor de problemas genéricos - General Problem Solving - GPS (Newell - 1960).
Em que tipo de problemas é necessário utilizar técnicas de Inteligência Artificial? Explique.
	O principal objetivo dos sistemas de IA (Inteligência Artificial), é executar funções que, caso um ser humano fosse executar, seriam consideradas inteligentes. É um conceito amplo, e que recebe tantas definições quanto damos significados diferentes à palavra Inteligência.

Outros materiais