Buscar

TrabalhoAvaliativoIIIB2 1000

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prof. Esp. Marcelo Michel Portella
FACULDADE DE DIREITO
DIREITO CIVIL - SUCESSÕES
 Nome: _________________________________________________ RA: ______________________________
Orientações Gerais: Questões a serem resolvidas individualmente, para compreensão e debate quanto a aplicabilidade dos conceitos e institutos de Direito Civil –Sucessões, ministrados em sala de aula. Propiciar o debate em relação e aplicação prática do conhecimento, conforme conteúdo programático. Atividade avaliativa complementar a compor a nota da avaliação parcial 2, elaborada pelo professor na disciplina. Respondam de forma justificada. Enviar para o professor no e-mail: prof.marcelo.portella@gmail.com até 30 de outubro de 2020 . Peso 1000 pontos. Atenção: Para fins de avaliação identificar o assunto do e-mail como Direito Civil – Sucessões - Trabalho Avaliativo III. 
1) Godofredo era um homem solteiro, muito tranquilo e reservado, que morava há muitos anos sozinho em uma bela casa na cidade de Bonito/ MS. A vizinhança pouco sabia a seu respeito e nunca o viu na companhia de nenhum parente. Certo dia, Godofredo veio a óbito e, inicialmente, os vizinhos ficaram sem saber o que fazer, pois não conheciam ninguém da família para se apossar dos bens deixados por ele. Durante algum tempo, especulou-se não haver ninguém para receber essa herança. Em um segundo momento, foi constatada a inexistência de herdeiros. A) Como podemos chamar essa herança? B) A quem ela seria destinada? C) A transmissão ocorreria automaticamente?
2) Ariete foi vítima de uma grande tragédia. Há alguns meses, eia viajou com a família para esquiar no Japão, e praticamente todos faleceram por conta de uma avalanche no local. Ariete se feriu gravemente, mas sobreviveu. Além dela, somente o irmão de sua mãe e o filho de sua irmã permaneceram vivos. Hoje, Ariete, acometida por uma grave doença, procurou você para que, na qualidade de advogado, possa esclarecer algumas dúvidas acerca dos seus herdeiros. Ela dispõe de alguns bens e gostaria de deixar uma parte ao seu sobrinho e outra parte para o tio, ainda vivo.
Ariete informa que conversou com um amigo que cursou Direito, mas não atua na área, e ele lhe disse que, como eia não tem descendentes, ascendentes, cônjuge ou companheiro, na ausência de testamento, necessariamente seus bens serão destinados aos seus herdeiros colaterais, e por isso ela não precisaria elaborar testamento, já que seu tio e sobrinho são seus herdeiros colaterais. Diante desse cenário, esclareça as seguintes questões a Ariete: A) qual a classificação de parentesco do tio e do sobrinho deia no que se refere à ciasse e ao grau?; B) Ariete pode destinar uma porção do patrimônio a seu tio diferente da que deixará a seu sobrinho?; e C) qual classe de herdeiros seria contemplada com a herança e como ficaria em percentual a divisão da herança?
3) Juvêncio era dono de um patrimônio compreendido por um apartamento na cidade de Rondinha/RS, uma casa em Marau/RS, um lote urbano vago situado na cidade de Passo Fundo/RS e uma quantia de R$ 1.000.000,00, depositada em conta bancária, além de dois veículos. Ocorre que, em 20 de novembro de 2019, Juvêncio veio a óbito, deixando sua esposa, Manuela, e dois filhos, Francisco e Maria. No dia do seu falecimento, durante o velório, Maria se sentiu mal, sendo socorrida por seu marido que a levou para o pronto-socorro mais próximo. Ao ser atendida, imaginando que o mal-estar era exclusivamente em decorrência da grande perda do pai tão querido, ela foi surpreendida com a notícia de que estava grávida havia dois meses. Em uma mistura de sentimentos conflitantes, Maria ficou ainda mais entristecida, pois ela sabia o quanto seu pai desejava ter um neto. Francisco, por sua vez, era um jovem garoto com um tino comercial bastante aguçado. E, apesar de muito sentido com a perda do pai, no dia seguinte ao velório, ele quis tomar conhecimento da situação dos bens deixados. A viúva e a filha, Maria, deram carta branca para Francisco, porém, ele estava completamente perdido, sem saber o que poderia ou não fazer. Diante dessa situação, você foi procurado pela família para atuar como advogado, no intuito de resolver as questões legais envolvendo o patrimônio deixado por Juvêncio. A) Como acontecerá essa sucessão? B) Todo o acervo deixado por Juvêncio será destinado a seus filhos? C) O testamento pode destinar um bem específico para o neto ainda não concebido? D) Se o testamento não define o destino de todos os bens, quem o definirá? E) Quais princípios norteiam a transmissão de bens em decorrência da morte? F) Os herdeiros podem transmitir ou abrir mão dos seus direitos advindos da morte de alguém, de que forma?

Continue navegando