Buscar

Prerrogativas do Advogado

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA – UNIMEP/LINS
BACHARELADO EM DIREITO
EMERSON INÁCIO DA SILVA
RA : 156560-5
Prerrogativas de um advogado - Código de Ética
LINS
2019
Introdução
	Para que o advogado exerça sua profissão, que também tem cunho social, necessita de proteções especiais. Estas proteções não foram criadas com o intuito de dar vantagens para o profissional da advocacia e sim equalizar e dar mais segurança jurídica aos julgamentos.
	Muito destas prerrogativas estão dispostas no Estatuto dos Advogados do Brasil.
O que significa prerrogativa?
	De acordo com o site significados.com.br, prerrogativa define-se :
(...)A palavra prerrogativa vem do latim praerogativus, que significa aquele que era escolhido para votar antes. Historicamente, tratava-se do costume de sortear-se um grupo de pessoas entre os Romanos para que votassem antes dos demais, e assim livrariam-se da fila, o que faz disto um privilégio como temos na noção moderna da palavra. Vem de praerogare, que é formado pelos termos prae, que sigifica antes, e rogare, que é manifestar-se(...)[footnoteRef:1] [1: SIGNIFICADOS. PRERROGATIVA – Disponível em <https://www.significados.com.br/prerrogativa/> Acesso em 28/12/2019] 
	Porém, o termo voltado ao jurídico definiu-se: 
			 (...)De acordo com a Ordem dos Advogados do Brasil, OAB, 					as prerrogativas do advogado existem não como privilégios para a 				classe, mas para garantir o exercício da função com independência e 				inviolabilidade, a serviço dos cidadãos. Algumas das prerrogativas 				constam no Estatudo do Advogado, como a ausência de hierarquia e 				subordinação entre advogados, magistrados e membros do Ministério 				Públicos, onde todos devem tratar-se com igual respeito.(...)[footnoteRef:2] [2: SIGNIFICADOS. PRERROGATIVA JURIDICA – Disponível em <https://www.significados.com.br/prerrogativa/> Acesso em 28/12/2019
] 
	Sintetizando, são as garantias de que o profissional do direito exercerá sua função sem ser constrangido, ou muito menos seu trabalho diminuído em detrimento a proteção de seu cliente.
Apresentando as prerrogativas
	Baseado na Constituição Federal, citando o art. 133, temos a seguinte redação: “o advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei“.
	Sendo assim temos dispostas as seguintes prerrogativas:
a. Ausência de hierarquia
	De acordo com o art. 6º da Lei 8.906/94 há paridade entre os membros que atuam no momento de se fazer justiça. Advogados, promotores e juízes não tem hierarquia, sendo que naquele momento todos tem o mesmo poder.
b. Inviolabilidade de documentos e arquivos
	O artigo 7º, inciso II da lei Lei 8.906/94 assegura ao advogado a inviolabilidade de sua comunicação e de seus documentos.  
	Logo, nenhum e-mail, correspondência, arquivo ou ligação telefônica pode ser violada por terceiros.
	Essa prerrogativa do advogado visa a proteger sua liberdade de atuação. 
c. Comunicação com o cliente 
	
	O advogado tem o direito garantido de comunicação com seu cliente e, além disto, pode entrar em contato através de telefones, email ou qualquer outra forme, mesmo que o mesmo esteja preso.
	É importante destacar que toda troca de informação é protegida pelo sigilo profissional. A base jurídica se encontra no inciso III do art. 7º, Lei 8.906/94:
d. Livre acesso a espaços
	O inciso VI do art. 7º da Lei 8.906/94 da o direito de todo advogado ter livre acesso a cartórios, salas e espaços reservados a autoridades judiciais mesmo fora dos horários de expediente. Na prática, isso significa que nenhum profissional deve ser impedido de acessar secretarias, prisões, delegacias, cartórios e outros espaços.
e. Prisão em flagrante
	Em caso de prisão decretada em flagrante, ao Advogado é garantido a presença de um membro da OAB, de acordo com o inciso IV do artigo 7º da Lei 8.906/94
f. Exercício amplo da defesa
	Em juízo, o advogado tem a prerrogativa de esclarecer quaisquer dúvidas ou replicar acusações fazendo o uso da palavra. Da mesma maneira, o advogado pode reclamar contra o desacato à lei, regulamento ou regimento, tanto de forma escrita quanto verbalmente.
	De acordo com os incisos X e XI do artigo 7º da Lei n.º 8.906/94, contam como prerrogativas do advogado:
g. Acessibilidade aos processos
	Todo advogado tem o direito de consultar quaisquer processos judiciais ou administrativos em cartórios ou repartições. Também é possível solicitar a vista dos autos sempre que esteja dentro do prazo legal. Inclui-se pedido de desarquivamento de processos já arquivados. Este direito este elencado no inciso XV do art. 7º do Estatuto da Advocacia:
	A Súmula vinculante 14 do STF também prevê a prerrogativa do advogado de ter acesso aos elementos de prova para a construção da defesa. Diz o texto:
			(...)É direito do defensor, no interesse do representado, ter acesso 				amplo aos elementos de prova que, já documentados em procedimento 			investigatório realizado por órgão com competência de polícia 					judiciária, digam respeito ao exercício do direito de defesa.(...)
Conclusão
	As prerrogativas de um advogado são essenciais para boa condução de seus trabalhos jurídicos. É através deles que de tem uma justiça de igualdade.
	Elas estão descritos no Estatuto do Advogado, e tem como sua força motriz a OAB.
	É necessário que o profissional do Direito saiba muito bem seus direitos, tendo como pena, sacrificar direitos dos seus clientes, que seriam em tese, a parte mais fraca desta conexão.
	Qualquer distorção do mesmo apresenta retrocesso, descumprimento de diretrizes e deve ser informado a OAB mais próxima.
BIBLIOGRAFIA
SAJADV. Prerrogativas do advogado – Disponível em <https://blog.sajadv.com.br/prerrogativas-do-advogado/>Acesso em 28/12/2019
SIGNIFICADOS. PRERROGATIVA – Disponível em <https://www.significados.com.br/prerrogativa/> Acesso em 28/12/2019
SIGNIFICADOS. PRERROGATIVA JURIDICA – Disponível em <https://www.significados.com.br/prerrogativa/> Acesso em 28/12/2019

Continue navegando