Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA - GESTÃO DE RISCO



Continue navegando


Prévia do material em texto

MULTIPLOS INVESTIMENTOS RESULTADOS CONSISTENTES
Aluna: Francimary Coimbra da Silva
Superior em Gestão Financeira
Na teoria de Markowitz baseia-se a relação entre risco e retorno e correlação de ativos. O economista avaliou que todo investimento tem seu risco e consequentemente o seu retorno, assim, o importante é não centrar as ações em riscos individuais, mas analisá-las em coletivo. 
A ideia principal parte da análise de riscos, teoria que continua sendo a principal base na formação de carteiras de investimentos nas instituições financeiras. Os conceitos básicos da teoria do portfólio são o retorno esperado, o risco, a diversificação, a fronteira eficiente, os coeficientes alfa e beta, a linha de mercado de capitais, a linha de mercado de títulos e o modelo de precificação de ativos financeiros. 
No mercado financeiro, a teoria moderna do portfólio possibilita que o investidor ingresse sem amadorismo, pois investir de forma inteligente é garantir que você terá bons lucros.
O risco poderá ser maior ou menor, e resultar em ganho ou perda, a teoria do portfólio estabelece que decisões relacionadas à seleção de investimentos devam ser tomadas com base na relação risco-retorno conforme os conceitos citados. Os investidores só assumem um risco alto se a perspectiva de retorno compensar o risco assumido. Nesse ponto a teoria considera a rentabilidade do ativo como uma variável aleatória que tem um valor esperado e uma variância. 
Referências:
https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/26710/pdf/11?code=Pu6J7smGfgJqt1hOBi+Y0YG4OtDXuSIjAdCU8NwodBkAuuPH2/BFRaKSBAAbS4wd3uOTJoGtPxQrCA2UO5jA9A==
https://www.onze.com.br/blog/teoria-moderna-de-portfolio/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_moderna_do_portf%C3%B3lio