Buscar

Agente Comunitário de Saúde

Prévia do material em texto

Agente Comunitário de Saúde
O grande elo da comunidade com os profissionais de saúde
Introdução: No fim da década de 1980 teve inicio o programa de agente comunitário de saúde, inicio-se no nordeste, somente foi oficialmente implementado pelo Ministério da Saúde em 1991.Hoje, a profissão de Agente Comunitário de Saúde (ACS) é uma das mais estudadas pelas universidades de todo o País. Isso pelo fato de os ACS transitarem por ambos os espaços – governo e comunidade – e intermediarem essa interlocução. O que não é tarefa fácil.O agente comunitário de saúde tem um papel muito importante no acolhimento, pois é membro da equipe que faz parte da comunidade, o que permite a criação de vínculos mais facilmente, propiciando o contato direto com a equipe.
Agente Comunitário de Saúde
Cada equipe da estratégia da saúde da família é composta por um médico, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem ou técnico de enfermagem e ACS,cujo total não deve ultrapassar a 12. Essa equipe pode ser ampliada com a incorporação de profissionais de Odontologia: cirurgião-dentista, auxiliar de saúde bucal e/ou técnico em saúde bucal. Cabe ao gestor municipal a decisão de incluir ou não outros profissionais às equipes.
O agente comunitário de saúde (ACS) exerce o papel de “elo” entre a equipe e a comunidade, devendo residir na área de atuação da equipe, vivenciando o cotidiano das famílias/indivíduo/comunidade com mais intensidade em relação aos outros profissionais. É capacitado para reunir informações de saúde sobre a comunidade e deve ter condição de dedicar oito horas por dia ao seu trabalho. Estudos identificam que o ACS, no seu dia a dia, apresenta dificuldade de lidar com o tempo, o excesso de trabalho, a preservação do espaço familiar, o tempo de descanso, a desqualificação do seu trabalho e o cansaço físico . A esses profissionais cabe cadastrar todas as pessoas do território, mantendo esses cadastros sempre atualizados, orientando as famílias quanto à utilização dos serviços de saúde disponíveis. Devem acompanhá-las, por meio de visitas domiciliarias e ações educativas individuais e coletivas, buscando sempre a integração entre a equipe de saúde e a população adscrita à UBS.
 Funções Realizadas pelo ACS:
· Realiza visitas domiciliares na área adscrita, produzindo dados capazes de dimensionar os principais problemas de saúde de sua comunidade.
· Devem desenvolver atividades de promoção da saúde, de prevenção das doenças e agravos e de vigilância à saúde, mantendo como referência a média de uma visita/família/mês ou, considerando os critérios de risco e vulnerabilidade, em número maior. 
· A eles cabe “o acompanhamento das condicionalidades do Programa Bolsa Família ou de qualquer outro programa similar de transferência de renda e enfrentamento de vulnerabilidades implantado pelo Governo Federal, estadual e municipal de acordo com o planejamento da equipe”. 
· O ACS também é responsável por cobrir toda a população cadastrada, com um máximo de 750 pessoas por ACS e de 12 ACS por equipe de Saúde da Família .
· cadastrar as pessoas do território para manter um acompanhamento de saúde e mantê-los nos programas sociais que exigem controle de saúde da população beneficiada.
· monitorar situações de risco como:Bebês que nascem com menos de dois quilos e meio; Crianças que estão desnutridas; Filhos de mães que fumam, bebem bebidas alcoólicas e usam drogas na gravidez; Gestantes que não fazem o pré-natal; Gestantes que fumam; Gestantes com diabetes e/ou pressão alta; Acamados; Pessoas que precisam de cuidadores, mas não possuem alguém que exerça essa função; Pessoas com deficiência que não têm acesso às ações e serviços de saúde, sejam estes de promoção, proteção, diagnóstico, tratamento ou reabilitação; Pessoas em situação de violência; Pessoas que estão com peso acima da média e vida sedentária com ou sem uso do tabaco ou do álcool.
“Ser ACS é, antes de tudo, ser alguém que se identifica em todos os sentidos com a sua própria comunidade, principalmente na cultura, linguagem e costumes.Precisa gostar do trabalho. Gostar principalmente de aprender e repassar as informações, entender que ninguém nasce com o destino de morrer ainda criança...” Teresa Ramos – ACS, Recife.
Conclusão: Durante a minha experiências nas visitas técinicas ao posto de saúde que fui designada, pode perceber quão grande é a importância do agente comunitário de saúde para o bem-estar da população. Em meio as minhas visitas pude notar que o agente comunitário é mais que um funcionário público e sim um amigo da população que leva aos funcionários competentes o que as pessoas estão necessitando em questão de saúde e de questões humanitárias. Portanto, com base nessa temática tão discutida em meio aos estudantes universitáros, conclui-se que o profissional ACS é indispensável na saúde da população brasileira é um grande elo em meios problemas de saúde que o Brasil enfrenta nos ultimos tempos, ELO esse em que a população pode confiar é uma mão amiga para os carentes necessitados, enfim uma função indis pensável.

Continue navegando

Outros materiais