Buscar

QUESTIONÁRIO 08

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTIONÁRIO – SERVIÇO DE REFERÊNCIA E FONTES DE INFORMAÇÃO – AULA 08 – BIBLIOTECONOMIA
1
Nem toda coleção de livros é uma biblioteca, do mesmo modo que nem toda biblioteca é apenas uma coleção de livros. Para haver uma biblioteca, no sentido de instituição social, é preciso que haja três pré-requisitos:
· a intencionalidade política e social, o acervo e os meios para sua permanente renovação, o imperativo de organização e sistematização; uma comunidade de usuários, efetivos ou potenciais, com necessidades de informação conhecidas ou pressupostas, e, por último, mas não menos importante, o local, o espaço fictício onde se dará o encontro entre os usuários e os serviços da biblioteca.
· a intencionalidade política e social, o acervo e os meios para sua permanente renovação, o imperativo de organização e sistematização; uma comunidade de usuários, efetivos ou potenciais, com necessidades de informação conhecidas ou pressupostas, e, por último, mas não menos importante, o local, o espaço físico onde se dará o encontro entre os usuários e os serviços da biblioteca.
· a intencionalidade política e social, o acervo e os meios para sua permanente remoção, o imperativo de organização e sistematização; uma comunidade de usuários, efetivos ou potenciais, com necessidades de informação desconhecidas, e, por último, menos importante, o local, o espaço físico onde se dará o encontro entre os usuários e os serviços da biblioteca.
· a intencionalidade política e social, o acervo e os meios para sua permanente remoção, o imperativo de organização e sistematização; uma comunidade de usuários, efetivos ou potenciais, com necessidades de informação desconhecidas, e, por último, mas não menos importante, o local, o espaço físico onde se dará o encontro entre os usuários e os serviços da biblioteca.
· a intencionalidade política e social, o acervo e os meios para sua permanente remoção, o imperativo de organização e sistematização; uma comunidade de usuários, efetivos ou potenciais, com necessidades de informação conhecidas ou pressupostas, e, por último, mas não menos importante, o local, o espaço físico onde se dará o encontro entre os usuários e os serviços da biblioteca.
1
Da mais antiga coleção de tábulas de argila dos assírios e babilônios até as mais avançadas concepções de bibliotecas virtuais, eletrônicas ou digitais, todas giram em torno da mesma ideia de memória.
· o local onde se reúnem dados, informações, conhecimentos, em síntese, mente factos (obras que são produto da criação intelectual), de modo desorganizado e dinâmico, tendo em vista sua eventual recuperação e utilização.
· o local onde se reúnem dados, informações, conhecimentos, em síntese, mente factos (obras que são produto da criação intelectual), de modo desorganizado e apático, tendo em vista sua eventual recuperação e utilização.
· o local onde se reúnem dados, informações, conhecimentos, em síntese, mente factos (obras que são produto da criação intelectual), de modo organizado e dinâmico, tendo em vista sua eventual recuperação e utilização.
· o local onde se reúnem dados, informações, conhecimentos, em síntese, mente factos (obras que são produto da criação intelectual), de modo desorganizado e apático, tendo em vista sua eventual repercussão e utilização.
· o local onde se reúnem dados, informações, conhecimentos, em síntese, mente factos (obras que são produto da criação intelectual), de modo organizado e dinâmico, tendo em vista sua eventual repercussão e utilização.
1
No Brasil, tudo indica que o primeiro grande mecenas em matéria de biblioteca foi Pedro Gomes Ferrão de Castelo Branco (-1814). Homem rico, um dos grandes senhores de engenho de seu tempo (sua ampla residência ainda existe, no centro histórico de Salvador, onde funciona a sede do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia; é o solar Ferrão). Em seu plano de criação de uma biblioteca pública em Salvador, em 1811, deixou para essa instituição todos os seus livros, e 50 mil-réis. Modernamente, pode-se citar, como exemplo de mecenato, a Biblioteca José Mindlin – Centro Internacional de Estudos Bibliográficos e Luso-Brasileiros, em São Paulo, que reúne as bibliotecas de dois grandes bibliófilos:
· José Mindlin e Bárbara Gordon
· Daniel J. Boorstin e Rubens Borba de Moraes
· Bernardo de Serpa Pimentel e José Mindlin
· Artur de Sales e Bárbara Gordon
· José Mindlin e Rubens Borba de Moraes
1
São pouquíssimas de fato as bibliotecas que possuem acervos dinâmicos e prestam serviços compatíveis com o grau de desenvolvimento de seus respectivos municípios e com as necessidades das populações locais. Isso não quer dizer que, na busca de informações, o usuário as despreze de imediato. Às vezes, podem ser encontradas agradáveis surpresas. Existe uma espécie de perfil-padrão na maioria das bibliotecas públicas brasileiras, cujos acervos caracterizam-se por possuir os seguintes tipos de materiais:
· publicações feitas por órgãos de governo, municipais, estaduais ou federais; livros didáticos, quase sempre imprestáveis; romances que foram best-sellers em diferentes épocas; uma variedade desconexa e obsoleta de textos de nível universitário, principalmente de ciências humanas e sociais, muitas vezes doados, com pompa e cerimônia, por figuras gradas da sociedade local.
· publicações feitas por órgãos de governo, municipais, estaduais ou federais; livros didáticos, quase sempre imprestáveis; romances que foram best-sellers em diferentes épocas; uma variedade desconexa e obsoleta de textos de nível universitário, principalmente de ciências humanas e sociais, muitas vezes doados, com pompa e cerimônia, por figuras gradas da sociedade em geral
· publicações feitas por órgãos de governo, municipais, estaduais ou federais; livros didáticos, em ótimo estado; romances que foram best-sellers em diferentes épocas; uma variedade conexa e obsoleta de textos de nível baixo, principalmente de ciências sociais, muitas vezes doados, com pompa e cerimônia, por figuras gradas da sociedade em geral.
· publicações feitas por órgãos de governo, municipais, estaduais ou federais; livros didáticos, em ótimo estado; romances que foram best-sellers em diferentes épocas; uma variedade conexa e obsoleta de textos de nível baixo, principalmente de ciências humanas e sociais, muitas vezes doados, com pompa e cerimônia, por figuras gradas da sociedade local.
· publicações feitas por órgãos de governo, municipais, estaduais ou federais; livros didáticos, em ótimo estado; romances que foram best-sellers em diferentes épocas; uma variedade desconexa e obsoleta de textos de nível universitário, principalmente de ciências humanas e sociais, muitas vezes doados, com pompa e cerimônia, por figuras gradas da sociedade local.
1
Uma biblioteca-padrão oferece os seguintes serviços aos usuários:
· sem consulta aos materiais no próprio recinto; empréstimo domiciliar; empréstimo entre bibliotecas; realização de buscas bibliográficas a pedido; respostas a consultas recebidas no serviço de referência; orientação dos usuários quanto ao uso da biblioteca e seus serviços; acesso a bases de dados disponíveis na própria biblioteca; acesso a bases de dados disponíveis na internet; acesso aos serviços disponíveis na internet, inclusive correio eletrônico.
· sem consulta aos materiais no próprio recinto; empréstimo domiciliar; empréstimo entre bibliotecas; realização de buscas bibliográficas a pedido; respostas a consultas enviadas ao serviço de referência; orientação dos usuários quanto ao uso da biblioteca e seus serviços; acesso a bases de dados disponíveis na própria biblioteca; acesso a bases de dados disponíveis na internet; acesso aos serviços disponíveis na internet, inclusive correio eletrônico.
· sem consulta aos materiais no próprio recinto; empréstimo domiciliar; empréstimo entre bibliotecas; realização de buscas bibliográficas a pedido; respostas a consultas enviadas ao serviço de referência; orientação dos usuários quanto ao uso da biblioteca e seus serviços; acesso a bases de dados disponíveis na própria biblioteca;tentativa de acesso a bases de dados ainda indisponíveis na internet; acesso aos serviços disponíveis na internet, inclusive correio eletrônico.
· consulta aos materiais no próprio recinto; empréstimo domiciliar; empréstimo entre bibliotecas; realização de buscas bibliográficas a pedido; respostas a consultas recebidas no serviço de referência; orientação dos usuários quanto ao uso da biblioteca e seus serviços; acesso a bases de dados disponíveis na própria biblioteca; tentativa de acesso a bases de dados ainda indisponíveis na internet; acesso aos serviços disponíveis na internet, inclusive correio eletrônico.
· consulta aos materiais no próprio recinto; empréstimo domiciliar; empréstimo entre bibliotecas; realização de buscas bibliográficas a pedido; respostas a consultas recebidas no serviço de referência; orientação dos usuários quanto ao uso da biblioteca e seus serviços; acesso a bases de dados disponíveis na própria biblioteca; acesso a bases de dados disponíveis na internet; acesso aos serviços disponíveis na internet, inclusive correio eletrônico.
AULA ANTERIOR
ENVIAR TESTESALVAR PROGRESSO NO QUESTIONÁRIO

Outros materiais