Buscar

IOF: Operações de crédito, câmbio, seguros e investimentos

Prévia do material em texto

1 - Identifique (de forma geral) sobre quais operações incidem o IOF, conforme disposto no art. 2º do Regulamento do IOF (RIOF), observando o disposto no art. 3º, §3º. 
As operações que incidem IOF são:
- As operações de crédito* realizadas entre instituições financeiras bancárias e não bancárias; além de operações entre pessoas jurídicas e de pessoas jurídicas para pessoas físicas;
- Operações de câmbio, seguros, títulos e valores mobiliários, ouro, ativos financeiros e instrumentos cambiais;
* As operações de crédito dizem respeito as operações como: empréstimos, abertura de crédito, desconto de títulos; alienação em atividades de vendas a prazo sobre direitos creditórios; empréstimo de recursos financeiros (mútuo) entre PJ’s e entre PJ para com PF.
2 - Os Artigos 4o e 5º indicam que são contribuintes e os responsáveis pelas cobranças e recolhimento do IOF nas operações de crédito. Descreva em termos gerais quem são os contribuintes e os responsáveis pela cobrança do IOF e pelo recolhimento do lOF nas operações de crédito.
Contribuintes e responsáveis: pessoas físicas ou jurídicas que são as tomadoras de crédito;
Recolhimento: instituições financeiras que realizem operações de crédito, empresas de factoring adquirentes de direitos creditórios e pessoas jurídica que concede crédito em contratos de mútuo.
3 - O artigo 6º do RIOF indica qual é a alíquota máxima cobrado por dia sobre o valor das operações de crédito e o Art. 7o   indica redução da alíquota. De um modo geral qual a alíquota prevista para a: 1) pessoa jurídica e 2) pessoa física.
Para pessoa física: 0,0082% ao dia;
Para pessoa jurídica: 0,0041% ao dia.
4 - O Art. 8o  indica mais de trinta operações em que a alíquota do IOF é reduzida a zero na operação de crédito. Indique qual a condição estabelecida para adiantamento: a) de salário; b) de resgate de apólice de seguro de vida e c) contrato de câmbio de exportação.
a) de salário: em situação de adiantamento concedido por PJ, para desconto em folha de pagamento;
b) de resgate de apólice de seguro de vida: em casos de adiantamento sobre o valor de resgate dessa apólice;
c) contrato de câmbio de exportação: quando feita em caráter de adiantamento.
5 - Os artigos 11 a 36 definem a tributação do IOF sobre: Operações de crédito (3º ao 10) Operações de câmbio (11 a 17); Seguro (18 a 24); Títulos/valores mobiliários (25 a 35); Ouro/ativo financeiro (art. 36 a 40) indicando quando ocorre o fato gerador, o contribuinte ou responsável, base de cálculo e alíquota, isenção e cobrança e recolhimento do imposto. Com base nisso responda:
1.1  Quem são os contribuintes e responsáveis nas operações de câmbio;
1.2  Qual a alíquota aplicável a operação de seguro obrigatório, vinculado a financiamento de imóvel habitacional (SFH);
1.3  Qual a base de cálculo do IOF nas operações com fundos de investimento e de clubes de investimento;
Quando será cobrado o IOF nas operações com ouro.
1.1 Os contribuintes do IOF em operações de câmbio são os compradores ou vendedores, o que inclui transações financeiras de pagamento e recebimento em moeda estrangeira;
Os responsáveis da cobrança do IOF são as instituições autorizadas a operar câmbio;
1.2 A alíquota seria de 25%, mas fica reduzida a zero nesse tipo de operação;
1.3 A base cálculo do IOF em fundos de invesimentos e de clubes de investimentos se baseiam no valor de aquisição ou resgate de cotas;
1.4 O IOF é cobrado na alíquota de 1% sobre o valor de aquisição;

Continue navegando