Buscar

COO - APS Novembro 2021

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Conceitos de Orientação a Objetos Prof. Alessandro Jatobá
2021 / 2
Atividade Prática Supervisionada
1) Clientes de um Banco podem fazer saques com cartão em caixas eletrônicos. Os saques são debitados da conta do cliente. Os saques só são permitidos quando há saldo, e o limite máximo para saques é de R$ 1.000,00. Desenhe um diagrama de classes para esse cenário.
2) A representação CORRETA de um relacionamento de realização na UML é: a)
b)
c)
d)
3) Observe os diagramas abaixo e as respectivas afirmações sobre seu conteúdo. Em seguida, assinale a alternativa que descreve as afirmações corretas.
I. A figura A ilustra um Diagrama de Classes no qual existe uma associação de dependência da classe Negócio pela combinação das classes Dono e Empregado.
II. A figura B ilustra um Diagrama de Classes representando o agrupamento de generalizações do conjunto gênero.
III. Na figura B, somente a classe Empregado herda Pessoa. As restantes herdam Gênero
a) Somente I
b) Somente II
c) Somente III
d) I e II
e) I, II e III
UniCarioca – Conceitos de Orientação a Objetos	Atividade Prática Supervisionada / Prof. A. Jatobá
4) Observe o diagrama de classes abaixo e assinale a opção correta:
a) O relacionamento entre as classes Projeto, Material e Alocação é do tipo ternário
b) O diagrama apresenta um erro de construção, pois a associação “possui” é uma relação todo-parte, e, por conta disso, não aceita conectividade muitos-para-muitos
c) A seta da associação entre Projeto e Piloto indica o sentido de navegação: os objetos criados da classe Piloto instanciam novos objetos da classe Projeto
d) O relacionamento todo-parte “integra” é uma composição, e a multiplicidade relativa à classe parte pode ser omitida, já que cada objeto da classe Componente só pode estar associado a exatamente um objeto da classe Material
5) Leia o minimundo abaixo e construa diagramas de classes (de projeto) que o represente; implemente o código correspondente ao modelo usando Java:
“Um clube de investimentos presta um conjunto de serviços ao seu sócios. A aplicação usada deve permitir consultar e gerir informação sobre os sócios e sobre os serviços pedidos executados. A informação relevante sobre os sócios consiste no número (de sócio), e no nome. O clube disponibiliza serviços de assistência à veículos ou de assistência à pessoas. Todos os serviços guardam o seu número de serviço (gerado automaticamente pela aplicação) e guardam também informação sobre dia e a hora para os quais estão marcados.
Cada um referencia igualmente o sócio que o solicitou. Para cada serviço de assistência à veículos pedido é necessário registrar a matrícula e uma descrição do serviço. Os serviços à pessoas podem ser consultas médicas ou renovação de documentos. Para ambos é necessário registrar o nome da pessoa assistida (que não é necessariamente o nome sócio). No caso dos serviços de renovação de documentos são guardados o tipo de documento que se pretende renovar e a sua data de validade.
Sobre as consultas registra-se a especialidade médica pretendida e que pode ser clínica geral, pediatria, ortopedia ou dentista. Não é possível alterar o dia e hora de marcação dos serviços de renovação de documentos. Quer no caso das consultas, quer no dos serviços de assistência à veículos, são respectivamente o posto médico e a oficina a definir se alteração é ou não possível ”
2 de 2

Outros materiais