Buscar

Tópicos Especiais em Lógica

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Tópicos Especiais em Lógica
Leia o fragmento do texto: 
“A ideia principal aqui é as limitações do raciocínio das máquinas como (aparentemente) ditadas pelos teoremas da incompletude de Kurt Gödel não se sustentam mais”.
Após esta avaliação caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em COSTA, Max.  Filosofia da Lógica. Curitiba, Intersaberes, 2020. p. 158.
Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base Filosofia da lógica sobre as aplicações da paraconsistência à epistemologia, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	Não há aplicações.
	
	B
	A epistemologia não é especulativa.
	
	C
	A aplicação é especulativa.
Você acertou!
Comentário: Esta é a resposta certa.  O que isso tem a ver com a cognição per se é assunto de um debate e, assim, a maioria das aplicações de paraconsistência à epistemologia ainda é bastante especulativa”. (Livro-Base, p. 158). Dimensão de Bloom: Lembrar (C); Receptividade (A).
	
	D
	A aplicação é empírica.
	
	E
	A aplicação é imediata e concreta.
 
Questão 2/10 - Tópicos Especiais em Lógica
Leia o fragmento de texto a seguir:
“O surgimento das lógicas não clássicas teve várias motivações diferentes. Na verdade, desde o desenvolvimento da lógica iniciado por Aristóteles, sempre houve aqueles que insistiram em sua modificação, ou substituição.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  COSTA, Max. Filosofia da Lógica. Curitiba: Intersaberes, 2020. (p. 100).
De acordo com o texto e com os demais conteúdos abordados no livro-base Filosofia da Lógica sobre a crítica realizada por Lukasiewicz direcionada a Aristóteles, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	Lukasiewicz acusa a prova de Aristóteles do princípio de não contradição de ser uma prova objetiva.
	
	B
	Lukasiewicz acusa a prova de Aristóteles do princípio de não contradição de ser uma prova psicológica, e não lógica.
Você acertou!
Comentário: “Lukasiewicz acusa a prova de Aristóteles do princípio de não contradição de não ser uma prova no sentido estrito, ou seja, ela é uma prova psicológica, e não lógica.” (livro-base, p. 102). Dimensão de Bloom: Lembrar (C); Receptividade (A).
 
	
	C
	Lukasiewicz acusa Aristóteles de não considerar o princípio da contradição em sua análise sobre a lógica.
	
	D
	Como para Aristóteles a contradição não existe, Lukasiewicz o critica por considerá-la lógica em sua análise.
	
	E
	Lukasiewicz adere completamente à compreensão contraditória desenvolvida por Aristóteles, por isso critica Hegel.
Questão 3/10 - Tópicos Especiais em Lógica
Leia o fragmento do texto: 
“Uma lógica paraconsistente torna-se útil quando nos deparamos com a inconsistência”.
Após esta avaliação caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em COSTA, Max.  Filosofia da Lógica. Curitiba, Intersaberes, 2020. p. 154.
Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base Filosofia da lógica, assinale a alternativa que mostra uma condição de uma situação plausivelmente inconsistente.
Nota: 10.0
	
	A
	Não é facilmente dissipada.
Você acertou!
Comentário: Está é a resposta certa. “”. (Livro-Base. p. 154).  Dimensão de Bloom: Lembrar (C); Receptividade (A).
	
	B
	É facilmente dissipada.
	
	C
	É constante.
	
	D
	Não é plausível.
	
	E
	Não tem uma reflexão concentrada.
Questão 4/10 - Tópicos Especiais em Lógica
Leia o fragmento do texto: 
“Na lógica deôntica paraconsistente, pode seguir qualquer uma das escolas que já vimos”. 
Após esta avaliação caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em COSTA, Max.  Filosofia da Lógica. Curitiba, Intersaberes, 2020. p. 156.
Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base Filosofia da lógica, assinale a alternativa que mostra o tipo de abordagem de Stanislaw Jakowski.
Nota: 10.0
	
	A
	Abordagem adjunta.
	
	B
	Abordagem não adjunta.
Você acertou!
Comentário: Esta é a resposta certa. “Uma solução paraconsistente padrão é seguir a abordagem não adjunta de Stanislaw Jaskowski e os preservacionistas”. (Livro-Base, p. 156).  Dimensão de Bloom: Lembrar (C); Receptividade (A).
 
	
	C
	Abordagem Positivista.
	
	D
	Abordagem neocientificista.
	
	E
	Abordagem kantiana.
Questão 5/10 - Tópicos Especiais em Lógica
Leia o fragmento do texto: 
“Como o professor Décio Krause [...] observa, basta recordar os teoremas de incompletude de Godel, os resultados da teoria da recursão, da teoria dos modelos ou dos fundamentos da teoria de conjuntos”.
Após esta avaliação caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em COSTA, Max.  Filosofia da Lógica. Curitiba, Intersaberes, 2020. p. 148.
Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base Filosofia da lógica, assinale a alternativa que mostra corretamente a aplicação lógica na pesquisa filosófica.
Nota: 10.0
	
	A
	Estrutura concreta.
	
	B
	Estrutura lógica abstrata.
Você acertou!
Comentário: Esta é a resposta certa. “Este tipo de pesquisa envolve o desenvolvimento e estruturas lógicas abstratas, linguagem formais com o conceito de computação, [...]”. (Livro-Base, p. 149).  Dimensão de Bloom: Lembrar (C); Receptividade (A).
	
	C
	Estrutura metafísica.
	
	D
	Linguagem não formal.
	
	E
	Não utiliza a estrutura de conjunto.
Questão 6/10 - Tópicos Especiais em Lógica
Leia o fragmento do texto:
 No outro sentido de lógica aplicada, o que temos é o desenvolvimento de alguns sistemas lógicos para dar conta de atuações para os quais a lógica clássica representaria limitações’’.
Após esta avaliação caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em COSTA, Max.  Filosofia da Lógica. Curitiba, Intersaberes, 2020. p. 149.
Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base Filosofia da lógica, assinale a alternativa que mostra o fruto do desenvolvimento da lógica aplicada.
Nota: 10.0
	
	A
	Lógica matemática.
	
	B
	A lógica formal.
	
	C
	A lógica dialética.
	
	D
	Lógica quântica.
Você acertou!
Comentário: Esta é a resposta certa. “Como Krause (2003) argumenta a lógica quântica, por exemplo, é fruto desse tipo de desenvolvimento em lógica aplicada”. (Livro-Base, p. 149).  Dimensão de Bloom: Lembrar (C); Receptividade (A).
 
	
	E
	A lógica histórica.
Questão 7/10 - Tópicos Especiais em Lógica
Leia o fragmento de texto a seguir:
“As lógicas não clássicas surgiram no século XX, na filosofia e na matemática. Em grande medida, o que possibilitou seu surgimento foi a introdução de técnicas e recursos algébricos na construção de sistemas lógicos.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  COSTA, Max. Filosofia da Lógica. Curitiba: Intersaberes, 2020. (p. 99).
De acordo com o texto e com os demais conteúdos abordados no livro-base Filosofia da Lógica, sobre o surgimento da lógica não-clássica, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	O surgimento das lógicas não-clássicas teve como motivação o desejo de retorno às explicações aristotélicas.
	
	B
	O surgimento da lógica não-clássica deve-se ao retorno à lógica clássica.
	
	C
	O surgimento da lógica não-clássica deve-se à compreensão da imaterialidade da vida e de sua dimensão subjetiva.
	
	D
	O surgimento da lógica não-clássica teve uma única motivação: a superação da compreensão contemporânea.
	
	E
	O surgimento das lógicas não clássicas teve várias motivações diferentes, como a desconfiança de alguns princípios clássicos.
Você acertou!
Comentário: “O surgimento das lógicas não clássicas teve várias motivações diferentes. Na verdade, desde o desenvolvimento da lógica iniciado por Aristóteles, sempre houve aqueles que insistiram em sua modificação, ou substituição. Houve, pelo menos, dois tipos de motivações diferentes: motivações relativas à natureza e compreensão da condicional material e motivações centradas na desconfiança ou rejeição de princípios clássicos, como os de não contradição e terceiro excluído. Do primeiro tipo de motivação derivaram as lógicas modais e temporais; do segundo tipo resultaram as lógicas intuicionistas e a lógica paraconsistente.” (livro-base, p. 100).Dimensão de Bloom: Lembrar (C); Receptividade (A).
Questão 8/10 - Tópicos Especiais em Lógica
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A lógica intuicionista também difere da lógica clássica, embora muitos de seus sistemas sejam subsistemas próprios dessa lógica. Ao contrário das demais lógicas, a lógica intuicionista teve sua origem como uma abstração da matemática intuicionista, desenvolvida por Luitzen Egbertus Jan Brouwer no ano de 1907”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  COSTA, Max. Filosofia da Lógica. Curitiba: Intersaberes, 2020. (p. 112-113).
De acordo com o texto e com os demais conteúdos abordados no livro-base Filosofia da Lógica sobre a lógica intuicionista, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	O logicismo trata a lógica como parte da matemática, já o intuicionismo como fundamento da matemática.
	
	B
	O intuicionismo difere do logicismo ao tratar a lógica como parte da matemática, em vez de tratá-la como o fundamento da matemática.
Você acertou!
Comentário: “Filosoficamente, o intuicionismo difere do logicismo ao tratar a lógica como parte da matemática, em vez de tratá-la como o fundamento da matemática” (livro-base, p. 112). Dimensão de Bloom: Lembrar (C); Receptividade (A).
	
	C
	O intuicionismo compreende que inexiste qualquer relação entre a lógica e a matemática.
	
	D
	O intuicionismo compreende que entre a lógica e a matemática há uma relação de negação. A existência de uma área de conhecimento nega a outra.
	
	E
	O intuicionismo como corrente epistemológica do conhecimento avalia que a lógica superou há tempos as limitações da matemática.
Questão 9/10 - Tópicos Especiais em Lógica
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A lógica fuzzy tem inúmeras aplicações na ciência, desde a medicina até a inteligência artificial, passando por gerenciamento de raciocínios complexos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COSTA, Max. Filosofia da Lógica. Curitiba: Intersaberes, 2020. (p. 112).
De acordo com o texto e com os demais conteúdos abordados no livro-base Filosofia da Lógica, sobre a lógica fuzzy, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	A lógica fuzzy, ou difusa, é um tipo de lógica que está restrita ao princípio de bivalência.
	
	B
	A lógica fuzzy, ou difusa, é um tipo de lógica que extrapola o princípio de bivalência, pois ela aceita até dez valores de verdade.
Você acertou!
Comentário: “A lógica fuzzy, ou difusa, é um tipo de lógica que extrapola, ainda mais, o princípio de bivalência, pois ela aceita até dez valores de verdade.” (livro-base, p. 111). Dimensão de Bloom: Lembrar (C); Receptividade (A).
 
	
	C
	Na lógica fuzzy, ou difusa, a bivalência não é levada em consideração, sendo completamente negada, não servindo de referência nem como ponto de partida.
	
	D
	A lógica fuzzy há décadas deixou de ser utilizada na medicina e na inteligência artificial, por causa de  suas limitações.
	
	E
	Há tempos a lógica fuzzy deixou de ser aplicada na ciência e na medicina.
Questão 10/10 - Tópicos Especiais em Lógica
Leia o fragmento do texto: 
“Para que possamos compreender o real significado e a natureza da lógica, podemos nos basear uma aproximação das outras disciplinas consideradas exatas”.
Após esta avaliação caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em COSTA, Max.  Filosofia da Lógica. Curitiba, Intersaberes, 2020. p. 148.
Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base Filosofia da lógica,  qual ciência tem a mesma natureza da lógica? Assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	A matemática.
Você acertou!
Comentário: Esta é a resposta certa. “Especialmente, e neste caso em particular, isso não representa nenhuma perda relevante -  a lógica pode ser considerada uma disciplina da mesma natureza da matemática”. (Livro-Base. p. 148). Dimensão de Bloom: Lembrar (C); Receptividade (A).
	
	B
	A história.
	
	C
	O positivismo.
	
	D
	A literatura.
	
	E
	A pedagogia.

Continue navegando