Buscar

prova biologia ok

Prévia do material em texto

BIOLOGIA, HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA
 Atividade
1. Quais as etapas de formação do embrião?
Após a fecundação do óvulo pelo espermatozoide, é formado o zigoto, que passará por sucessivas etapas de divisões mitóticas e diferenciação celular, até se formar um indivíduo propriamente dito. Esses eventos são denominados embriogênese, ou desenvolvimento embrionário, e suas etapas são: segmentação, gastrulação e organogênese.
2. Conceitue Embriologia e embriogênese?
A embriologia estuda o processo de formação e desenvolvimento do indivíduo desde o zigoto até o nascimento. Embriogênese é simplesmente o desenvolvimento de uma nova vida a partir do zigoto, ou seja, trata-se do desenvolvimento embrionário.
3. Quais as características no período da Mórula?
Mórula é a massa de células resultante da clivagem do óvulo antes da formação de uma blástula.
A mórula é uma fase de desenvolvimento pós-fertilização quando um óvulo fertilizado, conhecido como zigoto, transita para uma massa composta por cerca de 10 a 30 células.
4. Quais as características no período da Blástula?
Blástula, esfera oca de células, ou blastômeros, produzida durante o desenvolvimento de um embrião por clivagem repetida de um óvulo fertilizado. As células da blástula formam uma camada epitelial (cobertura), chamada de blastoderma, envolvendo uma cavidade cheia de fluido, o blastocelo.
5. Quais as características no período da Gástrula?
O embrião passa por várias etapas até estar completamente formado. Entre essas etapas está a gastrulação, que ocorre depois da segmentação e é caracterizada pela formação da gástrula. Assim, na gastrulação, há a diferenciação de células, e também aumento de massa do zigoto.
6. Quais as características no período da Nêurula ou Organogênese?
A Neurulação é uma das etapas da organogênese e é responsável, especificamente, pela formação do sistema nervoso central. Na neurulação, uma área da ectoderme, localizada dorsalmente no embrião, diferencia-se na placa neural.
A Organogênese é parte do processo de desenvolvimento embrionário no qual os três folhetos germinativos (ectoderme, mesoderme e endoderme) se diferenciam e dão origem aos órgãos internos do organismo.

Continue navegando