Buscar

AD2 - ROMULO NUNES DA SILVA SOUZA - TECNOLOGIA EM GESTÃO DO TURISMO - NOVA IGUAÇU (Salvo Automaticamente)

Prévia do material em texto

CEDERJ - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
RÔMULO NUNESDA DA SILVA SOUZA 
CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DO TURISMO - POLO NOVA IGUAÇU
TRABALHO AD2 - FUNDAMENTOS GEOGRÁFICOS DO TURISMO
A seguir será apresentado uma dissertação sobre as possibilidades da atuação da atividade turísticas no município do Rio de janeiro analisando vários aspectos para sua prática.
RIO DE JANEIRO
22 DE DEZEMBRO DE 2021
· Região Estratégica que o município está inserido no estado do Rio de Janeiro e sua localização geográfica:
O Rio de Janeiro e um estado brasileiro localizado na região sudeste do brasil seu munícipio e conhecido como também como Rio de janeiro, possui paisagens naturais e grande história -cultural. Possui diversas atrações históricas, naturais e culturais conhecida pelas suas praias e morros além der um local próprio para a prática turística 
MAPA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
· Alguns dos principais atrativos turísticos do Rio de Janeiro e meios de deslocamento:
O Rio de Janeiro e um estado conhecido mundialmente pelas suas belas praias, cultura, pelo carnaval ou por outros eventos famoso como Rock In rio. Muitos turistas vêm ao Rio de Janeiro no réveillon e no carnaval onde há maior índice de turistas nessas épocas do ano. Além disso o estado e famoso pelos seus estilos musicais como o samba e o funk. E sua gastronomia como pratos típicos como a feijoada, o joelho (salgado recheado), a sardinha frita, os tradicionais biscoitos Globo e o chá-mate, muitos populares nas praias do rio de janeiro.
· ATRATIVOS TURÍSTICOS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO:
CRISTO REDENTOR:
Possui como atrativos turísticos o cristo redentor onde é possível ver boa parte da região sul carioca além de sua vista deslumbrante e inesquecível.
 
PÃO DE ACÚÇAR:
Os pães de açúcar por meio de suas formações rochosas permitem as melhores condições para visualizar toda a cidade por meio da subida do bodinho. Abaixo uma foto do bondinho do pão de açúcar. 
JARDIM BOTÂNICO:
Esse parque possui uma grande variedade de flora além de ser uma grande área verde, além de ser um ótimo local para tirar algumas fotos e conhecer mais sobre a história do rio de janeiro e suas origens.
OBS: ABAIXO UMA FOTO DE UM LOCAL DENTRO DO JARDIM BOTÃNCIO
· MEIOS DE TRASNPORTE E INFRAESTURA:
O Rio de Janeiro possui como forma predominante o uso de estradas e rodovias para a locomoção de seus habitantes seja por carro ou ônibus, mas possui sistema de transporte ferroviário e metro de fácil acesso e com preços acessíveis como meio de locomoção e transporte de massa. A capital com dois aeroportos o Tom Jobim (ou Galeão) para voos internacionais ou Santos Dumont para voo doméstico.
OBS: A baixo segue o mapa completo dos transportes públicos da cidade.
MAPA TRANPORTES PUBLICO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
· ASPECTOS NATURAIS E CULTURAIS A SEREM EXPLORADOS PELO TURISMO 
O clima no rio de janeiro possui um clima tropical com uma vegetação rica composta pela Mata Atlântica e diversos tipos de fauna e flora na região além de possuir montanhas e morros belos muito próximos a região marítima do litoral carioca. Devido a seu clima esportes como surf tem grande potencial turístico em diversas praias do território fluminense, outros pontos que são de grande interesse ao turismo e aos turistas. Na região metropolitana fluminense como por exemplo a praia de Copacabana e o Museu do amanhã, fora a essas atrações o rio de janeiro possui muitos restaurantes, casas de show, bares e outros locais do tipo.
· ASPECTOS SOBRE INFRAESTURA TURISTICAS E ECONÔMICOS A SEREM EXPLORADOS PELO TURISMO E SEU PAPEL NO MUNICIPIO DO RIO DE JANEIRO
Por fim, de forma geral o Rio de Janeiro é um ótimo local a geração da atividade turísticas possui a infraestura necessária como hotéis, pousadas, hostel e outros espalhados na capital. O Rio de Janeiro é a segunda maior economia do país, o setor terciário representa 55.8% do (PIB) nacional de acordo com o IBGE. Possui transportes públicos desde ônibus, metros e trens para maior mobilidade urbana, e ótimas atrações turística além disso a cidade e possui um grande atrativo para eventos como shows, eventos e outras nacionais e internacionais. Assim tornado o rio de janeiro um excelente polo para atividade turísticas e maiores chances de eventos e e geração de empregos no setor turístico.
 
· CONCLUSÃO:
Analisado a viabilidade do turismo no Rio de Janeiro sobre suas qualidades como tipo de local, vegetação, clima, atrações, meio de mobilidade na cidade e sua infraestrutura urbana e outros fatores, sim o município do rio e ideal para a prática turísticas e ideal para atuação de setores diretos e indiretos ao turismo favorecendo grande empregabilidade no setor de serviço de acordo com a pesquisa do texto apresentado em questão.
REFERÊNCIAS DE TEXTO E IMAGENS:
GUITARRARA, Paloma. Rio de Janeiro. In: GUITARRARA, Paloma. Rio de Janeiro. Https://brasilescola.uol.com.br/: Brasilescola, 19 nov. 2021. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/rio-janeiro.htm. Acesso em: 20 nov. 2021
WIKIPEDIA. Turismo no Rio de Janeiro. In: Turismo no Rio de Janeiro. Wikipédia, a enciclopédia livre: Wikipédia, a enciclopédia livre., 25 fev. 1921. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Turismo_no_Rio_de_Janeiro. Acesso em: 19 nov. 2021.
REDAÇÃO CASA E JARDIM. Jardim Botânico do Rio digitalizará seu acervo de plantas: Amostras de plantas desidratadas, madeiras, frutos, sementes, fungos e até DNA serão digitalizados para ajudar na preservação e divulgação sobre a biologia fluminense. In: Jardim Botânico do Rio digitalizará seu acervo de plantas: Amostras de plantas desidratadas, madeiras, frutos, sementes, fungos e até DNA serão digitalizados para ajudar na preservação e divulgação sobre a biologia fluminense. Https://revistacasaejardim.globo.com/: Redação Casa e Jardim, 6 set. 2021. Disponível em: https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Paisagismo/Plantas/noticia/2021/09/jardim-botanico-do-rio-digitalizara-seu-acervo-de-plantas.html. Acesso em: 20 nov. 2021.
PRANDI, Jair. 56 Pontos turísticos Rio de Janeiro: o que fazer na cidade maravilhosa: Guia do Rio de Janeiro. 56 dicas do que fazer na cidade maravilhosa. Quando ir, como chegar e onde se hospedar.. Https://www.viagensecaminhos.com/: Jair Prandi, 20 nov. 2021. Disponível em: https://www.viagensecaminhos.com/2021/03/rio-de-janeiro.html. Acesso em: 20 nov. 2021.
IG TURISMO. 16 pontos turísticos no Rio de Janeiro para você conhecer e aproveitar: Vai viajar para o Rio de Janeiro? Saiba quais atrações você não pode perder. Https://turismo.ig.com.br: IG Turismo, 9 jun. 2021. Disponível em: https://turismo.ig.com.br/destinos-nacionais/2019-06-09/pontos-turisticos-no-rio-de-janeiro.html. Acesso em: 21 nov. 2021.
RIOTUR. Site Riotur. Http://visit.rio/: Riotur, 18 nov. 2021. Disponível em: http://visit.rio/. Acesso em: 21 nov. 2021.
LANGAI. 11 praias no Rio de Janeiro para você aprender a surfar. Https://www.langai.com.br, 26 jul. 2021. Disponível em: https://www.langai.com.br/post/1039/11-praias-no-rio-de-janeiro-para-voce-aprender-a-surfar. Acesso em: 21 nov. 2021.

Continue navegando