Buscar

RESUMO HISTOLOGIA DO SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO SOI 3

Prévia do material em texto

HISTOLOGIA DO SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO
Constituintes do Sistema Reprodutor Masculino:
· Testículos.
· Ductos Genitais.
· Glândulas Acessórias.
· Pênis.
Obs.: A testosterona é o principal hormônio, produzida através de células de Leydig, nos testículos e tem papel fundamental na espermatogênese e diferenciação sexual. (o hormônio anti-Mulleriano (AMH), junto com a testosterona auxiliam no processo de diferenciação sexual).
Testículos:
· Estruturas ovais contidas em compartimentos separados no escroto e envoltos de uma cápsula branca, chamada de albugínea.
· Essa cápsula de albugínea é constituída de tecido conjuntivo denso modelado.
· A albugínea é espessa e na região posterior dos testículos formam o mediastino testicular, de onde partem septos fibrosos que entram no testículo formando os lóbulos testiculares.
· Os testículos são constituídos por lobos. 1 lobo testicular é constituído pelos ductos seminíferos, então cada lóbulo possui túbulos seminíferos envolvidos por tecido conjuntivo frouxo rico em vasos sanguíneos, linfáticos, nervos, células intersticiais/Células de Leydig que permite a nutrição, oxigenação e a troca de compostos. Além disso, é nesse espaço intersticial que encontra as células de Leydig, que produz testosterona e o hormônio IFG-1 (hormônio de crescimento semelhante a insulina) e tem a função de manter as células viáveis para que não entre em apoptose.
Túbulos Seminíferos:
· São tubos ocos contorcidos circundados por leitos capilares, apresentam epitélio pseudoestratificado germinativo, também denominado epitélio seminífero (produz os espermatozoides).
· Cada túbulo seminífero é revestido externamente por uma ou mais camadas de células mióides (dar o arcabouço da estrutura do túbulo seminífero).
· Os túbulos seminíferos são constituídos por células mióides, espermatogônias, espermatócitos, espermátides e espermatozoides. 
· A célula de Sertoli tem função de controlar a maturação e migração das células germinativas, bem como, síntese de proteínas e esteroides. Além disso, controla a passagem das secreções entre compartimentos tubulares e intersticiais e formam a barreira hemato-testicular.
Epidídimo:
· Constituído de epitélio pseudoestratificado, contendo células basais (células-tronco) e células cilíndricas (células principais) dotadas de estereocílios apicais e imóveis que se projetam para o lúmen.
· Os estereocílios amplificam a área de superfície celular e atuam na absorção do fluido em excesso que acompanha os espermatozoides advindos do testículo.
Ductos:
· Tem os ductos intratesticulares, que são os túbulos retos, rede testicular e ducto eferente, os quais conduzem espermatozoides, fluidos e extratesticulares.
· Ductos extratesticulares transportam os espermatozoides para o pênis, composto por ducto epididimário, deferente e uretra.
Ductos deferentes:
· É a continuação do epidídimo, formado por um epitélio pseudoestratificado e uma lâmina própria.
· Ele termina no ducto excretor da glândula seminal para formar o ducto ejaculador, o qual passa através da próstata para desembocar na uretra prostática.
Próstata:
· Túbulo alveolar/glândula alveolar formado por um tecido cúbico pseudoestratificado, envolvido por uma cápsula de tecido conjuntivo denso fibroelástico com células musculares lisas.
· A função da próstata é produzir secreção prostática e armazena para ser expelida na hora da ejaculação, regulada por testosterona.
Vesícula Seminal:
· São estruturas tubulosas, altamente contorcidas que apresentam mucosa pregueada (epitélio cúbico ou cilíndrico pseudoestratificado) tem uma lâmina própria rica com fibras elásticas e camada de músculo liso.
· São glândulas que secretam substâncias importantes para os espermatozoides como frutose, cirtrato, prostaglandinas.
· Esta glândula produz um fluido seminal rico em frutose que constitui 70% do sêmen.
Pênis:
· Consiste em 3 estruturas cilíndricas formadas por tecido erétil: 
- Par de corpos cavernosos (tem a túnica albugínea fibrosa circundada por cada corpo cavernoso);
- 1 corpo esponjoso, localizado ventralmente;
- Uretra peniana no centro do corpo esponjoso.

Continue navegando