Buscar

Ética, Política e Sociedade - Exercícios da Unidade 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1Correta
[...] na medida em que sua lógica é contraditória com a do capitalismo, em que os direitos universais da população continuam a ser a prioridade fundamental do governo e em que sua ideologia segue pregando a socialização econômica e social.(SADER, 2001, p. 112).
Existem diferentes sistemas políticos - econômicos que dominaram ao longo da história. O texto de Sader, 2001 faz menção a um sistema político – econômico específico. Assinale a alternativa que corresponde a este sistema:
Sua resposta
Socialismo.
O texto de Sader, 2001 faz menção ao Socialismo.O socialismo visa uma sociedade totalmente igualitária, sem distinção nas classes sociais e total controle de renda e comércio pelo Estado, onde existe uma socialização dos meios de produção. Já o capitalismo é o oposto, onde o acúmulo de bens e a abertura para a globalização são alguns dos elementos principais. O comunismo é muito parecido com o socialismo, porém, diferente do anterior, não necessita da existência de um Estado para controlar e impedir a entrada do capitalismo. Em suma, o anarquismo prega o fim do Estado e de toda e qualquer forma de governo, que seriam as causas da existência dos males sociais, que devem ser substituídos por uma sociedade em que os homens são livres, sem leis, polícia, tribunais ou forças armadas.
Questão 2Correta
[...] a criação de um mercado mundial não mais se restringia ao avanço do comércio e à aplicação de capitais. A imigração mudou a constituição étnica das nações. Os fluxos de mão de obra eram avassaladores. Nessa época, cerca de 60 milhões de europeus deixaram as suas terras para povoar os Estados Unidos, a Austrália, a Argentina e o Brasil, o que era facilitado pela inexistência da exigência de passaportes.
Essa onda de internacionalização teve ainda um outro alento no final do século XIX com as novas tecnologias que permitiram a produção de aço e de novas matérias químicas, o desenvolvimento da eletricidade, do motor à combustão interna [...] e dos telefones. Essa foi a Segunda Revolução Industrial.
 
A partir do exposto e levando em consideração os seus conhecimentos sobre a Segunda Revolução Industrial, analise as assertivas a seguir:
 
I – A Revolução Industrial se iniciou nos Estados Unidos, país no qual a produção em larga escala se tornou a base econômica da sociedade.
II – A introdução da máquina-ferramenta foi o ponto de partida para a reorganização do sistema de produção da Revolução Industrial.
III – A produção industrial mecanizada e as relações de trabalho com base no salário assalariado lançaram as bases do capitalismo industrial.
É correto o que se afirma apenas em:
Sua resposta
II e III.
Tem-se, como corretas, as afirmativas II e III apenas. A afirmativa I é FALSA, pois a Revolução Industrial teve início na Inglaterra (E não nos Estados Unidos, como consta na afirmativa), na passagem da produção agrária para a produção industrial.
Questão 3Correta
O abominável uso da bomba atômica estabeleceu o encerramento da Segunda Guerra Mundial.
Analise as frases:
I – 'O homem é condenado a ser livre";. Esta frase de Sartre sintetiza o movimento filosófico, que marcou a Europa no pós-Segunda Guerra Mundial.
II – Na Segunda Guerra Mundial o Brasil não enviou soldados.
III – Na Segunda Guerra Mundial o bloco militar conhecido como Eixo era comporto por Alemanha, Itália e Japão.
Com base nas afirmações sobre Segunda Guerra Mundial, está correto o que se afirma em:
Sua resposta
Apenas I e III.
O homem é condenado a ser livre";. Esta frase de Jean Paul Sartre sintetiza o movimento filosófico, que marcou a Europa no pós – Segunda Guerra Mundial. Na Segunda Guerra Mundial o Brasil enviou soldados que combateram ao lado dos Aliados, principalmente em territórios da Itália. Na Segunda Guerra Mundial o bloco militar conhecido como Eixo era comporto por Alemanha, Itália e Japão.
Questão 4Correta
Fonte: Disponível em: <http://www.abc.es/especiales/guerra-civil/img/foto_index.jpg>.
O capital é o sangue que flui através do corpo político de todas as sociedades que chamamos de capitalistas, espalhando-se, às vezes, como um filete e, outras vezes, como uma inundação, em cada canto e recanto do mundo habitado. E graças a esse fluxo que nós, que vivemos no capitalismo, adquirimos nosso pão de cada dia, assim como nossas casas, carros, telefones celulares, camisas, sapatos e todos os outros bens necessários para garantir nossa vida no dia a dia. A riqueza a partir da qual muitos dos serviços que nos apoiam, educam, ressuscitam ou purificam são fornecidos, é criada por meio desses fluxos. Ao tributar esse fluxo, os Estados aumentam seu poder, sua força militar e sua capacidade de assegurar um padrão de vida adequado aos seus cidadãos. Se interrompemos, retardamos ou, pior, suspendemos o fluxo, deparamo-nos com uma crise do capitalismo em que o cotidiano não pode mais continuar no estilo a que estamos acostumados.
A difusão do capitalismo teve como consequência o surgimento de novas potências industriais, que passaram a competir com a economia inglesa, transformando, assim, as relações econômicas internacionais. Com as tensões econômicas e políticas cada vez mais acirradas, o imperialismo europeu chegou ao seu ponto de saturação. Nesse contexto, qual, entre os eventos a seguir, foi consequência dessa saturação?
Sua resposta
Primeira Guerra Mundial.
A difusão do capitalismo teve como consequência o surgimento de novas potências industriais, que passaram a competir com a economia inglesa, transformando, assim, as relações econômicas internacionais. Com as tensões econômicas e políticas cada vez mais acirradas, o imperialismo europeu chegou ao seu ponto de saturação. A Primeira Guerra Mundial foi consequência dessa saturação.
Questão 5Correta
Sobre o capitalismo na economia e na política, analise as afirmativas a seguir:
I - A social democracia é uma forma de capitalismo, trata-se de um capitalismo reformado, com melhor distribuição de renda e serviços públicos.
II - A Guerra Fria era a marca contundente do enfrentamento de duas ideologias com a oposição de valores socialistas e capitalistas.
III - O golpe militar no Brasil foi resultado de um processo de polarização interna, associado à polarização do sistema internacional.
Estão corretas as afirmativas:
Sua resposta
I, II e III.
A social-democracia é uma forma de capitalismo, trata-se de um capitalismo reformado, com melhor distribuição de renda e serviços públicos. Nega o socialismo e tem como fortes marcas a preocupação social e a luta contra a pobreza, a exclusão social e as injustiças sociais, defendendo um forte estado democrático, o que a diferencia dos modelos liberais. Mesmo com esse viés, a social-democracia não defende o fim do capitalismo e das classes sociais.A nova ordem bipolar – EUA X URSS – lançou as bases para a Guerra Fria: soviéticos e norte-americanos passavam de aliados a adversários.O golpe militar que desalojou o presidente João Goulart em março de 1964 não foi um evento isolado na história política brasileira e mundial. Foi resultado de um processo de polarização interna, associado à polarização do sistema internacional.(CIZOTO, 2015).

Continue navegando