Buscar

Relatorio-Final-Estagio_orientacoes (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Relatório Final de Estágio – orientações
Prezados alunos,
ao final do estágio, vocês deverão postar no Sistema de Gestão de Estágio (SGE), um relatório de estágio, ou seja, um documento no qual vocês irão expor todos os aspectos referentes as suas experiências no estágio em fisioterapia nas disfunções ortopédicas, traumatológicas e reumatológicas. Como o próprio nome indica, trata-se de um relato das atividades realizadas e do aprendizado que foi alcançado graças a elas.
A atividade será realizada em dupla e a postagem do documento deverá ser realizada no SGE, no período de 08 a 12 de novembro. TODOS os alunos deverão postar o seu relatório no sistema (postagem individual, mesmo sendo a atividade realizada em dupla).
Segue abaixo as orientações para a elaboração do documento:
1- Elementos pré-textuais
Essa primeira parte do relatório é composta por alguns elementos obrigatórios, que são:
capa — deve conter informações para identificação do autor do relatório e da faculdade;
folha de rosto — traz os mesmos dados da capa, mas também uma breve descrição da natureza do documento;
listas — sempre que o estudante incluir tabelas, figuras, abreviaturas e siglas ao longo do texto, é necessário listar esses itens separadamente;
sumário — lista indicando os números das páginas em que pode ser encontrada cada etapa do relatório.
Além desses elementos obrigatórios, ainda é possível incluir agradecimentos, dedicatória e epígrafe — citação em prosa ou verso que tenha alguma relação com o tema do relatório.
2- Elementos textuais
- Introdução
O primeiro item dos elementos textuais serve para fazer uma apresentação sucinta de tudo que será explicado com mais detalhes nas seções seguintes do texto. Na introdução, o autor informa qual trabalho foi realizado no estágio e estabelece a sua relação com o curso, destacando sua relevância para a formação.
- Objetivos do estágio
Esse tópico tem a função de indicar quais as finalidades das atividades realizadas durante o período de estágio. É importante indicar um objetivo geral, isto é, qual o principal foco do estágio, e objetivos específicos, detalhando que tipo de aprendizagem se esperava alcançar com a experiência.
- Atividades desenvolvidas
Esse deve ser o elemento textual mais extenso, uma vez que se refere às experiências vivenciadas no estágio. É imprescindível fazer uma descrição detalhada das atividades desenvolvidas, apresentando a rotina de trabalho e discutindo a forma como os conhecimentos adquiridos na graduação puderam ser colocados em prática.
Abordar:
Perfil das pessoas atendidas no estágio no semestre (incluindo: número de pessoas assistidas, perfil sócio demográfico, condição de saúde, dano funcional etc);
Relato de experiências exitosas (pode ser a partir de um caso, ou de uma intervenção específica ou outras);
Incluir registros fotográficos, vídeos, depoimentos, etc;
Caso seja realizada prática extencionista a mesma deverá ser registrada no relatório;
Descrever outras atividades desenvolvidas como: orientação em grupo, orientação familiar, discussão com equipe de referencia do SUS, etc;
- Considerações finais
Esse é o espaço para refletir sobre a experiência do estágio e como ela impactou a formação acadêmica. É importante organizar as ideias e apresentá-las de maneira clara e objetiva, fazendo uma análise crítica dos resultados alcançados.
Identificação, pela dupla, de pontos fortes e fracos do seu desempenho no estágio e a importância do mesmo dentro de sua formação (espaço aberto para que o aluno registre suas impressões do estágio).
Elementos pós-textuais
Para finalizar o relatório de estágio, depois de toda a parte textual ser concluída, é interessante incluir os elementos a seguir.
- Anexos
Os anexos servem para enriquecer o material e dar mais credibilidade a tudo que foi relatado. Você pode incluir algo que demonstre o tipo de trabalho realizado no estágio — para estágios de cursos de licenciatura, por exemplo, uma ideia é anexar os planos de aula — e, também, fotos tiradas enquanto exercia suas funções.
- Glossário
Trata-se de uma lista de palavras e termos utilizados ao longo do texto e seus respectivos significados. É importante incluir o glossário sempre que houver grande incidência de termos técnicos.
-Referências bibliográficas (normas ABNT)
Formatação:
Não são só as referências que precisam seguir o que diz a ABNT. Todo trabalho acadêmico tem que ser formatado segundo as normas — e com o relatório de estágio não é diferente. Assim, o texto deve ser digitado e impresso em papel padrão A4, utilizando fonte Times New Roman ou Arial no tamanho 12, com espaçamento entre linhas de 1,5 e alinhamento justificado.
Vale ressaltar que, para textos especiais — como citações diretas longas, legendas de ilustrações e notas de rodapé —, a fonte do texto fica no tamanho 10. Além disso, as margens superior e esquerda devem ser de 3 cm, enquanto as margens inferior e direita devem ter 2 cm, com todo parágrafo sendo iniciado a 1,25 cm da margem.

Continue navegando