Buscar

CONTEXTUALIZADA DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU-UNINASSA
Tecnologia em Design de interiores
ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA DA DISCIPLINA DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO:
IMIGRANTES E A BARREIRA DA LINGUAGEM NO BRASIL
MARIA DO SOCORRO FERREIRA TAVARES - MATRÍCULA: 01391830
RIO DE JANEIRO-RJ/ 2021
IMIGRANTES E A BARREIRA DA LINGUAGEM NO BRASIL
É notório que o recente fluxo de imigrantes no País gerou uma demanda que evidência a ineficiência do Estados Brasileiro, em acolher os imigrantes de maneira digna e sistemática. Em relação ao processo de inserção dos imigrantes na sociedade brasileira, alguns obstáculos foram verificados, tais como, o acolhimento, o domínio da língua e a questão da discriminação racial e xenofobia. Esses fatos em conjuntos ou isolados acabam se tornando em empecilho para os imigrantes não se inserirem na sociedade brasileira ou viverem excluídos do convívio social.
O Brasil é um país monolíngue, ou seja, a maioria da população não domina outro idioma, que não o português. Por isso, existe dificuldades com a socialização, inserção social e aplicação de política pública aos imigrantes, principalmente, nos que dependem de atendimento em locais públicos. São várias as causas atribuídas a migração, com maior destaque para; política, econômicas, religiosas, etnias, naturais, socioculturais, e bélicas, as consequências são inúmeras para os países, geralmente para os países que de origem e destinos dos imigrantes. No ponto de vista demográfico, assiste-se há redução da população, uma vez, que o País de origem não possui condições que propicie a comodidade de seus cidadãos e a melhoria na qualidade de vida.
Embora a migração atualmente tenha uma perspectiva diferente da registrada, ao longo do tempo no processo construção e reconstrução de muitas economias, surge a necessidade de se repensar o modelo de migração atualmente. As assimetrias, o subdesenvolvimento e os conflitos constituem nos dias de hoje as principais causas migratórias. O País deve preocupar-se em gradativamente melhorarem a qualidade de vida de seus cidadãos, a taxa para migrantes não constitui a solução para o problema, no mundo cada vez mais globalizado.
A Migração deve ser encarada num prisma diferente que proporcione o aumento da competitividade, competência, entre os povos e população, contudo, uns ganham porque recebem mão de obra especializadas que de certa forma, acabam por agregar valor para sua economia. 
Referência:
https://anba.com.br/idioma-e-maior-barreira-para-refugiados-diz-estudo/

Continue navegando