Buscar

Questionário Descartes quest2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questionário Descartes 
Das coisas que se podem colocar em dúvida. 
1- Qual objetivo de Descartes ao formular os argumentos céticos? 
Ele formula demonstrando que a verdade é algumas vezes duvidosa através da utilização de argumentos como o exemplo dos sonhos x realidade. Ou seja, será que a gente não vive entre sonhos e nossa realidade onde também deixa em dúvida sentidos como a visão , pois tudo que e visto e real e que nunca tome uma resposta como verdade suprema. 
 
2- Qual o papel do Deus enganador na argumentação de Descartes.? 
Descartes imagina um ser todo poderoso que interfere sistematicamente em nosso processo de conhecimento de tal forma que não possamos ter certeza de nada. 
 
O argumento do Cogito 
 
4- – O que significa ceticismo sobre o mundo exterior? 
O argumento do cogito foi a forma que Descartes achou de defender sua teoria de Deus enganador. Mostrar que tudo no mundo exterior é duvidoso, à subjetividade, a realidade do ser pensante, cuja nossa existência permanece duvidosa, por exemplo se eu estiver em algum lugar, fazendo alguma coisa, mas poderia ser uma imagem cética, ou seja eu posso estar sonhando , e essa possibilidade e uma hipótese cética , pois não há limites precisos que diferenciam o estado de sonho e realidade. 
5- Em que sentido o argumento do cogito consiste em uma refutação (CONTESTAÇÃO) do ceticismo? 
Refuta o ceticismo devido ao fato da existência de Deus enganador que colocar em dúvida tudo o que conhecemos. 
 
6 - Como se pode entender o subjetivismo de Descartes? 
 
O subjetivismo de Descartes envolve a capacidade de pensar, de raciocinar e de ter suas ideias próprias e estas características descartam as emoções colocando o sujeito de uma maneira em que não se hesite em afirmar que eu sou, eu existo como fator preponderante no processo cognitivo. 
 
A Formação do Filosofo. 
 
7 – Por que Descartes defende a ruptura com a tradição? 
Por tradição o indivíduo não está aberto a novas ideias, a tradição simples impede a evolução, tornando o ser incapaz de criar novas linhas de ação e pensamento baseando-se em ciência antiga. 
 – Qual a alternativa ao saber adquirido e a educação tradicional que Descartes defende? 
Aos se dar conta da inutilidade do fundamento filosófico tradicional antigo, por ser cheio de imprecisões, sente a necessidade de buscar um conhecimento puro, preciso e verdadeiro. Descartes Inicia rejeitando tudo o que havia aprendido com a tradição e procura erguer um novo fundamento na busca pela verdade, propõe um método, capaz de alcançar as bases inabaláveis que tanto almeja. Partindo da dúvida, obrigatória, mas passageira, busca em suas experiencias para seguir com suas pesquisas verdadeiramente claras e seguras.

Continue navegando