Buscar

ATIVIDADE SOBRE ORALIDADE

Prévia do material em texto

SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE ORALIDADE
MET. DE L. PORTUGUESA II 
MARTA MALACRIDA
 
 
ANDREZZA MINGRONI
CAROLAYNE AP. BARRETO
GIOVANNA BARBOSA
6º TERMO
Presidente Prudente – SP
2020
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: CORDEL ENCATADO
Turma: 4º ano A da Escola Caminhos de Luz
Objetivos da atividade: Essa sequência didática tem por principal objetivo desenvolver nos alunos, através da recitação de cordéis no Sarau literário, as habilidades que a BNCC traz sobre a oralidade para alunos do 4º ano.
Habilidade: (EF35LP20) Expor trabalhos ou pesquisas escolares, em sala de aula, com apoio de recursos multissemióticos (imagens, diagrama, tabelas etc.), orientando-se por roteiro escrito, planejando o tempo de fala e adequando a linguagem à situação comunicativa.
Gênero oral a ser trabalhado: Sarau Literário: recitações de cordéis. 
Para quem será apresentado: Para todas as turmas da escola durante o Sarau
Duração: Um mês. Na primeira semana iremos fazer a exposição das principais características dos cordéis e nas outras três semanas trabalharemos com os ensaios para a apresentação. 
Descrição Geral: Esse trabalho gira em torno da preparação dos alunos do 4º ano para o Sarau literário que acontecera no mês de junho na escola Caminhos de Luz. Os alunos irão declamar cordéis famosos, eles serão divididos em duplas, onde cada dupla irá ficar com um cordel e apresentar no dia.
Situações didáticas a serem desenvolvidas: 
1º momento: Apresentação do gênero oral: sarau e contextualização da atividade que será realizada.
 
2º momento: Apresentação aos alunos do Cordel “A grande Festa do Nordeste” de Francisco Diniz. 
Nesse momento os alunos já terão visto, de maneira teórica, o que é um cordel e quais suas principais características. Aqui, então, iremos apresentar para eles o Cordel que eles vão recitar para a escola no dia da apresentação. 
Em um primeiro momento será distribuído para cada aluno uma cópia do texto para que façam uma pré-leitura para irem se familiarizando com ele. Após isso os alunos serão divididos em 8 duplas, para que cada uma leia uma das partes do cordel no dia da apresentação.
Nesse momento de divisão de dupla, cada dupla comera forcar a leitura da sua parte específica. Para em seguida começar os ensaios com a sala inteira. Durante os ensaios para a apresentação final é que o aluno será avaliado. O objetivo é verificar a participação dos alunos durante a atividade, e verificar a evolução deles na recitação do cordel, sua postura e comportamento. 
3º momento:
Cordel Escolhido: A GRANDE FESTA DO NORDESTE
AUTOR: Francisco Diniz
Disponível em: http://www.projetocordel.com.br/novo/saojoao.htm

Continue navegando