Buscar

Behaviorismo Metodológico Watson

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Behaviorismo Metodológico Watson, o fundador do Behaviorismo, considerou as interferências sobre a consciência em animais, ainda mais problemática do que a introspecção; Proposta: tornar o comportamento objeto de estudo, ele próprio (e não ele como manifestação de algo); As concepções de Watson, guiadas pela psicologia objetiva de Comte, representam uma grande oposição à introspecção, movimento que vigorava na época, assim como rejeitavam também a analogia como métodos. As proposições de Watson, portanto, trouxeram respostas essenciais aos objetivos que os psicólogos buscavam na época e contribuíram para o rompimento definitivo da psicologia com a sua tradição filosófica. O behaviorismo metodológico toma como base o realismo. O realismo defende a idéia de que há um mundo real, que ocorre no mundo real, sendo que é a partir desse mundo real externo - objetivo - que constituímos o nosso mundo interno - subjetivo. O behaviorismo de Watson fundamenta-se em uma das leis mais famosas do behaviorismo metodológico que é a de Pavlov: o condicionamento clássico, ou o reflexo incondicionado A formulação do behaviorismo de Watson é representada pela relação S-R, onde S é o estímulo do ambiente e R a resposta do organismo.
Behaviorismo Radical com ênfase no ismo, não é o estudo científico do comportamento, mas uma filosofia da ciência preocupada com o objeto e métodos da psicologia, O behaviorismo não é a ciência do comportamento humano; ele é a filosofia dessa ciência. É uma filosofia da ciência que se ocupa do objeto de estudos e dos métodos da Psicologia. Enfatiza a produção filosófica, reflexiva ou conceitual. Estuda todos os eventos comportamentais, estuda somente comportamento observável. 
Objeto de estudo o comportamento, que é entendido como uma relação entre o organismo e o ambiente. Definição inovadora por considerar o comportamento como RELAÇÃO, a natureza das relações organismo-ambiente é interativa! 
Skiner determinismo probabilístico envolve as consequências seletivas, as variáveis antecedentes e consequentes, contextos que estabelecem ocasião para o comportamento aconteça, as consequências que ocorrem depois do nosso comportamento. A cultura para Skinner inicia se em nível individual, evolui a partir dos efeitos das consequência reforçadores para aquele grupo, é transmitida de geração para geração, não exerce determinada pratica para que o grupo tenha maiores chances de viver. 
Dessa perspectiva, os behavioristas radicais admitem todos os eventos naturais - passíveis de serem acessados - incluindo eventos públicos e privados e excluem os eventos fictícios - que não podem ser acessados. A mente e todas as suas partes e processos, como causas mentais do comportamento, são considerados fictícios e, portanto, constituem termos que devem ser evitados. O mentalismo é, portanto, insatisfatório, na medida em que é anti-econômico. Os behavioristas radicais assumem, dessa forma, que as causas do comportamento encontram-se na hereditariedade e no ambiente passado e presente.
O behaviorismo radical busca compreender questões humanas como "comportamento", "liberdade" e "cultura" dentro do modelo de seleção por consequências e rejeitando o uso de variavéis não-físicas (sem dimensão no tempo-espaço).
A analise do comportamento é uma área da psicologia no qual se articula conhecimentos filosóficos empíricos e aplicados. Análise do Comportamento É um sistema psicológico: um campo do saber, no interior da qual se articulam conteúdos filosóficos, empíricos e aplicados. Behaviorismo, do inglês: estudo do comportamento defendia-se uma Ciência do Comportamento. Proposta: tornar o comportamento objeto de estudo, ele próprio (e não ele como manifestação de algo)
Pensamento Skinneriano. 
Behaviorista Radical acaba com o dualismo por acreditar que o comportamento é uma função biológica do organismo vivo. Definição inovadora por considerar o comportamento como RELAÇÃO à natureza das relações organismo-ambiente é interativa!
O rompimento da biologia Em 1859 Darwin lança o livro “A origem das espécies” Teoria Evolucionista de Darwin. Seleção natural: as espécies mais adaptadas às condições do meio ambiente sobrevivem e se reproduzem; Na metade do sec. XIX- Psicologia como “ciência da mente” Os psicólogos adotaram o método filosófico da introspecção se a mente era um palco, com a introspecção, eu olharia dentro dela; Os psicólogos do sec. XIX achavam que com bastante prática e treino era possível.
Psicologia Objetiva Alguns psicólogos do sec. XIX não gostavam da Introspecção como método científico, pois ela era muito vulnerável a distorções pessoais; Se duas pessoas treinadas em introspecção discordassem nas suas conclusões, seria difícil resolver esse conflito; Ao passo que, com métodos científicos, os pesquisadores conseguem notar diferenças de procedimentos que talvez explicassem resultados diferentes; Alguns psicólogos utilizaram o método desenvolvido por Pavlov, um fisiologista Russo, que queria saber o que causava a salivação; Em 1904 – Pavlov ganha o prêmio Nobel de Medicina por seu pioneiro trabalho sobre aprendizagem, ele descobre o papel do condicionamento.
Psicologia Comparativa A teoria da Evolução teve um efeito profundo na Psicologia; Começaram a reconhecer que os humanos eram semelhantes a alguns animais, não somente em traços anatômicos, mas também em comportamento; As espécies se assemelham umas as outras, pois compartilha a mesma história evolutiva, logo, animais também sentem, ou seja, possuem estados mentais; No entanto, analisar os estados mentais dos animais era tão complicado quanto à introspecção. Também se tratava de um critério subjetivo.
No mentalismo, o acesso às ideias ou imagens se faria somente por meio da introspecção, que seria então revelada por meio de uma ação, gesto ou palavra. No Mentalismo, Temos aqui um modelo causal de ciência o indivíduo passivo recebe impressões do mundo; estas impressões são impressas na sua mente constituindo sua consciência; Analisar processos cognitivos também é uma forma de mentalismo. Watson propôs não utilizar nenhum dos termos tradicionais da Psicologia como mente, consciência, introspecção, para estudar apenas o comportamento objetivamente observável;
 Mas a definição de comportamento não ficou definida; Watson discordava que o comportamento podia ser resultado de herança genética, para ele, os seres humanos eram determinados apenas pelo seu ambiente, sendo assim, chegamos ao mundo como uma tábula rasa e quase tudo é aprendido; Watson prova que medos podem ser aprendidos e não herdados geneticamente; O behaviorismo metodológico não nega a existência da mente, mas nega-lhe status científico ao afirmar que não podemos estudá-la pela sua inacessibilidade. No behaviorismo metodológico, comprovação de que eu vejo um fenômeno consiste no fato de que os outros também o vê.
Definição de Comportamento Operante É uma relação entre organismo e ambiente em que a emissão da resposta altera o ambiente e, a depender desta alteração, resposta semelhante terá maior ou menor probabilidade de ocorrer futuramente.
1-Consequências seletivas (que ocorrem após o comportamento e modificam a probabilidade futura de ocorrerem comportamentos equivalentes);
2-Contextos que estabelecem a ocasião para o comportamento ser afetado por suas consequências (e que, portanto ocorreriam antes do comportamento e que igualmente afetariam a probabilidade desse comportamento).
4- Descartam-se os modelos que se baseiam na comparação de grupos de sujeitos amostrados estatisticamente, na medida em que cada sujeito é único! O sujeito funciona como seu próprio controle e as comparações entre dados são feitas usando-se um delineamento de sujeito único. O sujeito é comparado com ele mesmo.
5-Substitui o modelo de causalidade tradicional pelo modelo de relações funcionais, Relações funcionais são estabelecidas quando registramos mudanças na probabilidade de ocorrência dos comportamentos em relação a outras mudanças (consequências, contextos, ou ambos);
6- Nega o status de causalidade aos chamadoseventos mentais A análise do comportamento nega que o comportamento seja função de eventos mentais (mente alma ou cognição); O homem é visto como um todo, único, comparável apenas com ele mesmo; 
7-O comportamento é a verdadeira raiz para se entender as atividades humanas Skinner nomeia sua teoria de Behaviorismo Radical no sentido de raiz; Para se analisar as atividades humanas é preciso se concentrar na raiz da questão o comportamento!
8- Ênfase descritiva dos fenômenos antes de interpretar, Skinner entende ser necessária ampla coleta de dados, obtidos segundo uma metodologia e técnicas de observação tanto quanto possível isentas de vieses e procedimentos
9- Importância da experimentação
10- As causas do comportamento estão na relação organismo-ambiente – O papel das consequências
Análise funcional é a identificação das relações entre os eventos ambientais e as ações do organismo. Para se analisar a interação entre um organismo e seu ambiente é preciso considerar a ocasião em que a resposta ocorre à própria resposta e as consequências
11-Propõe um modelo científico de seleção pelas consequências
FILOGENÉTICAS - Características típicas de cada uma das espécies – INATO. Contingências de sobrevivência responsáveis pela seleção natural das espécies Seleção por consequência iniciou-se naquele momento em que surgiu uma molécula capaz de se reproduzir; Foi então que a seleção por consequências surgiu enquanto um modelo causal. O que denominamos comportamento evoluiu como um conjunto de funções aprofundando o intercâmbio entre organismo e ambiente; A evolução de dois processos permitiu que organismos individuais adquirissem comportamentos apropriados a novos ambientes: O condicionamento respondente e; O condicionamento operante.
ONTOGENÉTICO- Indivíduos desenvolvem um conjunto específico de respostas e de relações entre respostas e mudanças ambientais, Contingências de reforçamento responsáveis pelos repertórios adquiridos pelos indivíduos. Condicionamento Operante: novas respostas podem ser fortalecidas, ou seja, reforçadas por eventos que

Outros materiais