Buscar

Denotação_e_Conotação

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
Denotação
Denotação – é o significado comum aos usuários da língua, o elemento estável e objetivo. 
Mas as palavras, por natureza, podem ter vários sentidos. 
*
*
*
Denotação
Exemplos:
O joalheiro dourou o brinco e as pulseiras de sua filha.
O Ministro do Trabalho esteve a dourar a pílula no encontro com trabalhadores.
*
*
*
Denotação
No primeiro caso, dourar é dar um banho de ouro; no segundo, é exagerar no otimismo, vendo a situação de forma não realista.
Na denotação, a carga semântica não depende do contexto, mas da convenção.
*
*
*
Conotação
É parte da significação da palavra que não corresponde à significação estável, ou seja, diz respeito à capacidade da palavra para uma manifestação subjetiva.
São os diversos sentidos que uma palavra adquiro ao entrar em contato com outras palavras de um texto.
*
*
*
Conotação
A conotação é parte do significado das palavras utilizadas para as expansões emocionais; é capaz de sugestionar, despertar emoções, persuadir, implicando, com isso, subjetividade de expressão.
*
*
*
Denotação e Conotação
Leia o texto elaborado pelo SOS Criança, que acompanhava a foto de uma criança cujos olhos estavam encobertos por uma tarja preta:
Ninguém aprende a ler com uma 
tarja nos olhos
	Eu não sou bandido. Minha mãe me deu na cara, me bateu muito e disse que eu não presto pra nada, nem pra ser bandido. Aí, eu fugi de casa. Bandido é o cara que mora lá com ela. Aqui eu tenho meu pessoal: o Raxa, o Jacaré, o Boca. O Boca é malvada mas não deixa faltar comida e nem cola pra nós. Nós trama tudo junto com as ideia dele. As vez eu penso que era melhor tá na escola pra ser bombeiro. Mas não dá, né?
*
*
*
Denotação
A palavra “tarja”, no dicionário, é definida por meio de sentidos habituais ou denotativos. 1. ornato (pintura, desenho etc.) no entorno de um claro; guarnição, orla; 2. cercadura (moldura) composta por fios grossos pretos; 3. listra escura que se coloca sobre trabalho já impresso para encobrir erros ou trechos indesejáveis; 3.1 listra escura que se aplica sobre trecho que se deseja encobrir (por motivo de censura ou qualquer outro) em imagem impressa, fotográfica, cinematográfica etc.
*
*
*
Denotação
A palavra “tarja”, no texto do SOS Criança, tem o sentido de “listra escura” garantida visualmente pela figura da tira preta que recobre os olhos da criança
Confirma-se, então, o sentido habitual de “tarja”
*
*
*
Conotação
“Ninguém aprende a ler com uma tarja nos olhos”
Esta frase, vista na organização geral do texto, remete ao segundo sentido estrategicamente acrescentado à palavra “tarja”
Ao sentido denotado, “listra escura”, é então acrescentado um segundo sentido
*
*
*
Conotação
O sentido sobreposto ao primeiro é o conotado
O emprego conotativo da palavra “tarja” denuncia os impedimentos sofridos por uma criança marginalizada, cujo estado de abandono tende a se perpetuar.
“Tarja” passa a representar o circuito de pobreza, injustiças e agressões que, renovada e continuamente, exclui os já excluídos
*
*
*
Conotação
O tratamento dado a “tarja” se estende à ação de “ler”.
“Ler” passa a :
	Representar não apenas letramento, escolaridade, competência cognitiva; implica o ser no mundo, definido como ser pleno, com os direitos de cidadania preservados. “Ninguém aprende a ser pleno com uma tarja nos olhos”

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais