Buscar

Pratique III - Gabrielle Forato

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluno: GABRIELLE DOS SANTOS FORATO
DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS
A partir dos dados apresentados no texto base, na imagem e nos conhecimentos adquiridos ao longo da disciplina Desafios Contemporâneos, acerca dos direitos humanos, concepção de cidadania e dos movimentos sociais, faça uma análise sobre a tecnologia e seus efeitos sobre o imaginário das pessoas.
Deverá ser realizado um paralelo da evolução tecnológica desde os anos 60, passando pelos anos 90 até a atualidade.
É importante levantar dados de fontes diversas, converse com pessoas de diferentes idades e nos reporte o resultado destas investigações.
Os avanços na tecnologia são evidentes e tem sido cada vez mais velozes, a modernidade e alcance de novidades antes impensadas.
A comunicação entre pessoas tão facilitadas hoje com a internet e os smartphones, parecia utópico na década de 60, época dos nossos pais e avós quando pouquíssimos tinham um telefone em casa.
Me recordo de um aparelho preto pesado fixado a parede da casa de meus avós, com um bocal e uma manivela onde as crianças brincavam e viam aquele objeto " de decoração" com curiosidade, pois já não tinham mais outra utilidade nos anos 80, mas que foi usado para recados e conversas rápidas entre familiares distantes.
As famílias chamavam uma telefonista que passava o recado para o destinatário, isso de forma lenta e com intermediário.
Também tenho a lembrança de ir até a empresa de telefonia da cidade nos anos 80 , onde tinham muitas cabines com telefones grandes, vermelhos e com teclas, onde se inseria fichas e também os famosos orelhões espalhados pelas praças da cidade.
A geração 2000 não viu e talvez nem imagine essa realidade, a não ser através de filmes e livros históricos, pois atualmente mensagens são disparadas para qualquer lugar do mundo pelo celular e chegam em tempo real, com sons, vídeos e uma infinidade de outras funcionalidades que distraem o usuário, conectam pessoas distantes e fazem a função de equipamento de trabalho de praticamente todos, e o uso atinge toda e qualquer idade.
As crianças tem bastante facilidade em manusear os aparelhos para assistir desenhos e jogos, e os idosos com ajuda de filhos ou netos já se arriscam e também são adeptos das comunicações via aparelhos eletrônicos conectados online.
Todo este processo ocorreu e ocorre de forma acelerada e não sabemos a dimensão de onde mais se pode chegar, quais mais descobertas virão e os impactos na vida cotidiana e na forma de vivermos em comunidade com tantos avanços que dão lugar a possibilidades infinitas trazidas pela evolução tecnológica.
A velocidade do mundo está cada vez maior assim como o volume de informações e estímulos recebidos diariamente, como consequência o ritmo acelerado e a necessidade de constante atualização têm gerado uma sociedade ansiosa, angustiada e estressada.
As novas tecnologias fazem parte desse processo proporcionando uma verdadeira revolução na sociedade, tanto na melhoria da qualidade de vida quanto nos problemas psicológicos.
Nesse momento de pandemia, se não fosse pela tecnologia as atividades hoje realizadas em home office não seriam possíveis e muito mais desemprego e crise social e financeira estaria ocorrendo. O colapso financeiro mundial seria muito maior. Por outro lado, essa mesma tecnologia sobrecarregou a cotidiano das pessoas que tem em suas casas o trabalho, a escola dos filhos e o espaço de descanso.
Algumas áreas foram beneficiadas pela tecnologia, por exemplo a área médica que através das teles consultas proporciona a segurança e cuidado necessário nesse momento onde o isolamento social é tão importante para a saúde de todos. Através da tele consulta podemos ter acesso a diversas áreas da medicina e receber os tratamentos necessários. Com isso o volume de pessoas físicas nos hospitais pode ser reduzido e o risco de transmissão do vírus reduzida. Outra área é a educação que através dos cursos EAD um número maior de pessoas tem acesso a educação em diversas instituições renomadas sem sair de casa. Ampliou-se e democratizou-se o conhecimento em nível global.
A tecnologia revolucionou a comunicação entre as pessoas, impactando diretamente no comportamento pessoal e profissional. O contato está mais rápido, fácil e acessível, tanto que reuniões e happy hours virtuais não são mais uma novidade e fazem parte do cotidiano das pessoas. Não estar fisicamente em uma mesma cidade ou estado não é mais um problema. Podemos perceber isso com a evolução dos nossos aparelhos telefônicos. Desde os primeiros modelos que chegaram no Brasil nos anos de 1990 conhecidos como “tijorolas” que realizavam apenas ligações aos modelos atuais de smartphones há uma evolução tecnológica gigante. Hoje realizamos vídeo conferências, fazemos filmes, tiramos fotos incríveis, são mini computadores dando acesso ao mundo.

Continue navegando