Buscar

fase 1 projeto de pesquisa

Prévia do material em texto

8
UNIVERSIDADE UNIFACS
ESCOLA DE educação e teologia
CURSO DE PEDAGOGIA
FABIO VIANA LOPES
Projeto Integrador – Os desafios da Educação em meio ao isolamento causado pelo COVID-19
PORTO SEGURO
2021
FABIO VIANA LOPES
Projeto Integrador – Os desafios da Educação em meio ao isolamento causado pelo COVID-19
Linha de pesquisa – Cidadania, identidade e direitos humanos em educação.
Trabalho apresentado no Curso de pedagogia instituição de ensino superior Unifacs de São Paulo, como requisito para a realização da disciplina de prática profissional: Diagnóstico organizacional.
Orientador(es): Prof. Antonio Carlos de Almeida Gouveia Filho.
	 
PORTO SEGURO
2021 
RESUMO
Nesse projeto de pesquisa apresentará como está sendo realizada as aulas remotas em tempos de pandemia da COVID-19, as novas formas de ensinar formas de ensinar na educação infantil e básica, principalmente na adaptação e superação professores, alunos e família que estavam acostumados com as aulas e atendimentos presenciais. O fechamento das escolas ficou mais visível a desigualdade social pela grande diversidade educacional que existe no Brasil principalmente em relação a diferença da realidade das escolas publicas para as escolas privadas. Os desafios que a secretaria de educação junto com as escolas ao desenvolver o plano pedagógico para acompanhar o desenvolvimento educacional dos alunos, com recursos tecnológicos e formação dos professores.
Palavras-chave: Educação, Pandemia, Desigualdade.
SUMÁRIO
1.	INTRODUÇÃO (JUSTIFICATIVA)	8
1.1	Justificativa	9
1.2	Objetivos do trabalho	9
1.2 Objetivo específico	9
1. INTRODUÇÃO (JUSTIFICATIVA)
O surgimento da Pandemia do COVID-19 fez com que o país tomasse como medida de prevenção o isolamento social, que gerou uns grandes impactos na educação em um contexto geral. “De acordo com o Relatório de Monitoramento Global da Educação (Relatório GEM) de 2020, divulgado no final de junho, 258 milhões de crianças e jovens não tiveram acesso à educação”. Assim surgiu uma alternativa adotada pela secretaria de educação da Cidade de Porto Seguro – BA, as aulas remotas que são entregues aos pais/responsáveis, para serem feitas pelos alunos com suporte da família em suas casas. 
 Nesse processo de aprendizagem, os professores planejam junto com a diretora e a coordenadora atua como, estabelecendo uma rede de comunicação e aprendizagem focada em cumprir as funções pedagógicas buscando vencer a distância entre educador e o educando. Nesse sentido, construir planos de ensino à distância para educação básica e principalmente para educação infantil não é fácil, vai muito além de elaborar videoaulas em casa e entregar tarefas para serem feitas sem a professora o que impacta diretamente na desigualdade, pois, enquanto as da escola privada se adapta rapidamente ao ensino remoto com as ferramentas, recursos e estratégias, a rede pública não acompanha com tanta velocidade. 
 Pois os colégios públicos ainda não receberam equipamentos e programas necessários para implementar as aulas e provas pela internet. Surgindo a problemática da desigualdade social ficando ainda mais evidente, provocando um impacto na educação e no aprendizado dos alunos, pois, muitos da rede pública não têm sequer acesso à internet, um ambiente adequado para estudar, família sem estrutura de escolaridade para dar o suporte na realização das atividades, existem muitos professores que atualmente ainda não conseguem acompanhar tal avanço tecnológico, pelo fato de não ter domínio nem formação e habilidade adequada para aulas remotas/ensino à distância.
1.1 Justificativa
Diante do risco pelas aglomerações, na educação presencial, autoridades decretaram medidas bastante rígidas, com a suspensão temporária das aulas. Meses depois, boa parte das instituições de ensino continuou fechada para evitar o contágio e o aumento nos casos de Covid-19.
Com isso levou a escolher a linha de pesquisa “cidadania, identidade e direitos humanos em educação”, levando a busca de oferecer o direito a educação. 
Isolamento social afetou além da educação, o grande número de desemprego deixando muitas famílias passando por necessidades, por falta de uma boa gestão dos políticos. E os alunos das escolas do município Porto Seguro – Ba, estão sem ajuda da merenda escolar que os mesmos tem direito.
1.2 Objetivos do trabalho
O objetivo desse trabalho é analisar e observar como estar sendo realizado o processo de aprendizagem dos alunos e da formação dos professores está acontecendo para a adaptação no contexto atual, de aulas remotas. As metodologias adotadas pela comunidade escolar, calendário letivo, trabalho pedagógicos e avaliação para que os alunos não sejam ainda mais prejudicados. Principalmente analisar como isso está afetando diretamente os alunos da rede pública, especialmente das comunidades mais carentes que muitas vezes não tem o acesso à internet para acompanhar esse avanço tecnológico que exige o momento.
1.2 Objetivo específico 
· Identificar os desafios dos docentes com aulas remotas;
· Analisar como os alunos mais carentes tendo dificuldade de ter acesso a aulas online/remotas;
· Identificar as problemáticas que a educação se encontra causada pela pandemia do COVID-19.

Continue navegando