Buscar

Conceito funçao social contrato

Prévia do material em texto

Etimologicamente, contrato tem origem no latim contractu, que significa “tratar com”. 
Flavio Tartuce cita que: ‘’De início, nota-se que o contrato é um ato jurídico bilateral, dependente de pelo menos duas declarações de vontade, cujo objetivo é a criação, a alteração ou até mesmo a extinção de direitos e deveres. Os contratos são, em suma, todos os tipos de convenções ou estipulações que possam ser criadas pelo acordo de vontades e por outros fatores acessórios.’’
Em nosso atual Código Civil, assim como em seu antecessor de 1916, não há uma definição formal de contrato. Logo, para se ter uma é necessário observar outros conceitos como Fatos Jurídicos (art. 104 e 107), parte do Direito das Obrigações (art. 233 e 247) até Título V Dos Contratos em Geral, onde encontra-se o art. 421. 
Art. 421. A liberdade contratual será exercida nos limites da função social do contrato. Parágrafo único. Nas relações contratuais privadas, prevalecerão o princípio da intervenção mínima e a excepcionalidade da revisão contratual.
A respeito do Art. 421, norteador da função social do contrato, ressalta-se sua alteração através da Lei 13.874/2019, conhecida como Lei da Liberdade Econômica e originária da Medida Provisória 881, que adicionou o parágrafo único ao supracitado artigo.
Ainda de acordo com Flavio Tartuce: “função social deve ser visualizada com o sentido de finalidade coletiva, sendo efeito do princípio em questão a mitigação ou relativização da força obrigatória das convenções (pacta sunt servanda), na linha de se considerar possível a intervenção do Estado nos contratos, especialmente nos casos de abuso ou de excessos de uma parte perante outra.”
Mauricio Basso diz que  “a natureza jurídica da função social do contrato deve ser compreendida sob a premissa de que o contrato não pode trazer onerosidade excessiva, desproporção e injustiça social, bem como, não pode violar interesses individuais que abranjam a proteção da dignidade humana.”
Portanto, os contratos devem ser realizados de acordo com as concepções da sociedade em que se encontram a fim de que se estabeleça o equilíbrio na relação contratual. 
Para Pablo Stolze Gagliano, “o princípio da função social do contrato é uma norma geral de ordem pública, prevista expressamente no ordenamento jurídico nacional, que vincula a obrigatoriedade e necessidade do contrato ser interpretado de acordo com o contexto que se insere na sociedade.”
Maria Helena Diniz diz: “O art. 421 é um princípio geral de direito, ou seja, uma norma que contém uma cláusula geral. A ‘função social do contrato’ prevista no art. 421 do novo Código Civil constitui clausula geral, que impõe a revisão do princípio da relatividade dos efeitos do contrato em relação a terceiros, implicando a tutela externa do crédito; reforça o princípio de conservação do contrato, assegurando trocas úteis e justas e não elimina o princípio da autonomia contratual, mas atenua ou reduz o alcance desse princípio, quando presente interesses metaindividuais ou interesse individual relativo à dignidade da pessoa humana.”
Referências: 
Tartuce, Flavio. Manual de direito civil: volume único. – 10. ed. – Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: MÉTODO, 2020
https://elinelt.jusbrasil.com.br/artigos/145335694/o-principio-da-funcao-social-do-contrato

Continue navegando