Buscar

Atividade para impressão-Sociologia-1C - Prof Bruno - 4 Bimestre

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Governo do Estado de São Paulo – Secretaria de Estado da Educação
Diretoria de Ensino – Região de Santo André
E.E. Professor Rubens Moreira da Rocha
Prof. Bruno – SOCIOLOGIA – 4º Bimestre – Atividade 01
NOME: TURMA/SÉRIE: 1º C
(EM13CHS503) Identificar diversas formas de violência (física, simbólica, psicológica, suas principais vítimas, suas causas sociais, psicológicas e afetivas). 
Tipos de Violência
Embora a definição de violência inclua apenas os atos intencionais, excluindo, portanto, os acidentes, ha muitos questionamentos sobre a atribuição dessas ultima qualificação para os eventos ocorridos no transito e provocados por imprudência, descumprimento de leis e regras de transito, abuso da velocidade e uso concomitante de álcool.
O mesmo poderia ser dito para os acidentes no trabalho e no domicilio, quando relacionados a negligencia e a falta de segurança (BRASIL, 2010). Vejamos os tipos mais comuns de violência em nossa sociedade:
· Violência Física: A violência física é o uso da força com o objetivo de ferir, deixando ou não marcas evidentes. São comuns, murros, estalos e agressões com diversos objetos e queimaduras. 
· Violência Psicológica: A violência psicológica ou agressão emocional, tão ou mais prejudicial que a física, é caracterizada pela rejeição, depreciação, discriminação, humilhação, desrespeito e punições exageradas. É uma violência que não deixa marcas corporais visíveis, mas emocionalmente provoca cicatrizes para toda a vida. Existem várias formas de violência psicológica, como a mobilização emocional da vítima para satisfazer a necessidade de atenção, carinho e de importância, ou como a agressão dissimulada, em que o agressor tenta fazer com que a vítima se sinta inferior, dependente e culpada.
· Violência verbal: A violência verbal não é uma forma de violência psicológica. A violência verbal normalmente é utilizada para oportunar e incomodar a vida das outras pessoas. Pode ser feita através do silêncio, que muitas vezes é muito mais violento que os métodos utilizados habitualmente, como as ofensas morais (insultos), depreciações e os questionários infindáveis.
·  Violência sexual: Violência na qual o agressor abusa do poder que tem sobre a vítima para obter gratificação sexual, sem o seu consentimento, sendo induzida ou obrigada a práticas sexuais com ou sem violência física. A violência sexual acaba por englobar o medo, a vergonha e a culpa sentidos pela vítima, mesmo naquelas que acabam por denunciar o agressor, por essa razão, a ocorrência destes crimes tende a ser ocultada.
· Negligência: A negligência é o ato de omissão do responsável pela criança/idoso/outra (pessoa dependente de outrem) em proporcionar as necessidades básicas, necessárias para a sua sobrevivência, para o seu desenvolvimento (ABRAMOVAY, 2009, p. 01).
QUESTÕES
1. Violência na qual o agressor abusa do poder que tem sobre a vítima para obter gratificação sem o seu consentimento, ou obrigada a práticas, com ou sem violência física. De que tipo de violência estamos nos referindo? 
a) Violência Sexual
b) Violência Verbal
c) Violência Psicológica
d) Nenhuma das alternativas
2. É o uso da força com o objetivo de ferir, deixando ou não marcas evidentes. São comuns, murros, estalos e agressões com diversos objetos e queimaduras. De que tipo de violência estamos falando? 
a) Violência Moral
b) Violência
c) Violência Patrimonial
d) Violência Física
3. É o ato de omissão do responsável pela criança/idoso/outra (pessoa dependente de outrem) em proporcionar as necessidades básicas, necessárias para a sua sobrevivência, para o seu desenvolvimento (ABRAMOVAY, 2009, p. 01). Do que a pergunta está se referindo? 
a) Violência social
b) Violência verbal
c) Negligência
d) Violência simbólica

Continue navegando