Buscar

Documento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Por que realizar a gestão do estoque?
Realizar uma gestão de estoque significa ter consciência do patrimônio da sua organização e disponibilizar informações sobre os materiais que entram e saem da empresa. Dessa forma, o gestor tem condições de:
· evitar perdas e desvios;
· programar a frequência de abastecimento;
· tomar decisões de compra mais assertivas;
· identificar necessidades de reposição com antecedência.
Além disso, uma boa gestão de armazém permite que você realize um fluxo de caixa mais preciso e calcule seus lucros com mais eficácia.
Isso porque você pode ter no seu estoque vários lotes de um mesmo produto, adquiridos em datas diferentes e a preços distintos. Assim, o gerenciamento correto dessas informações permite que você calcule o preço de venda das mercadorias de maneira eficaz, evitando prejuízos e aumentando a sua lucratividade.
Quais são os métodos de avaliação de estoque?
Uma vez que o custo de aquisição dos materiais influencia o valor de venda dos seus produtos, é essencial contar com algum método de avaliação de estoque — processo que interfere diretamente na sua lucratividade total. A seguir, listamos os principais métodos utilizados pelas empresas na atualidade.
Curva ABC
Uma das metodologias mais estratégicas é chamada de curva ABC, que possibilita a separação dos materiais de acordo com o seu percentual sobre o volume total de estoque.
O intuito dessa análise é priorizar os itens de maior valor que têm também quantidades inferiores. Essa lógica inversamente proporcional exige que sejam avaliados o custo de aquisição, o preço de vendas e a quantidade disponível. Cada classe representa uma proporção da seguinte forma:
· classe A — aqui estão centralizados os itens de maior valor ou importância e correspondem a 20% do total;
· classe B — essa categoria corresponde a 30% dos itens em estoque cujo valor é intermediário;
· classe C — os 50% restantes representam os itens de menor valor.
Vale ressaltar que essa não é uma regra fixa. Portanto, busque identificar quais faixas de percentual fazem mais sentido para o seu negócio.

Outros materiais