A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DA QUALIDADE E O ATENDIMENTO HUMANIZADO NA ÁREA HOSPITALAR

Pré-visualização | Página 1 de 1

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DA QUALIDADE E O ATENDIMENTO HUMANIZADO NA ÁREA HOSPITALAR
A importância de se acompanhar os custos operacionais sem perder a qualidade do serviço tornou-se um mantra entre os gestores. E as empresas, cada vez mais, buscam ferramentas para melhor executar a sua administração. E na gestão hospitalar, o cenário não é diferente. Uma característica importante da gestão da qualidade relaciona-se diretamente à percepção de como o cliente irá perceber esta qualidade, à medida que se relaciona diretamente com as suas expectativas e suas necessidades. Já que a satisfação dos clientes está relacionada diretamente à qualidade no atendimento, uma maneira de entender quais são estas expectativas poderá ser mediante a avaliação feita pelos próprios usuários.  
A gestão da qualidade na área hospitalar possui estruturas e processos totalmente interligados, e a gestão da qualidade vai além da satisfação do cliente. A qualidade deve estar em cada um dos processos e procedimentos, focando a excelência, conformidade, regularidade, valor, especificações e a utilização de cada produto ou serviço conforme sua necessidade e indicação, visto que todos são de extrema importância para o sucesso final do atendimento.
Pensando nisso, um hospital que adota um modelo de administração conservador, mas que diante de mudanças exigidas pela sociedade incorporou novas técnicas de gestão, promovendo a melhoria em alguns setores, resultando em um maior dinamismo e integração de todas as áreas da organização.
Vamos Praticar
Caro professor, espera-se que o aluno descreva como a gestão da qualidade e o atendimento humanizado podem ajudar a gestão de um hospital. Qual seria a importância da gestão da qualidade para a empresa? Outras questões também precisam ser respondidas. Como a gestão pode aumentar significativamente o índice de satisfação dos seus clientes? Há melhoria da eficiência nos processos, atingidos com a implementação da Gestão da Qualidade? Com estas medidas, podemos considerar que ações para se atingir a satisfação do cliente foram atendimentos com a implementação da gestão da qualidade? Para ajudá-lo neste estudo, sugiro assistir ao filme Patch Adams: o amor é contagioso.
Ao final, disponibilize seu trabalho no fórum da seção.
Referências
BUSATO, I. M. S. Planejamento estratégico em saúde. Curitiba: InterSaberes, 2017. [Disponível na Biblioteca virtual].
CARPINETTI, L. C. R. Gestão da qualidade ISO 9001:2015: requisitos e integração com a ISO 14001:2015. 3. reimpr. São Paulo: Atlas, 2019.
LUONGO, J. Gestão da Qualidade. São Paulo: Rideel, 2011.
NASCIMENTO, A. B. do. Gestão hospitalar e qualidade do atendimento. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2017.
NUNES, F. de O. Segurança e saúde no trabalho: esquematizada. 2. ed. rev., atual. e ampl. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: MÉTODO, 2014.
OLIVEIRA, O. de. Gestão da qualidade, higiene e segurança na empresa. São Paulo: Cengage, 2016.
POSSOLLI, G. E. Acreditação hospitalar: gestão da qualidade , mudança organizacional e educação permanente. 1. ed. Curitiba: InterSaberes, 2017. [Disponível na Biblioteca virtual]