Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
22 pág.
Assessoria e Consultoria nas Instituições e Projetos Assessoria e Consultoria nas Instituições e Projetos Sociais

Pré-visualização | Página 1 de 5

Assessoria e Consultoria nas Instituições e Projetos Assessoria e Consultoria nas Instituições e Projetos Sociais (SES97)
O Estado compõe o primeiro setor da sociedade, sendo responsável pelas questões sociais. As questões de campo individual são organizadas pelo segundo setor, ou seja, pelas empresas privadas que tem como objetivo principal o lucro. 
Assinale a alternativa CORRETA que indica como podemos definir o terceiro setor:
A
O terceiro setor é formado por organizações civis e sobrevivem unicamente dos recursos do Estado.
B
O terceiro setor se organiza informalmente para dar conta das questões sociais que o Estado não consegue absorver.
C
O terceiro setor não é público nem privado, mas sim uma fusão da sociedade com o privado para um fim público, provendo muitas vezes as falhas do Estado.
D
As instituições do terceiro setor são criadas e mantidas pela participação voluntária, pois o terceiro setor que trabalha com o dinheiro público não tem auto sustento.
2
Na atualidade encontramos diversas formas de organização das instituições e no que tange à organização pública, podemos citar que ela tem uma finalidade principal.
Assinale a alternativa CORRETA que indica qual é a sua principal finalidade:
A
A prestação de serviços públicos a um grupo seleto da população.
B
A prestação de serviços básicos aos cidadãos ou a cobertura de setores estratégicos definidos a partir do bem comum de um grupo social ou de toda sociedade.
C
A finalidade de oferta de serviços e programas específicos mediante a renda dos cidadãos.
D
A administração pública se ocupa dos serviços e programas que dão conta da inclusão de determinados públicos caracterizados pela pobreza.
3
Existem algumas diferenças primordiais nos processos organizacionais de uma cooperativa, pois possuem princípios e conceitos diferenciados. Dentre os conceitos do cooperativismo, estão o de: cooperar, cooperação, cooperativismo, cooperativa e cooperado. Diante disso, associe os itens, utilizando o código a seguir:
 
I- Coopera.
 
II- Cooperação.
 
III- Cooperativismo.
 
IV- Cooperativa.
 
V- Cooperado.
 
(   ) É um método de ação pelo qual os indivíduos com interesses comuns constituem um empreendimento. Neste caso, todos têm direitos iguais e os resultados alcançados são repartidos entre os participantes.
 
(   ) É uma doutrina (sistema, movimento) que considera as cooperativas como uma forma ideal de organização das atividades socioeconômicas da população.
 
(   ) É o produtor rural, o trabalhador urbano ou outro profissional de qualquer atividade socioeconômica, o consumidor, o associado, que participam ativamente de uma cooperativa, cumprindo com os seus deveres e exercendo os seus direitos.
 
(   ) É uma empresa de propriedade coletiva, gerida democraticamente por no mínimo 20 pessoas que se associam, voluntariamente, para satisfazer aspirações e necessidades econômicas, sociais, culturais comuns.
 
(   ) É a capacidade de integração, colaboração e participação com outras pessoas que apresentam propósitos e objetivos comuns, para a construção de um projeto econômico único.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
I – II – III – IV – V.
B
II – III – V – IV – I.
C
I – III – II – V – IV.
D
II – III – I – IV – V.
4
As associações constituem hoje novas formas de ocupação do espaço público, contribuindo para a redefinição das relações entre sociedade/Estado. 
Acerca das associações, assinale a alternativa CORRETA:
A
As organizações do chamado terceiro setor se caracterizam por atividades públicas desenvolvidas por particulares que desenvolvem uma função social de resposta às necessidades sociais orientadas por valores de solidariedade, autorresponsabilização e individuação da ajuda.
B
As associações recreativas, de ajuda mútua e religiosas, podem ser caracterizadas como predominantemente conflitivas porque tematizam problemas na área sociocultural.
C
As ações do movimento associativista têm como eixo principal o apelo dirigido à solidariedade, visando ao desmonte da máquina estatal no setor das políticas públicas.
D
Como entidades autônomas, as associações comunitárias se colocam como alternativas às formas de intervenção do Estado e abrem espaço para a superação das desigualdades sociais através da terceirização.
5
Independentemente de ser pública, privada ou do terceiro setor podemos observar que existem organizações, entidades e instituições em todos os campos do mundo, e em todas as etnias e culturas, pois devemos partir do princípio de que onde se aglomeram pessoas em prol de determinados objetivos comuns, estas acabam formando uma organização, pois compreende-se que o princípio fundamental de qualquer organização é uma divisão de trabalho, permitindo uma multiplicação das capacidades individuais.
Assinale a alternativa CORRETA que conceitua as organizações do terceiro setor:
A
São as organizações governamentais, como as fundações, organizações filantrópicas entre outras. São denominadas de organizações de caráter social, de puro interesse público, mas não econômico, pois buscam desenvolver suas atividades em prol de necessidades sociais e  organizacionais.
B
Compreende todas as organizações de competência do Estado, como as prefeituras, empresas públicas, autarquias entre outras. O qual é caracterizado por compreender todos os aspectos da gestão/administração pública, que possui por intuito suprir as necessidades da coletividade social e o bem público.
C
São as organizações não governamentais, como as fundações, organizações filantrópicas entre outras. São denominadas de organizações de caráter social, de puro interesse privado, mas não econômico, pois buscam desenvolver suas atividades em prol de necessidades sociais e não organizacionais.
D
Denominadas de organizações de cunho industrial, comercial, financeiro, de lazer e entretenimento, de prestação de serviços entre outras. Que por intermédio da gestão empresarial particular possui por norte os fatores econômicos subjetivos da própria organização, em que busca única e exclusivamente suprir suas próprias necessidades e as necessidades de seus consumidores.
6
Para uma organização (enquanto instituição) o fator organização (como forma e ato de organizar) é fundamental para a sobrevivência dela, pois se uma instituição não for bem organizada esta não atingirá seus objetivos e metas comuns, acarretando a ineficácia e ineficiência organizacional. Diante disso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
 
(    ) Que existe uma estrutura representada por um organograma e não é formada por sua estrutura física, tecnológica e pessoal.
 
(    ) Deve haver a combinação dos esforços subjetivos dos seus integrantes em prol dos objetivos coletivos.
 
(    ) Existe a divisão de tarefas, conforme habilidade e competência dos seus integrantes.
 
(    ) A gestão deve trabalhar individualmente em todo o processo de planejamento organizacional para após passar para a equipe.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F – F – V – V.
B
V – F – F – V.
C
V – V – F – F.
D
F – V – V – F.
7
Nos processos organizacionais de uma cooperativa, existem algumas diferenças primordiais, pois possuem princípios e conceitos diferenciados, assim, cooperar significa a capacidade de integração, colaboração e participação com outras pessoas que apresentam propósitos e objetivos comuns para a construção de um projeto econômico único e de cooperação.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
É o produtor rural, o trabalhador urbano ou outro profissional de qualquer atividade  socioeconômica, o consumidor, o associado, que participam ativamente de uma cooperativa, cumprindo com os seus deveres e exercendo os seus direitos.
B
É um método de ação pelo qual os indivíduos com interesses comuns constituem um empreendimento.
C
É uma doutrina (sistema, movimento) que considera as cooperativas como uma forma ideal de organização das atividades socioeconômicas da população.
D
É uma empresa de propriedade coletiva, gerida democraticamente por no mínimo 20 pessoas que se associam, voluntariamente,
Página12345