Buscar

Vitaminas e sais minerais- parte escrita com referências

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Aluna: Francieli Thaís Eckardt
Fisiologia Humana II
VITAMINAS E SAIS MINERAIS
O Papel das Vitaminas no Organismo Humano
Vitaminas são compostos orgânicos que não podem ser sintetizados em quantidades suficientes pelo organismo humano e por isso devem ser adquiridos ou suplementados pela dieta. São de grande importância para o correto funcionamento do corpo humano e homeostasia. As vitaminas são requeridas pelo organismo em pequenas quantidades e por isso são chamadas de micronutrientes. 
As vitaminas são requeridas para diversas funções celulares. Muitas vitaminas exercem a função de precursores de coenzimas e são importantes para enzimas do metabolismo intermediário 
As vitaminas do complexo B podem ser classificadas de acordo com suas funções fisiológicas como liberadoras de energia, hematopoiéticas, ou tendo outras funções. As vitaminas do complexo B liberadoras de energia são a tiamina, a riboflavina, a niacina, o ácido pantotênico, a biotina e a vitamina B6. As com funções hematopoiéticas são o folato, a B12, a B6 e o ácido pantotênico.
A vitamina C possui diversas funções fisiológicas como participação na hidroxilação e síntese de colágeno, de carnitina e de norepinefrina, além de possuir diversas funções antioxidantes. Tem efeitos benéficos contra câncer, doenças cardiovasculares, catarata, colesterol elevado, oxidação lipídica, hipertensão, envelhecimento e outros. A vitamina C é adicionada a diversos alimentos tanto para suplementação alimentar como devido ao seu poder antioxidante, evitando a oxidação dos alimentos 
A vitamina A tem função de regulação do metabolismo e crescimento celular, regulando a expressão de diversos genes no corpo humano e também é essencial para a visão 
A vitamina K é indispensável para a coagulação sanguínea, participando da síntese de diversos fatores da cascata de coagulação. Também participa da formação dos ossos, sendo indispensável à síntese de osteocalcina que por sua vez se mostra necessária para a formação da matriz óssea 
A vitamina D atua como um hormônio no corpo humano e regula o metabolismo do cálcio, fósforo e osso 
A vitamina E é um antioxidante lipossolúvel que mantém a integridade de membranas celulares, indispensável para a saúde do coração, olhos, prevenção de câncer. Possui ainda funções de sinalizador celular e regulação da expressão gênica. 
O Papel dos Sais Minerais no Organismo Humano
Os sais minerais são substâncias inorgânicas essenciais para o funcionamento adequado do nosso organismo. Eles estão presentes como eletrólitos nos líquidos corporais, como componentes de enzimas e hormônios e como componentes estruturais de alguns órgãos, tais como ossos e dentina nos dentes.
Os sais minerais são elementos que têm sua origem a partir do solo, sendo assim, os seres vivos não podem produzi-los. Para conseguirmos os sais necessários para nossa sobrevivência, uma alimentação adequada e balanceada é essencial.
Apesar de existirem mais de 50 minerais no organismo, somente os minerais cálcio (Ca), fósforo (P), magnésio (Mg), potássio (K), sódio (Na), cloro (Cl), enxofre (S), ferro (Fe), cobalto (Co), cobre (Cu), iodo (I), manganês (Mn), zinco (Zn) e selênio (Se) são essenciais aos processos metabólicos e por isso mesmo devem estar presentes na alimentação. Os minerais Calcio, fosforo, magnésio, potássio, sódio, Cloro e enxofre são denominadas macroelementos, pois são necessários em quantidades maiores, como, por exemplo, cerca de 1 kg a 1,5 kg de Calcio e cerca de 170 g de enxofre são encontrados no organismo. Os minerais Ferro, Cobalto, Cobre, Iodo, Manganês, Zinco e Selênio são denominados microelementos, oligoelementos ou elementos-traços, porque são necessários em quantidades muito pequenas, encontrados nos fluidos corporais em concentrações de micrograma por decilitro e em concentrações de miligramas por kg nos tecidos. 
Como agem no metabolismo
Os sais minerais são nutrientes que apresentam as mais variadas funções e podem ser observados em seres vivos e também na matéria não viva. Nos seres vivos, encontram-se dissolvidos em água ou imobilizados. Os dissolvidos em água estão sob a forma de íons, enquanto os imobilizados são encontrados nas estruturas esqueléticas, sendo pouco solúveis.
Os organismos vivos são incapazes de produzir sais minerais, assim sendo, devem retirar esses nutrientes de fontes alimentares de origem animal ou vegetal. 
Apesar de não fornecerem calorias, a ingestão dessas substâncias é de fundamental importância, uma vez que os minerais atuam, entre outras funções, na formação de ossos e dentes, condução do impulso nervoso, coagulação, manutenção do equilíbrio osmótico, transferência de substâncias pelas membranas e no processo de respiração celular.
A falta de sais minerais no corpo dos seres vivos pode ser fatal, uma vez que altera significativamente o metabolismo. Assim sendo, uma alimentação saudável torna-se essencial para a manutenção do equilíbrio do corpo.
Referencias:
https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=BgdyCgAAQBAJ&oi=fnd&pg=PA275&dq=vitaminas+e+minerais+fisiologia+artigo+cientifico&ots=gJUWgjCl8s&sig=wkpOAcAGgQYWvwwVcpM5qjsoIS8
https://monografias.brasilescola.uol.com.br/biologia/vitaminas-minerais-um-breve-estudo.htm

Continue navegando