Buscar

GRA0742 FERRAMENTAS DE DASHBOARD A3


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GRA0742 FERRAMENTAS DE DASHBOARD
Atividade A3
Quando nos referimos ao tema sobre dimensões usadas na construção de ferramentas de dashboard, estamos falando sobre a representação dos dados em um modelo onde dados relacionado ao contexto espacial interferem no resultado final. Vamos usar um exemplo bem comum nos dias atuais usado por quase toda a população: os aplicativos de GPS (Sistema de Posicionamento Global) e os de acompanhamento do trânsito. Estes aplicativos fazem uso de dados georreferenciados, ou seja, dados que usam como base a referência da localização no mapa para construir um gráfico.
Sobre estas ferramentas que fazem uso de dados georreferenciados, descreva de que forma elas contribuem para a vida do homem nos dias atuais, mas também avalie as limitações enfrentadas por esta tecnologia.
Resposta:
Atualmente, as aplicações que se baseiam em dados georreferenciados estão por toda parte na vida das pessoas. No uso cotidiano, é instantâneo vir à mente aplicativos como o Waze, Maps, Uber, entre tantos outros. Nas aplicações comerciais, são inúmeras as áreas se utilizam de sistemas de georreferenciamento e dados espaciais, por exemplo o planejamento urbano, a saúde pública, os transportes e a agricultura. Empresas de vários portes também se utilizam de dados georreferenciados como ferramenta para analisar o mercado e seus clientes, podendo com isso influenciar o direcionamento estratégico do negócio.
Quando se pensa nas limitações que a geotecnologia enfrenta nos dias de hoje, percebe-se que a estaticidade dos modelos de representação muitas vezes impõe dificuldades face à dinamicidade dos fenômenos espaciais. Os modelos tradicionais, baseados em dados finitos e estáticos, são insuficientes para abordar toda uma nova classe de aplicações de fluxo contínuo e potencialmente ilimitado de informação. Portanto, o desafio da geoinformação é o desenvolvimento de modelos espaço-temporais adequados à representação de fenômenos simultaneamente variáveis no espaço e no tempo.