Buscar

RELATO DE EXPERIÊNCIA E PRÉ projéto pronto

Prévia do material em texto

RELATO DE EXPERIÊNCIA E PRÉ-PROJETO
FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA 
Pedagogia
 
 
 
 
 
 
 
 
 
ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV
 
 
 
 
 
 
	
 
Geórgia Roberta Ferreira Metz 
Monica Mirian Vasco Rodrigues - 180117932
 
 
 
Lapa
2021
FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA 
Pedagogia
 
 
 
 
 
 
 
 
 
ESTÁGIO SUPERVISIONAD IV
 
 
Trabalho apresentado como requisito parcial para a atribuição de nota na disciplina de Estágio Supervisionado IV, do curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Educacional da Lapa – FAEL. 
Orientador: Prof. (a). Patricia Pereira Palhano. 
 
 
Geórgia Roberta Ferreira Metz 
Monica Mirian Vasco Rodrigues – 180117932
Lapa
2021
	Coloque aqui o link do microvideo:
1. RELATO DE EXPERIÊNCIA
1.1 PESQUISA: CONHECENDO O PPP (PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO)
 Projeto Político pedagógico 
 O projeto político pedagógico é um conjunto de orientações que dirá para onde a escola vai e o que ela irá fazer, além de um instrumento que reflete a proposta educacional da escola. É através dele que a comunidade escolar pode desenvolver um trabalho coletivo, cujas responsabilidades pessoais e coletivas são assumidas para execução dos objetivos estabelecidos. 
 A qualificação profissional, salários dignos, jornada de trabalho que inclua tempo livre para os estudos e atuação dos professores em atividades extraclasses, são condições indispensáveis para se ter pessoas responsáveis e competentes na construção da proposta da escola, baseado na construção de parcerias com a comunidade que mostramos o êxito de qualquer projeto educacional que tem como meta o desenvolvimento da cidadania e a construção da identidade da escola.
 O PPP define a intencionalidade e as estratégias da escola, deve possibilitar a os membros da escola uma tomada de consciência dos problemas e das possíveis soluções, estabelecendo as responsabilidades de todos. A presença do debate democrático possibilita a produção de critérios coletivos no seu processo de elaboração, assimilando significados comuns a os diferentes agentes educacionais e colaborando com a identificação desses com o trabalho desenvolvido.
Apesar das escolas se basearem em normas gerais da educação, as unidades escolares se diferenciam entre si, cada instituição tem suas necessidades e princípios específicos, por isso o PPP se torna eficiente e capaz de proporcionar a escola o bom andamento das atividades escolares, pois o mesmo e elaborado com base na realidade das mesmas, além de organizar as aulas e o calendário, o PPP pode ser usado pela gestão de ensino como uma maneira de acompanhar o processo burocrático, financeiro e logístico, entendendo o que deve ser melhorado e aperfeiçoado. com isso, é possível registrar as metas, o modo de funcionamento da instituição, sua visão, seus objetivos, as metodologias, entre outros pontos relevantes para a comunidade escolar.
1.2 ENTREVISTA: A REALIDADE ESCOLAR DURANTE A PANDEMIA
Texto com, no mínimo 20 linhas.
Entreviste um profissional da área da educação (professor, diretor ou pedagogo) de forma remota (via e-mail, WhatsApp, entre outros).
· Apresente o nome do entrevistado, função na escola e nome da escola na qual o entrevistado está vinculado, e questione-o sobre:
1. Quais são as principais estratégias educacionais adotadas pela sua escola para manutenção do processo de ensino e aprendizagem na situação de pandemia do novo Coronavírus (Covid-19)? 
2. A escola faz uso de alguma ferramenta tecnológica? Qual?
3. Como você avalia os reflexos do ensino remoto no futuro do processo de ensino?
A partir da entrevista construa um texto, de no mínimo 20 linhas.
2. PRÉ-PROJETO
2.1 TEMA
O Lúdico Como Facilitador Da Aprendizagem Na Educação Infantil
2.2 PROBLEMA 
Como utilizar o Lúdico como um recurso de aprendizagem pela criança, fazendo com que a ação educativa seja percebida no seu desenvolvimento integral?
2.3 OBJETIVO
Analisar a importância do lúdico no ensino das crianças de Educação Infantil visando uma formação integral da criança;
Estudar os documentos de referência na Educação Infantil e perceber as possibilidades e os limites das crianças diante dessas atividades no dia a dia, mobilizando a prática de cada um;
Compreender como se dá o desenvolvimento da criança na Educação Infantil a partir de uma prática educativa centrada nas atividades lúdicas.
 
2.4 JUSTIFICATIVA 
 
 A Educação Infantil é atualmente considerada a etapa mais importante da vida escolar da criança, pois é nela que a criança vai construir as bases de sua formação, com elementos e aspectos que ela levará durante toda a sua vida adulta. A criança pequena aprende melhor quando a aprendizagem se torna prazerosa, sendo assim, o lúdico não pode ser dissociado da Educação Infantil;
Por isso, é imprescindível que nessa fase o ensino seja de qualidade de acordo com as necessidades da criança, sem, contudo, deixar de lado o caráter formador da educação. A qualidade do ensino perpassa por diversos pontos, dentre eles a prática pedagógica, o cotidiano da sala de aula, todas as ações nas quais a criança vai estar inserida na escola. E essas ações devem garantir que a aprendizagem aconteça.
E os jogos são instrumentos lúdicos de aprendizagem que proporcionam velocidade no processo de mudança de comportamento e aquisição de novos conhecimentos, as crianças compartilham um conjunto de situações regulares em sua forma e frequência, que envolvem ações estruturantes para o bem-estar delas na escola. Propor um espaço para brincar e conviver com outros de diversos aspectos e cultura.
Aprender jogando e uma maneira divertida, segura e atualizada de aprender e ensinar. Nos dias atuais os pais não têm mais tempo de brincar com seus filhos, deixando essa tarefa para escola, o que mais se vê e o número de escolinhas de esporte, computação, de danças crescendo rapidamente. Na escola não há mais com ausentar o lúdico do processo pedagógico, ao se separar as crianças do ambiente lúdico estão automaticamente ignorando seus próprios conhecimentos, pois quando a criança entra na escola ela já possui muitas experiências que lhes foram proporcionadas através das brincadeiras e do jogo.
E brincando também que a criança aprende a respeitar regras, a ganhar e perder, a ampliar seu relacionamento social e a respeitar a si mesmo e o próximo. Por meio da ludicidade a criança começa a expressar-se com maior facilidade, ouvir, respeitar e discordar de opiniões, exercendo sua liderança, e sendo liderados e compartilhando sua alegria de brincar.
Claro que não podemos esquecer que a escola também tem seu lado sério, mas sempre observando a forma pela qual ela interage com as crianças. É necessário que a mesma valorize a seriedade na busca do conhecimento, resgatando o lúdico, o prazer do estudo, sem reduzir a aprendizagem ao que é prazeroso em si mesmo.
A essência do bom professor está na habilidade de planejar metas para aprendizagem das crianças, mediarem suas experiências, auxiliar no uso das diferentes linguagens, realizarem intervenções e mudar a rota quando necessário. Talvez, os bons professores sejam os que respeitam as crianças e por isso levam qualidade lúdica para a sua prática pedagógica.
REFERÊNCIAS
 
 OLIVEIRA, Vera Barros de (org.). O Brincar e a Criança do Nascimento aos Seis Anos. 4 ed. Petrópolis; Vozes, 2002.
https://www.folhavitoria.com.br/
ANEXOS

Continue navegando