Buscar

PESQUISA QUALITATIVA - PAPER

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO À PESQUISA:
PESQUISA QUALITATIVA E SUAS POSSIBILIDADES
Gabriel Nogueira Castello Branco 1
Jessica Karolayne da Silva Barros 1
Cristiane Maria de Oliveira Ribeiro 1
Mayara Silva Santos 1
Josemília Soares da Silva Lima 1
Marcelo Gonzales Froza 2 
1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 
Segundo Neves (1996, p. 2-3) o desenvolvimento de uma pesquisa qualitativa “supõe um corte temporal-espacial de determinado fenômeno por parte do pesquisador, [...] e trazem como contribuição ao trabalho uma mistura de procedimentos de cunho racional e intuitivo capazes de contribuir para a melhor compreensão dos fenômenos”.
Na pesquisa qualitativa, o pesquisador traça um roteiro inicial com o objetivo de descobrir informações sobre o tema. Para Godoy (1995, p. 58):
De maneira diversa, a pesquisa qualitativa não procura enumerar e/ ou medir os eventos estudados, nem emprega instrumental estatístico na análise dos dados. Parte de questões ou focos de interesses amplos, que vão se definindo à medida que o estudo se desenvolve. Envolve a obtenção de dados descritivos sobre pessoas, lugares e processos interativos pelo contato direto do pesquisador com a situação estudada, procurando compreender os fenômenos segundo a perspectiva dos sujeitos, ou seja, dos participantes da situação em estudo.
De acordo com Martins (2004) em sua metodologia é indagado e questionado seus limites e possibilidades a cerca do conhecimento crítico nos caminhos de processos científicos. Em sua definição a pesquisa qualitativa foca na análise de microprocessos, pelos estudos de ações sociais e grupais, coletando dados e utilizando a heterodoxia durante o processo de análise. Geralmente durante sua elaboração percebe-se que os resultados são tirados a base de intuição e indagação por não ser uma pesquisa usando amostras reais físicas e sim dados, que levam certo tempo dependendo de qual tipo de pesquisa será abordada.
REFERÊNCIAS
GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas, v. 35, n. 2, p. 57-63, 1995.
MARTINS, H. H. T. S. Metodologia qualitativa de pesquisa. Educação e Pesquisa, v. 30, n. 2, p. 289-300, 2004.
NEVES, J. L. Pesquisas qualitativas características, usos e possibilidades. In. Cadernos de pesquisas em Administração, v. 1, n. 3, 1996.
1 Acadêmicos
2 Tutor Externo
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI – Biomedicina (código da turma) - Prática do Módulo 1 – xx/11/2021

Continue navegando