Buscar

Pesquisa sobre Temas Contemporâneos

Prévia do material em texto

ESCOLA EST. DE ENS. MÉDIO NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO
Pesquisa sobre Temas Contemporâneos 
da Sociologia
Alunos: Gabrielly Ribas Borchartt Maciel e Lucas Schwandes Martins
Turma: 201
· A questão agraria no Brasil
Introdução 
A questão agrária diz respeito à estrutura fundiária e às relações produtivas e de trabalho no campo brasileiro. Assim, ela envolve fatores como a terra, o capital, os meios de produção e a mão de obra. A problemática agrária brasileira teve início com a distribuição desigual de terras no período da colonização, e só se agravou com o passar do tempo. A Revolução Verde e o ingresso maior do capital no espaço agrário aprofundaram ainda mais as desigualdades e intensificaram os conflitos no campo, principalmente nas áreas de expansão da fronteira agrícola.
A questão agrária pode ser definida como o conjunto de atividades que se desenvolvem no campo somado à sua estrutura, organização e ao modo de produção agrícola. Envolve as relações entre trabalho e capital e entre a terra e o capital no meio rural. Levando à similaridade entre os termos, a questão agrária pode ser confundida com a questão agrícola, e, embora haja correlação entre ambas, porém fala sobre coisas diferentes.
Desenvolvimento
Podemos distinguir fatores em comum em os meios de estudo da questão agraria em preocupações centrais para a problemática agrária brasileira. 
· O primeiro e talvez mais antigo deles são o latifúndio e a concentração de terras no Brasil. Atrelado a eles está, a questão da estrutura fundiária brasileira e a forma como acontece a distribuição de terras no campo. Esse aspecto envolve o tamanho das propriedades e a sua quantidade bem como o número de estabelecimentos que pertencem aos pequenos, médios ou grandes proprietários de terras.
· A questão agrária se ocupa também de problemas como a grilagem de terras, os conflitos que acontecem no campo, motivados pelas disputas territoriais e pelo acesso à terra, a demarcação de terras indígenas é um dos principais aspectos da questão agrária brasileira na atualidade. 
· Com o passar do tempo e o advento de novos meios e técnicas de produção aliado à inserção do capital no campo, surge um novo modo de produção agropecuária. Sendo possível fazer a distinção entre agricultores familiares ou camponeses e grandes produtores rurais, sendo boa parte destes associada ao agronegócio.
Assim, além da terra propriamente dita, outros fatores importantes que permeiam a questão agrária brasileira são o capital e as relações de trabalho no campo. Mais recentemente, a exploração dos recursos naturais e as ameaças ao meio ambiente têm integrado igualmente a problemática agrária brasileira.
· Questão agrária no Brasil atual
A questão agrária brasileira possui alguns atores principais, são eles:
· Estado;
· mercado;
· latifundiários;
· agroindústrias;
· camponeses;
· pequenos e médios proprietários de terra;
· comunidades tradicionais (como os indígenas e quilombolas);
· movimentos sociais e outras entidades.
O problema central que permeia o espaço agrário brasileiro é, ainda hoje, a concentração fundiária, sendo assim, há uma extensa área concentrada em poucos estabelecimentos rurais.
Grande parte dos latifúndios se encontra em áreas de fronteira agrícola, para onde houve a expansão de monocultivos como o da soja, que hoje é a principal commodity agrícola brasileira.
Muito da mão de obra e dos pequenos e médios produtores dessas áreas acabou por se deslocar para os centros urbanos em função da modernização produtiva, que extinguiu postos de trabalho, da competitividade imposta e até mesmo por conta da grilagem de terras, ameaças e outros motivos que provocam a sua expulsão do campo. 
A reforma agrária se encontra no cerne da questão agrária brasileira, visando à desapropriação de latifúndios improdutivos e redistribuição dessas terras. 
A problemática ambiental, a exploração em ritmo acelerado dos recursos naturais e a abertura de novas áreas produtivas por meio de práticas como a da queimada, por exemplo, têm ganhado também cada vez mais importância e urgência no debate da questão agrária brasileira.

Continue navegando