Buscar

Aparelho locomotor atividade 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aparelho locomotor- Atividade 1
José, 33 anos de idade, atleta profissional de Artes Marciais Mistas (MMA), sofreu fratura fechada na tíbia durante uma competição, após ter levado um golpe do oponente. Assim, após ter recebido os cuidados imediatos da equipe médica, foi encaminhado ao Hospital Geral para avaliação médica. O médico realizou o exame físico no qual constatou dor, edema, vermelhidão, aumento da temperatura local, limitação de amplitude de movimento e fraqueza muscular em músculos adjacentes caracterizando um processo inflamatório agudo. Além disso, solicitou exames de imagem e decidiu que o caso tinha indicação cirúrgica.
O médico explicou à José como a cirurgia seria realizada e que para que o processo de reparação e cicatrização tecidual pudesse ocorrer efetivamente ele seria mantido com fixador externo, inicialmente por 15 dias, ficando aos cuidados da equipe de enfermagem e da equipe médica neste período. O médico explicou também que um dia após a intervenção cirúrgica, José seria encaminhado para a reabilitação fisioterapêutica, a fim de otimizar o processo de cicatrização óssea e recuperação das sequelas funcionais ocorridas em decorrência da fratura e da imobilização. Porém, segundo o médico, José só poderia voltar a treinar com seu educador físico após reavaliação médica.
Considerando a fratura sofrida por José e o tratamento dado ao caso, explique como ocorre o processo de reparação e cicatrização tecidual e quais são as características de uma fratura óssea fechada.
Referência:
MOORE, K. L. Anatomia orientada para a clínica. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.
PORTH, C. M.; GROSSMAN, S. Porth: Fisiopatologia. 9. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.
"
Olá VANESSA.
Para responder a questão, envie um arquivo ou escreva sua resposta na caixa de texto abaixo.
Formato de arquivos aceitos: doc, docx, odt, pdf, rtf ou txt.
Resposta:
Uma fratura fechada, é aquela em que houve o rompimento do osso, podendo ser de maneira transversal, longitudinal, oblíqua, em espiral ou até mesmo cominutiva, porém nessa fratura não ocorre rasgos na pele no local da fratura, sendo assim , não se pode ver os fragmentos ósseos sem que sejam feitos exames de imagem. Já o processo de reparação tecidual e cicatrização dessa fratura se da através da reposição das células perdidas por tipos celulares capazes de realizar mitose no tecido. No caso de José o processo inflamatório já havia se iniciado e foi constatado pelo médico, após a cirurgia os outros dois processos restantes para a total reparação tecidual ocorrerão naturalmente, onde o próximo estágio é de proliferação, que é quando de fato a lesão será fechada, dando início a formação de pequenos grânulos arredondados sintetizados pelos fibroblastos. Em seguida, o que pode ser dentro de meses, o processo passa para o estágio de reparo e remodelação, onde o tamanho da cicatriz e a vermelhidão diminuam, há um aumento força de tensão e finalmente a fratura e todos os sintomas relacionados estarão sanados.

Continue navegando