Buscar

ATV DIREITO MUNICIPAL

Prévia do material em texto

DIREITO MUNICIPAL
1 - O Estatuto da Cidade, Lei nº 10.257, de 10 de julho de 2001, traz em seus capítulos III e IV, respectivamente, disposições sobre o Plano Diretor e sobre a Gestão democrática da cidade, em diversos artigos.
Considerando as características desses dois capítulos, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
(V) Com o objetivo de garantir a gestão democrática da cidade, deve-se lançar mão de instrumentos como órgãos colegiados de política urbana, em âmbito nacional, estadual e municipal.
(F) Todas as cidades que possuem população superior a 10 000 habitantes devem elaborar seu Plano Diretor.
(F) A lei que instituir o plano diretor deverá ser revista, pelo menos, a cada duas décadas e não é necessário englobar o território do município, como um todo, no referido plano.
(V) Iniciativas populares de projetos de lei e de planos, programas e projetos de desenvolvimento urbano são instrumentos de gestão democrática da cidade.
Assinale a sequência correta.
A) - F V F V
B) - V F V F
C) - V F F V
D) - F V V F
Justifique e fundamente sua resposta.
A alternativa correta é a letra C. o item I está correto em razão do que dispõe o art. 43 caput e inciso I da lei 10.257/01 prevê que para garantir a gestão democrática na cidade deverão ser utilizados instrumentos como órgãos colegiados de política urbana, em âmbito nacional, estadual e municipal. A questão traz a expressão “lançar mão” no sentido de que devem ser utilizados, conforme expressa o dispositivo legal. O item II está incorreto pois o art. 41 da lei 10.257/01 prevê a obrigatoriedade do plano diretor para as cidades que tenham mais de 20 mil habitantes. O item III está incorreto visto que o §3º do art. 40 da lei 10.257/01 dispõe que a lei que instituir o plano diretor deverá ser revista, pelo menos, a cada 10 anos. O item IV está correto uma vez que é prevista como instrumento da gestão democrática a iniciativas populares de projetos de lei e de planos, programas e projetos de desenvolvimento urbano no inciso IV do art. 43 da lei 10.257/01.
2 - Acerca do que prevê a Lei nº 10.257/01, que estabelece diretrizes gerais da política urbana, assinale a alternativa correta.
A) Lei municipal específica para área incluída no plano diretor poderá determinar o parcelamento, a edificação ou utilização compulsórios do solo urbano não edificado, subutilizado ou não utilizado, no entanto não irá fixar as condições e os prazos para implementação da referida obrigação.
B) Decorridos cinco anos de cobrança do IPTU progressivo sem que o proprietário tenha cumprido a obrigação de parcelamento, edificação ou utilização, o Município poderá proceder à desapropriação do imóvel, com pagamento em títulos da dívida pública. (ALTERNATIVA CORRETA)
C) Os títulos da dívida pública terão prévia aprovação pelo Congresso Nacional e serão resgatados no prazo de até cinco anos, em prestações semestrais, iguais e sucessivas, assegurados o valor real da indenização e os juros legais de seis por cento ao ano.
D) Aquele que possuir como sua área ou edificação urbana de até duzentos e cinquenta metros quadrados, por cinco anos, ininterruptamente e sem oposição, utilizando-a para sua moradia ou de sua família, adquirir-lhe-á o domínio, mesmo que não seja proprietário de outro imóvel urbano ou rural.
E) Na ação de usucapião especial urbana é facultativa a intervenção do Ministério Público.
Justifique e fundamente sua resposta.
A alternativa A está incorreta pois o art. 5º da lei 10.257/01 prevê que Lei municipal específica para área incluída no plano diretor poderá determinar o parcelamento, a edificação ou a utilização compulsórios do solo urbano não edificado, subutilizado ou não utilizado, no entanto tal dispositivo prevê que a referida lei deve fixar as condições e os prazos para implementação da referida obrigação.
A alternativa B está correta, pois apresenta o que expressa o art. 8º da lei 10.257/01.
A alternativa C está incorreta visto que o disposto no §1° do art. 8º, prevê a aprovação do Senado Federal aos títulos da divida pública, e que estes serão resgatados no prazo de ate 10 anos em prestações anuais.
A alternativa D esta incorreta em razão da locução “mesmo que” a qual é uma locução concessiva, ao passo que o disposto no art. 9º da lei 10.257/01 traz a expressão “desde que”, a qual é uma locução subordinativa condicional.
A alternativa E está incorreta visto que o §1º do art. 12 dispõe que a intervenção do Ministério Público é obrigatória na ação de usucapião urbana.
3 - O Município X irá elaborar o seu Plano Diretor. Há em seu Estado o Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE). O Município:
A) fará o seu Plano Diretor sem levar em consideração o ZEE, diante da autonomia federativa.
B) aprovará o seu Plano Diretor, que prevalecerá, em qualquer situação, em relação ao ZEE.
C) fará o seu Plano Diretor sem levar em consideração as questões ambientais.
D) submeterá o seu Plano Diretor para anuência do Estado.
E) observará, obrigatoriamente, o ZEE para elaborar o seu Plano Diretor. (ALTERNATIVA CORRETA)
Justifique e fundamente sua resposta.
A alternativa E é a única correta em razão do que dispõe o inciso IX do art. 9º da lei complementar 140/11, que explana que o município deverá, para a elaboração do plano diretor, observar os zoneamentos ambientais já instituídos.
4 - Sobre o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza, de competência dos Municípios e do Distrito Federal, é correto afirmar.
A) No caso de contratação de serviços de engenharia ou arquitetura, o contribuinte do tributo será o tomador do serviço.
B) O imposto não será objeto de concessão de isenções, incentivos ou benefícios tributários ou financeiros, e terá a sua alíquota mínima fixada em dois por cento.
C) Nos serviços executados em águas marítimas, o fato gerador do imposto será sempre o local do estabelecimento prestador dos serviços.
D) A incidência do imposto tem como fato gerador a prestação e a denominação do serviço constantes em lista anexa de que trata a Lei Complementar própria.
E) O ato municipal que respeite a alíquota mínima do imposto, no caso de serviço prestado a tomador ou intermediário localizado em Município diverso daquele onde está localizado o prestador do serviço, será nulo.
Justifique e fundamente sua resposta.
A alternativa A está incorreta visto que o art. 5º da lei complementar nº 116 de 2003 dispõe que o contribuinte é o prestador de serviços.
A alternativa B está correta em razão do que se extrai da leitura do art. 8-A, caput e § 1º da lei complementar nº 116 de 2003 que dispõe que tal imposto não será objeto de concessão de isenções, incentivos ou benefícios tributários ou financeiros, e estabelece que o mesmo terá a alíquota mínima fixada em dois por cento.
A alternativa C está incorreta pois o §3º do art. 3º, Considera ocorrido o fato gerador do imposto no local do estabelecimento prestador nos serviços executados em águas marítimas, excetuados os serviços descritos no subitem 20.01, este que contempla serviços portuários, ferroportuários, utilização de porto, movimentação de passageiros, reboque de embarcações, rebocador escoteiro, atracação, desatracação, serviços de praticagem, capatazia, armazenagem de qualquer natureza, serviços acessórios, movimentação de mercadorias, serviços de apoio marítimo, de movimentação ao largo, serviços de armadores, estiva, conferência, logística e congêneres.
A letra D está incorreta visto que o art. 1º da lei complementar nº 116/03 dispõe que a incidência do referido imposto tem como fato gerador a prestação de serviços constantes da lista anexa da referida lei.
A alternativa E está incorreta visto que § 2º do art. 8-A da referida lei complementar nº 116/03 dispõe que será nulo o ato municipal que não respeite a alíquota mínima do imposto
5 - Sobre o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
(V) O locatário não possui legitimidade ativa para discutir a relação jurídico-tributária de IPTU e de taxas referentes ao imóvel alugadonem para repetir indébito desses tributos.
(V) É defeso, ao município, atualizar o IPTU, mediante decreto, em percentual superior ao índice oficial de correção monetária.
(V) O contribuinte do IPTU é notificado do lançamento pelo envio do carnê ao seu endereço.
(F) A incidência do IPTU sobre imóvel situado em área considerada pela lei local como urbanizável ou de expansão urbana está condicionada à existência dos melhoramentos públicos elencados Código Tributário Nacional.
Assinale a sequência correta.
A) V V V F
B) F V F F
C) V F V V
D) F V F V
Justifique e fundamente sua resposta.
A letra A é a alternativa correta visto que o item I é verdadeiro, pois este traz a literalidade do que está transcrito na Súmula 614 do STJ: "O locatário não possui legitimidade ativa para discutir a relação jurídico-tributária de IPTU e de taxas referentes ao imóvel alugado nem para repetir indébito desses tributos; O item II está verdadeiro pois reproduz o previsto na Súmula 160 do STJ: “É defeso, ao Município, atualizar o IPTU, mediante decreto, em percentual superior ao índice oficial de correção monetária”; O item III está correto pois transcreve a SÚMULA 397 do STJ - O contribuinte de IPTU é notificado do lançamento pelo envio do carnê ao seu endereço; Sendo o item IV o único incorreto visto que o mesmo dispõe que “A incidência do IPTU sobre imóvel situado em área considerada pela lei local como urbanizável ou de expansão urbana está condicionada à existência dos melhoramentos públicos elencados Código Tributário Nacional”, assertiva esta que diverge do que dispõe a Súmula 626 do STJ que assevera que "A incidência do IPTU sobre imóvel situado em área considerada pela lei local como urbanizável ou de expansão urbana não está condicionada à existência dos melhoramentos elencados no art. 32, § 1º, do CTN".
III - CORRETA- Súmula 160 do STJ: “É defeso, ao Município, atualizar o IPTU, mediante decreto, em percentual superior ao índice oficial de correção monetária”.
IV - CORRETA-

Continue navegando