Logo Passei Direto
Buscar

sindrome sistematica aol 01

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Leia o trecho a seguir: “Embora o diabetes seja um importante distúrbio caracterizado principalmente pela hiperglicemia, não se trata de uma única condição e existem diferentes tipos de diabetes. Em geral a sintomatologia pode ser similar, mas existem especificidades que podem diferenciar os tipos de diabetes.” Fonte: INTERNATIONAL DIABETES FEDERATION. Disponível em: . Acesso em: 04 mai. 2020.
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre os diferentes tipos de diabetes, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( ) O diabetes tipo I também pode ser conhecido como diabetes juvenil (embora esse termo não mais se aplique), pois é uma doença autoimune que em geral manifestava-se mais cedo nos indivíduos.
II. ( ) O diabetes gestacional é assintomático na maioria das gestantes, sendo necessário o exame para confirmação do diagnóstico.
III. ( ) O diabetes tipo II é secundário ao diabetes tipo I, então um distúrbio leva ao outro e as células β do pâncreas estão preservadas em ambos os distúrbios.
IV. ( ) O diabetes tipo I e tipo II apresentam a mesma característica de destruição das células β do pâncreas, sempre com a necessidade de administração de insulina exógena pelo paciente.
V. ( ) O diabetes tipo II tem como característica a resistência periférica à insulina, mesmo que o pâncreas continue a produzir esse hormônio.
1. V, F, F, F, V.
2. F, F, V, F, V.
3. F, V, V, F, F.
4. V, V, F, V, F.
5. V, V, F, F, V.

Leia o trecho a seguir: “O Diabetes é uma das maiores emergências mundiais em saúde coletiva, sendo responsável por 40% das doenças cardiovasculares, levando milhares de indivíduos à morte. Estima-se que existam em torno de 415 milhões de adultos no mundo acometidos por esse distúrbio e o metabolismo da insulina desempenha papel importante na instalação e desenvolvimento dessa patologia.” Fonte: ASSOCIAÇÃO NACIONAL PARA ATENÇÃO AO DIABETES. Disponível em: Acesso em: 04 mai. 2020.
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre diabetes, é correto afirmar que o papel da insulina é fundamental para o desenvolvimento e controle do diabetes mellitus e sua relação com a glicose se dá porque:
1. a insulina é o principal hormônio produtor de glicose no sangue, então sua falta acarreta acúmulo de glicose sanguínea, ocasionando as alterações de açúcar no sangue que são característicos do diabetes.
2. a hipoglicemia causada pela diminuição de açúcar no sangue em jejum ocasiona a diminuição de insulina com consequente redução de glicose.
3. a glicose liga-se bioquimicamente à insulina e a carrega para os tecidos para que seja utilizada no metabolismo celular e com isso promove um rápido aumento nos níveis glicêmicos sanguíneos.
4. a insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas cujo papel é carrear a glicose sanguínea para utilização nos tecidos, sendo o principal o músculo esquelético.
5. a insulina é o principal hormônio produzido pelo pâncreas e sua ausência pode prejudicar o carreamento de glucagon para os tecidos, acumulando a glicose no sangue.

Leia o trecho a seguir: “A polineuroatropatia de Charcot é uma das complicações do diabetes mellitus que afeta os pés e tornozelos. Ocorre degeneração progressiva das articulações podendo levar à destruição e desarranjo da arquitetura óssea e articular. A destruição pode levar ao surgimento de proeminências ósseas, resultado da inflamação prolongada no pé devido a neuropatia adjacente.” Fonte: INTERNATIONAL DIABETES FEDERATION. Disponível em . Acesso em: 04 mai. 2020.
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre polineuroatropatia de Charcot analise as afirmativas a seguir:
I. A polineuroartopatia de Charcot é uma manifestação clínica que apresenta os estágios agudo, subagudo e crônico.
II. É evidenciada uma destruição óssea e subluxação articular importante nos pés dos indivíduos com polineuroatropatia de Charcot.
III. Todo indivíduo com diabetes desenvolverá a polineuroatropatia de Charcot em algum momento da doença.
IV. Neuropatia sensorial também é uma das causas de polineuroatropatia de Charcot, assim como outras manifestações do pé diabético.
V. O tratamento cirúrgico para o pé com comprometimento pela neuroartropatia de Charcot é realizado sem a necessidade de intervenção cirúrgica.
1. I, II e IV.
2. III, IV e V.
3. II, III, IV e V.
4. I, II, III e V.
5. II e IV.

Leia o trecho a seguir: “Pessoas com diabetes têm risco aumentado para o desenvolvimento de vários problemas de saúde. O aumento da glicose sanguínea pode levar a uma doença séria e atingir vários órgãos, tais como coração, vasos sanguíneos, olhos, rins, nervos e pés. Estar atento aos sinais e sintomas do diabetes é importante para o diagnóstico e controle da evolução para doença grave.” Fonte: INTERNATIONAL DIABETES FEDERATION. Disponível em: . Acesso em: 04 mai. 2020.
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre diabetes, analise os sinais e sintomas de diabetes dispostos a seguir e associe-os com a melhor descrição para cada um deles:
1) Polifagia.
2) Polidpsia.
3) Poliúria.
4) Parestesia.
5) Cetonúria.
( ) Presença de corpos cetônicos na urina.
( ) Aumento do apetite (fome) mesmo tendo se alimentado.
( ) Formigamento, sensação de diminuição da sensibilidade.
( ) Aumento do débito urinário.
( ) Aumento da sede.

Leia o trecho a seguir: “25% das pessoas com diabetes recebem o diagnóstico acidental, ou seja, não apresentavam qualquer sintoma que tivesse chamado sua atenção. Frequentemente esse paciente procura atendimento porque apresenta uma lesão no pé e não imagina que tem algo mais sério. De acordo com o doutor Eliud Garcia Duarte Júnior, coordenador da Comissão Nacional de Atuação Multidisciplinar de Diabetes e Pé Diabético da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular, ‘o paciente pode procurar o médico com uma lesão no pé sem saber que é portador de diabetes há dois, três, cinco anos’.” Fonte: TAVARES, M. Pé diabético necessita de cuidados redobrados. G1. Disponível em: . Acesso em: 04 mai. 2020.
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre o pé diabético, uma das diversas complicações do diabetes, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( ) As principais complicações do pé diabético se devem à neuropatia periférica, caracterizada pelo dano ao sistema vascular periférico.
II. ( ) A úlcera no pé diabético tem alta relação com a perda de sensibilidade causada pela neuropatia sensitiva periférica.
III. ( ) A infecção no pé diabético pode ser compreendida como qualquer processo infeccioso abaixo do maléolo.
IV. ( ) As úlceras decorrentes de feridas não visualizadas no pé ocorrem devido à redução de sensibilidade causado pela hipoglicemia.
V. ( ) O pé diabético é uma das principais causas de amputação no mundo.
1. V, V, F, F, V.
2. F, V, V, F, V.
3. V, F, F, F, V.
4. F, F, V, V, F.
5. F, V, F, F, V.

Leia o trecho a seguir: “A cetoacidose diabética ocorre mais comumente em pacientes com diabetes tipo I (podendo também acometer indivíduos com o diabetes tipo II) e é configurada como uma emergência médica. Ocorre porque os mecanismos que levam ao seu desenvolvimento envolvem a utilização dos estoques de gordura pelo organismo para gerar energia e isso causa a formação de cetonas, que podem alterar o pH sanguíneo.” Fonte: SOCIEDADE BRASILEIRA DE DIABETES. Disponível em: . Acesso em: 04 mai. 2020.
Vimos então que a cetoacidose diabética é um importante fator de relevância clínica (e grave) no diabetes. Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre diabetes analise as afirmativas a seguir:
I. A redução dos níveis de glicose no sangue é o fator desencadeador da cetoacidose diabética.
II. Existem vários sinalizadores de cetoacidose nos exames laboratoriais, como cetonúria e aumento de cetonas no sangue.
III. A cetoacidose diabética é o evento anterior à resistência a insulina, sendo então um dos motivadores dessa alteração na sensibilidade a insulina.
IV. A descompensação diabética com níveis glicêmicos iguais ou superiores a 250 mg/DL é um dos sinais de cetoacidose diabética.
V. Em caso de o indivíduo não controlar as complicações da cetoacidose diabética, poderá ocorrer evolução do quadro para coma e até morte.
1. II, III, IV e V.
2. II, IV e V.
3. II, III e IV.
4. I, III, IV e V.
5. I, IV e V.

Leia o trecho a seguir: “As manifestações do pé diabético ou ainda doença do pé diabético – principalmente devido a neuropatia, doença arterial periférica e/ou infecção, podem levar a complicações mais graves. O pé diabético é uma das mais impactantes complicações de todo do elenco de distúrbios ocasionados pelo diabetes e envolve mais de uma condição patológica, tal como a polineuroartopatia de Charcot.” Fonte: INTERNATIONAL DIABETES FEDERATION. Disponível em . Acesso em: 04 mai. 2020.
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre essa complicação diabética, a polineuartropatia, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( ) A polineuroatropatia de Charcot é uma manifestação clássica de infecção diabética, causada pela alteração vascular periférica.
II. ( ) No estágio agudo da polineuroatropatia de Charcot pode ocorrer alteração da temperatura do pé acometido.
III. ( ) A polineuroatropatia de Charcot é uma condição em que, na maioria dos casos, o diagnóstico é tardio, e a destruição osteoarticular já está avançada.
IV. ( ) As lesões repetitivas, associadas às forças alteradas no arco e antepé, são causas das deformidades ósseas e articulares da polineuroatropatia de Charcot.
V. ( ) A úlcera é a manifestação clínica que predispõe a polineuroatropatia de Charcot.
1. F, V, V, V, F.
2. V, V, F, F, V.
3. V, F, V, V, F.
4. F, V, F, V, F.
5. F, V, V, F, V.

Leia o trecho a seguir: “O podólogo realiza o atendimento de todas as patologias apresentadas pelo pé diabético, respeitando os níveis diferenciados de risco. Para todo pé diabético, recomendam-se sessões mensais para cuidados com unhas, remoção de calos e calosidades, higienização geral e hidratação dos pés.” Fonte: COELHO, V. Podologia ajuda nos cuidados com pés diabéticos. Revista Saúde. Disponível em: . Acesso em: 04 mai. 2020.
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre as complicações e características do pé diabético, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( ) As neuropatias sensitivas são as responsáveis pela ausência de sensibilidade que levam o indivíduo a não perceber os traumatismos ocasionados nos pés, levando aos machucados e ulcerações.
II. ( ) A úlcera no pé diabético aparece nos casos de infecção severa no pé, excluindo outros fatores causais.
III. ( ) A alteração da função normal dos pés e que leva a alterações motoras e sensoriais somente ocorre após o aparecimento de úlceras.
IV. ( ) A neuropatia periférica já apresenta sintomas logo em seu início, permitindo a avaliação do paciente precocemente e seu tratamento antes de evoluir para machucados ou ulcerações.
V. ( ) As áreas mais comuns de desordens nos pés diabéticos são calcanhar (região posterior), região do metatarso e hálux.

assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s): I. ( ) As neuropatias sensitivas são as responsáveis pela ausência de sensibilidade que levam o indivíduo a não perceber os traumatismos ocasionados nos pés, levando aos machucados e ulcerações. II. ( ) A úlcera no pé diabético aparece nos casos de infecção severa no pé, excluindo outros fatores causais. III. ( ) A alteração da função normal dos pés e que leva a alterações motoras e sensoriais somente ocorre após o aparecimento de úlceras. IV. ( ) A neuropatia periférica já apresenta sintomas logo em seu início, permitindo a avaliação do paciente precocemente e seu tratamento antes de evoluir para machucados ou ulcerações. V. ( ) As áreas mais comuns de desordens nos pés diabéticos são calcanhar (região posterior), região do metatarso e hálux. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. ( ) As neuropatias sensitivas são as responsáveis pela ausência de sensibilidade que levam o indivíduo a não perceber os traumatismos ocasionados nos pés, levando aos machucados e ulcerações.
II. ( ) A úlcera no pé diabético aparece nos casos de infecção severa no pé, excluindo outros fatores causais.
III. ( ) A alteração da função normal dos pés e que leva a alterações motoras e sensoriais somente ocorre após o aparecimento de úlceras.
IV. ( ) A neuropatia periférica já apresenta sintomas logo em seu início, permitindo a avaliação do paciente precocemente e seu tratamento antes de evoluir para machucados ou ulcerações.
V. ( ) As áreas mais comuns de desordens nos pés diabéticos são calcanhar (região posterior), região do metatarso e hálux.
1. V, F, F, V, V.
2. Incorreta: F, V, V, F, V.
3. V, F, F, V, F.
4. V, F, F, F, V.
5. F, V, F, F, V.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Leia o trecho a seguir: “Embora o diabetes seja um importante distúrbio caracterizado principalmente pela hiperglicemia, não se trata de uma única condição e existem diferentes tipos de diabetes. Em geral a sintomatologia pode ser similar, mas existem especificidades que podem diferenciar os tipos de diabetes.” Fonte: INTERNATIONAL DIABETES FEDERATION. Disponível em: . Acesso em: 04 mai. 2020.
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre os diferentes tipos de diabetes, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( ) O diabetes tipo I também pode ser conhecido como diabetes juvenil (embora esse termo não mais se aplique), pois é uma doença autoimune que em geral manifestava-se mais cedo nos indivíduos.
II. ( ) O diabetes gestacional é assintomático na maioria das gestantes, sendo necessário o exame para confirmação do diagnóstico.
III. ( ) O diabetes tipo II é secundário ao diabetes tipo I, então um distúrbio leva ao outro e as células β do pâncreas estão preservadas em ambos os distúrbios.
IV. ( ) O diabetes tipo I e tipo II apresentam a mesma característica de destruição das células β do pâncreas, sempre com a necessidade de administração de insulina exógena pelo paciente.
V. ( ) O diabetes tipo II tem como característica a resistência periférica à insulina, mesmo que o pâncreas continue a produzir esse hormônio.
1. V, F, F, F, V.
2. F, F, V, F, V.
3. F, V, V, F, F.
4. V, V, F, V, F.
5. V, V, F, F, V.

Leia o trecho a seguir: “O Diabetes é uma das maiores emergências mundiais em saúde coletiva, sendo responsável por 40% das doenças cardiovasculares, levando milhares de indivíduos à morte. Estima-se que existam em torno de 415 milhões de adultos no mundo acometidos por esse distúrbio e o metabolismo da insulina desempenha papel importante na instalação e desenvolvimento dessa patologia.” Fonte: ASSOCIAÇÃO NACIONAL PARA ATENÇÃO AO DIABETES. Disponível em: Acesso em: 04 mai. 2020.
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre diabetes, é correto afirmar que o papel da insulina é fundamental para o desenvolvimento e controle do diabetes mellitus e sua relação com a glicose se dá porque:
1. a insulina é o principal hormônio produtor de glicose no sangue, então sua falta acarreta acúmulo de glicose sanguínea, ocasionando as alterações de açúcar no sangue que são característicos do diabetes.
2. a hipoglicemia causada pela diminuição de açúcar no sangue em jejum ocasiona a diminuição de insulina com consequente redução de glicose.
3. a glicose liga-se bioquimicamente à insulina e a carrega para os tecidos para que seja utilizada no metabolismo celular e com isso promove um rápido aumento nos níveis glicêmicos sanguíneos.
4. a insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas cujo papel é carrear a glicose sanguínea para utilização nos tecidos, sendo o principal o músculo esquelético.
5. a insulina é o principal hormônio produzido pelo pâncreas e sua ausência pode prejudicar o carreamento de glucagon para os tecidos, acumulando a glicose no sangue.

Leia o trecho a seguir: “A polineuroatropatia de Charcot é uma das complicações do diabetes mellitus que afeta os pés e tornozelos. Ocorre degeneração progressiva das articulações podendo levar à destruição e desarranjo da arquitetura óssea e articular. A destruição pode levar ao surgimento de proeminências ósseas, resultado da inflamação prolongada no pé devido a neuropatia adjacente.” Fonte: INTERNATIONAL DIABETES FEDERATION. Disponível em . Acesso em: 04 mai. 2020.
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre polineuroatropatia de Charcot analise as afirmativas a seguir:
I. A polineuroartopatia de Charcot é uma manifestação clínica que apresenta os estágios agudo, subagudo e crônico.
II. É evidenciada uma destruição óssea e subluxação articular importante nos pés dos indivíduos com polineuroatropatia de Charcot.
III. Todo indivíduo com diabetes desenvolverá a polineuroatropatia de Charcot em algum momento da doença.
IV. Neuropatia sensorial também é uma das causas de polineuroatropatia de Charcot, assim como outras manifestações do pé diabético.
V. O tratamento cirúrgico para o pé com comprometimento pela neuroartropatia de Charcot é realizado sem a necessidade de intervenção cirúrgica.
1. I, II e IV.
2. III, IV e V.
3. II, III, IV e V.
4. I, II, III e V.
5. II e IV.

Leia o trecho a seguir: “Pessoas com diabetes têm risco aumentado para o desenvolvimento de vários problemas de saúde. O aumento da glicose sanguínea pode levar a uma doença séria e atingir vários órgãos, tais como coração, vasos sanguíneos, olhos, rins, nervos e pés. Estar atento aos sinais e sintomas do diabetes é importante para o diagnóstico e controle da evolução para doença grave.” Fonte: INTERNATIONAL DIABETES FEDERATION. Disponível em: . Acesso em: 04 mai. 2020.
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre diabetes, analise os sinais e sintomas de diabetes dispostos a seguir e associe-os com a melhor descrição para cada um deles:
1) Polifagia.
2) Polidpsia.
3) Poliúria.
4) Parestesia.
5) Cetonúria.
( ) Presença de corpos cetônicos na urina.
( ) Aumento do apetite (fome) mesmo tendo se alimentado.
( ) Formigamento, sensação de diminuição da sensibilidade.
( ) Aumento do débito urinário.
( ) Aumento da sede.

Leia o trecho a seguir: “25% das pessoas com diabetes recebem o diagnóstico acidental, ou seja, não apresentavam qualquer sintoma que tivesse chamado sua atenção. Frequentemente esse paciente procura atendimento porque apresenta uma lesão no pé e não imagina que tem algo mais sério. De acordo com o doutor Eliud Garcia Duarte Júnior, coordenador da Comissão Nacional de Atuação Multidisciplinar de Diabetes e Pé Diabético da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular, ‘o paciente pode procurar o médico com uma lesão no pé sem saber que é portador de diabetes há dois, três, cinco anos’.” Fonte: TAVARES, M. Pé diabético necessita de cuidados redobrados. G1. Disponível em: . Acesso em: 04 mai. 2020.
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre o pé diabético, uma das diversas complicações do diabetes, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( ) As principais complicações do pé diabético se devem à neuropatia periférica, caracterizada pelo dano ao sistema vascular periférico.
II. ( ) A úlcera no pé diabético tem alta relação com a perda de sensibilidade causada pela neuropatia sensitiva periférica.
III. ( ) A infecção no pé diabético pode ser compreendida como qualquer processo infeccioso abaixo do maléolo.
IV. ( ) As úlceras decorrentes de feridas não visualizadas no pé ocorrem devido à redução de sensibilidade causado pela hipoglicemia.
V. ( ) O pé diabético é uma das principais causas de amputação no mundo.
1. V, V, F, F, V.
2. F, V, V, F, V.
3. V, F, F, F, V.
4. F, F, V, V, F.
5. F, V, F, F, V.

Leia o trecho a seguir: “A cetoacidose diabética ocorre mais comumente em pacientes com diabetes tipo I (podendo também acometer indivíduos com o diabetes tipo II) e é configurada como uma emergência médica. Ocorre porque os mecanismos que levam ao seu desenvolvimento envolvem a utilização dos estoques de gordura pelo organismo para gerar energia e isso causa a formação de cetonas, que podem alterar o pH sanguíneo.” Fonte: SOCIEDADE BRASILEIRA DE DIABETES. Disponível em: . Acesso em: 04 mai. 2020.
Vimos então que a cetoacidose diabética é um importante fator de relevância clínica (e grave) no diabetes. Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre diabetes analise as afirmativas a seguir:
I. A redução dos níveis de glicose no sangue é o fator desencadeador da cetoacidose diabética.
II. Existem vários sinalizadores de cetoacidose nos exames laboratoriais, como cetonúria e aumento de cetonas no sangue.
III. A cetoacidose diabética é o evento anterior à resistência a insulina, sendo então um dos motivadores dessa alteração na sensibilidade a insulina.
IV. A descompensação diabética com níveis glicêmicos iguais ou superiores a 250 mg/DL é um dos sinais de cetoacidose diabética.
V. Em caso de o indivíduo não controlar as complicações da cetoacidose diabética, poderá ocorrer evolução do quadro para coma e até morte.
1. II, III, IV e V.
2. II, IV e V.
3. II, III e IV.
4. I, III, IV e V.
5. I, IV e V.

Leia o trecho a seguir: “As manifestações do pé diabético ou ainda doença do pé diabético – principalmente devido a neuropatia, doença arterial periférica e/ou infecção, podem levar a complicações mais graves. O pé diabético é uma das mais impactantes complicações de todo do elenco de distúrbios ocasionados pelo diabetes e envolve mais de uma condição patológica, tal como a polineuroartopatia de Charcot.” Fonte: INTERNATIONAL DIABETES FEDERATION. Disponível em . Acesso em: 04 mai. 2020.
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre essa complicação diabética, a polineuartropatia, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( ) A polineuroatropatia de Charcot é uma manifestação clássica de infecção diabética, causada pela alteração vascular periférica.
II. ( ) No estágio agudo da polineuroatropatia de Charcot pode ocorrer alteração da temperatura do pé acometido.
III. ( ) A polineuroatropatia de Charcot é uma condição em que, na maioria dos casos, o diagnóstico é tardio, e a destruição osteoarticular já está avançada.
IV. ( ) As lesões repetitivas, associadas às forças alteradas no arco e antepé, são causas das deformidades ósseas e articulares da polineuroatropatia de Charcot.
V. ( ) A úlcera é a manifestação clínica que predispõe a polineuroatropatia de Charcot.
1. F, V, V, V, F.
2. V, V, F, F, V.
3. V, F, V, V, F.
4. F, V, F, V, F.
5. F, V, V, F, V.

Leia o trecho a seguir: “O podólogo realiza o atendimento de todas as patologias apresentadas pelo pé diabético, respeitando os níveis diferenciados de risco. Para todo pé diabético, recomendam-se sessões mensais para cuidados com unhas, remoção de calos e calosidades, higienização geral e hidratação dos pés.” Fonte: COELHO, V. Podologia ajuda nos cuidados com pés diabéticos. Revista Saúde. Disponível em: . Acesso em: 04 mai. 2020.
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre as complicações e características do pé diabético, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( ) As neuropatias sensitivas são as responsáveis pela ausência de sensibilidade que levam o indivíduo a não perceber os traumatismos ocasionados nos pés, levando aos machucados e ulcerações.
II. ( ) A úlcera no pé diabético aparece nos casos de infecção severa no pé, excluindo outros fatores causais.
III. ( ) A alteração da função normal dos pés e que leva a alterações motoras e sensoriais somente ocorre após o aparecimento de úlceras.
IV. ( ) A neuropatia periférica já apresenta sintomas logo em seu início, permitindo a avaliação do paciente precocemente e seu tratamento antes de evoluir para machucados ou ulcerações.
V. ( ) As áreas mais comuns de desordens nos pés diabéticos são calcanhar (região posterior), região do metatarso e hálux.

assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s): I. ( ) As neuropatias sensitivas são as responsáveis pela ausência de sensibilidade que levam o indivíduo a não perceber os traumatismos ocasionados nos pés, levando aos machucados e ulcerações. II. ( ) A úlcera no pé diabético aparece nos casos de infecção severa no pé, excluindo outros fatores causais. III. ( ) A alteração da função normal dos pés e que leva a alterações motoras e sensoriais somente ocorre após o aparecimento de úlceras. IV. ( ) A neuropatia periférica já apresenta sintomas logo em seu início, permitindo a avaliação do paciente precocemente e seu tratamento antes de evoluir para machucados ou ulcerações. V. ( ) As áreas mais comuns de desordens nos pés diabéticos são calcanhar (região posterior), região do metatarso e hálux. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. ( ) As neuropatias sensitivas são as responsáveis pela ausência de sensibilidade que levam o indivíduo a não perceber os traumatismos ocasionados nos pés, levando aos machucados e ulcerações.
II. ( ) A úlcera no pé diabético aparece nos casos de infecção severa no pé, excluindo outros fatores causais.
III. ( ) A alteração da função normal dos pés e que leva a alterações motoras e sensoriais somente ocorre após o aparecimento de úlceras.
IV. ( ) A neuropatia periférica já apresenta sintomas logo em seu início, permitindo a avaliação do paciente precocemente e seu tratamento antes de evoluir para machucados ou ulcerações.
V. ( ) As áreas mais comuns de desordens nos pés diabéticos são calcanhar (região posterior), região do metatarso e hálux.
1. V, F, F, V, V.
2. Incorreta: F, V, V, F, V.
3. V, F, F, V, F.
4. V, F, F, F, V.
5. F, V, F, F, V.

Prévia do material em texto

Nota finalEnviado: 14/11/21 20:57 (BRT) 
8/10 
Conteúdo do exercício 
Conteúdo do exercício 
1. Pergunta 1 
/1 
Leia o trecho a seguir: 
“Embora o diabetes seja um importante distúrbio caracterizado principalmente pela hiperglicemia, 
não se trata de uma única condição e existem diferentes tipos de diabetes. Em geral a sintomatologia 
pode ser similar, mas existem especificidades que podem diferenciar os tipos de diabetes.”Fonte: 
INTERNATIONAL DIABETES FEDERATION. Disponível em: <www.idf.org>. Acesso em: 04 
mai. 2020. 
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre os diferentes tipos de diabetes, 
analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s): 
I. ( ) O diabetes tipo I também pode ser conhecido como diabetes juvenil (embora esse termo não 
mais se aplique), pois é uma doença autoimune que em geral manifestava-se mais cedo nos 
indivíduos. 
II. ( ) O diabetes gestacional é assintomático na maioria das gestantes, sendo necessário o exame 
para confirmação do diagnóstico. 
III. ( ) O diabetes tipo II é secundário ao diabetes tipo I, então um distúrbio leva ao outro e as células 
 do pâncreas estão preservadas em ambos os distúrbios. 
IV. ( ) O diabetes tipo I e tipo II apresentam a mesma característica de destruição das células  do 
pâncreas, sempre com a necessidade de administração de insulina exógena pelo paciente. 
V. ( ) O diabetes tipo II tem como característica a resistência periférica à insulina, mesmo que o 
pâncreas continue a produzir esse hormônio. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
V, F, F, F, V. 
2. 
F, F, V, F, V. 
3. 
F, V, V, F, F. 
4. 
V, V, F, V, F. 
5. 
V, V, F, F, V. 
Resposta correta 
2. Pergunta 2 
/1 
Leia o trecho a seguir: 
“O Diabetes é uma das maiores emergências mundiais em saúde coletiva, sendo responsável por 
40% das doenças cardiovasculares, levando milhares de indivíduos à morte. Estima-se que existam 
em torno de 415 milhões de adultos no mundo acometidos por esse distúrbio e o metabolismo da 
insulina desempenha papel importante na instalação e desenvolvimento dessa patologia.”Fonte: 
ASSOCIAÇÃO NACIONAL PARA ATENÇÃO AO DIABETES. Disponível em: 
<www.anad.org.br> Acesso em: 04 mai. 2020. 
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre diabetes, é correto afirmar que o 
papel da insulina é fundamental para o desenvolvimento e controle do diabetes mellitus e sua relação 
com a glicose se dá porque: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
a insulina é o principal hormônio produtor de glicose no sangue, então sua falta acarreta 
acúmulo de glicose sanguínea, ocasionando as alterações de açúcar no sangue que são 
característicos do diabetes. 
2. 
a hipoglicemia causada pela diminuição de açúcar no sangue em jejum ocasiona a diminuição 
de insulina com consequente redução de glicose 
3. 
a glicose liga-se bioquimicamente à insulina e a carrega para os tecidos para que seja utilizada 
no metabolismo celular e com isso promove um rápido aumento nos níveis glicêmicos 
sanguíneos. 
4. 
a insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas cujo papel é carrear a glicose sanguínea 
para utilização nos tecidos, sendo o principal o músculo esquelético. 
Resposta correta 
5. 
a insulina é o principal hormônio produzido pelo pâncreas e sua ausência pode prejudicar o 
carreamento de glucagon para os tecidos, acumulando a glicose no sangue. 
3. Pergunta 3 
/1 
Leia o trecho a seguir: 
“A polineuroatropatia de Charcot é uma das complicações do diabetes mellitus que afeta os pés e 
tornozelos. Ocorre degeneração progressiva das articulações podendo levar à destruição e desarranjo 
da arquitetura óssea e articular. A destruição pode levar ao surgimento de proeminências ósseas, 
resultado da inflamação prolongada no pé devido a neuropatia adjacente.”Fonte: INTERNATION 
DIABETES FEDERATION. Disponível em <www.idf.org>. Acesso em: 04 mai. 2020. 
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre polineuroatropatia de Charcot 
analise as afirmativas a seguir: 
I. A polineuroartopatia de Charcot é uma manifestação clínica que apresenta os estágios agudo, 
subagudo e crônico. 
II. É evidenciada uma destruição óssea e subluxação articular importante nos pés dos indivíduos com 
polineuroatropatia de Charcot. 
III. Todo indivíduo com diabetes desenvolverá a polineuroatropatia de Charcot em algum momento 
da doença 
IV. Neuropatia sensorial também é uma das causas de polineuroartropatia de Charcot, assim como 
outras manifestações do pé diabético 
V. O tratamento cirúrgico para o pé com comprometimento pela neuroartropatia de Charcot é 
realizado sem a necessidade de intervenção cirúrgica. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
I, II e IV. 
Resposta correta 
2. 
III, IV e V. 
3. 
II, III, IV e V. 
4. 
I, II, III e V. 
5. 
II e IV. 
4. Pergunta 4 
/1 
Leia o trecho a seguir: 
“Pessoas com diabetes têm risco aumentado para o desenvolvimento de vários problemas de saúde. 
O aumento da glicose sanguínea pode levar a uma doença séria e atingir vários órgãos, tais como 
coração, vasos sanguíneos, olhos, rins, nervos e pés. Estar atento aos sinais e sintomas do diabetes é 
importante para o diagnóstico e controle da evolução para doença grave.”Fonte: INTERNATIONAL 
DIABETES FEDERATION. Disponível em: <https://www.diabetesatlas.org/en/sections/worldwide-
toll-of-diabetes.html>. Acesso em: 04 mai. 2020. 
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre diabetes, analise os sinais e 
sintomas de diabetes dispostos a seguir e associe-os com a melhor descrição para cada um deles: 
1) Polifagia. 
2) Polidpsia. 
3) Poliúria. 
4) Parestesia. 
5) Cetonúria. 
( ) Presença de corpos cetônicos na urina. 
( ) Aumento do apetite (fome) mesmo tendo se alimentado. 
( ) Formigamento, sensação de diminuição da sensibilidade. 
( ) Aumento do débito urinário. 
( ) Aumento da sede. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a associação correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
2, 5, 1, 2, 3. 
2. 
5, 1, 3, 2, 4. 
3. 
4, 1, 5, 3, 2. 
4. 
5, 2, 1, 3, 4. 
5. 
5, 1, 4, 3, 2. 
Resposta correta 
5. Pergunta 5 
/1 
Leia o trecho a seguir: 
“Uma pesquisa do Ibope apontou que menos da metade dos entrevistados (42%) citou as doenças 
cardíacas como as consequências mais relevantes do diabetes – e, mesmo entre os diabéticos, elas só 
foram mencionadas por 56%[...].Esse cenário é preocupante pois as doenças cardiovasculares estão 
entre as mais prevalecentes e incapacitantes relacionadas ao diabetes.”Fonte. Saúde. Como o 
diabetes afeta a saúde do seu coração. Disponível em: <https://saude.abril.com.br/medicina/como-o-
diabetes-afeta-a-saude-do-seu-coracao/> Acesso em: 04 mai. 2020. 
Sendo assim, entendemos que uma das complicações tardias do diabetes podem ser as doenças 
cardiovasculares. Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre diabetes e suas 
repercussões, é correto afirmar que essa associação entre as doenças cardiovasculares e o diabetes se 
dá porque: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
as doenças cardiovasculares são mais comuns no indivíduo com diabetes pois a hiperglicemia 
pode levar ao acúmulo de glicose nos tecidos, o que pode acometer o coração. 
2. 
acontecem alterações que levam à redução da sensibilidade dos nervos, ocasionando a 
neuropatia periférica. 
3. 
acontecem disfunções nos vasos sanguíneos devido à ausência de insulina, causando destruição 
periférica, que leva a distúrbios com o infarto agudo do miocárdio. 
4. 
ocorrem lesões na parede íntima das artérias, formando placas de ateromas que aumentam o 
risco de infarto do miocárdio, acidente vascular encefálico e gangrena. 
Resposta correta 
5. 
diversas lesões vão causando úlceras nas artérias, que acabam por comprometer os vasos, 
aumentando o riscode gangrenas, infarto do miocárdio e acidente vascular encefálico 
6. Pergunta 6 
/1 
Leia o trecho a seguir: 
“25% das pessoas com diabetes recebem o diagnóstico acidental, ou seja, não apresentavam 
qualquer sintoma que tivesse chamado sua atenção. Frequentemente esse paciente procura 
atendimento porque apresenta uma lesão no pé e não imagina que tem algo mais sério. De acordo 
com o doutor Eliud Garcia Duarte Júnior, coordenador da Comissão Nacional de Atuação 
Multidisciplinar de Diabetes e Pé Diabético da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia 
Vascular, ‘o paciente pode procurar o médico com uma lesão no pé sem saber que é portador de 
diabetes há dois, três, cinco anos’.”Fonte: TAVARES, M. Pé diabético necessita de cuidados 
redobrados. G1. Disponível em: <https://g1.globo.com/bemestar/blog/longevidade-modo-de-
usar/post/2018/10/28/pe-diabetico-necessita-de-cuidados-redobrados.ghtml>. Acesso em: 04 mai. 
2020. 
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre o pé diabético, uma das diversas 
complicações do diabetes, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F 
para a(s) falsa(s): 
I. ( ) As principais complicações do pé diabético se devem à neuropatia periférica, caracterizada pelo 
dano ao sistema vascular periférico. 
II. ( ) A úlcera no pé diabético tem alta relação com a perda de sensibilidade causada pela neuropatia 
sensitiva periférica. 
III. ( ) A infecção no pé diabético pode ser compreendida como qualquer processo infeccioso abaixo 
do maléolo. 
IV. ( ) As úlceras decorrentes de feridas não visualizadas no pé ocorrem devido à redução de 
sensibilidade causado pela hipoglicemia 
V. ( ) O pé diabético é uma das principais causas de amputação no mundo. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
V, V, F, F, V. 
2. 
F, V, V, F, V. 
Resposta correta 
3. Incorreta: 
V, F, F, F, V. 
4. 
F, F, V, V, F. 
5. 
F, V, F, F, V. 
7. Pergunta 7 
/1 
Leia o trecho a seguir: 
“A cetoacidose diabética ocorre mais comumente em pacientes com diabetes tipo I (podendo 
também acometer indivíduos com o diabetes tipo II) e é configurada como uma emergência médica. 
Ocorre porque os mecanismos que levam ao seu desenvolvimento envolvem a utilização dos 
estoques de gordura pelo organismo para gerar energia e isso causa a formação de cetonas, que 
podem alterar o pH sanguíneo.”Fonte: SOCIEDADE BRASILEIRA DE DIABETES. Disponível 
em: <www.diabetes.org.br/publico/ultimas/774-cetoacidose-diabetica-e-uma-grave-emergencia-
medica>. Acesso em: 04 mai. 2020. 
Vimos então que a cetoacidose diabética é um importante fator de relevância clínica (e grave) no 
diabetes. Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre diabetes analise as 
afirmativas a seguir: 
I. A redução dos níveis de glicose no sangue é o fator desencadeador da cetoacidose diabética. 
II. Existem vários sinalizadores de cetoacidose nos exames laboratoriais, como cetonúria e aumento 
de cetonas no sangue. 
III. A cetoacidose diabética é o evento anterior à resistência a insulina, sendo então um dos 
motivadores dessa alteração na sensibilidade a insulina. 
IV. A descompensação diabética com níveis glicêmicos iguais ou superiores a 250 mg/DL é um dos 
sinais de cetoacidose diabética. 
V. Em caso de o indivíduo não controlar as complicações da cetoacidose diabética, poderá ocorrer 
evolução do quadro para coma e até morte. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
II, III, IV e V. 
2. 
II, IV e V. 
Resposta correta 
3. 
II, III e IV. 
4. 
I, III, IV e V. 
5. 
I, IV e V. 
8. Pergunta 8 
/1 
Leia o trecho a seguir: 
“As manifestações do pé diabético ou ainda doença do pé diabético – principalmente devido a 
neuropatia, doença arterial periférica e/ou infecção, podem levar a complicações mais graves. O pé 
diabético é uma das mais impactantes complicações de todo do elenco de distúrbios ocasionados 
pelo diabetes e envolve mais de uma condição patológica, tal como a polineuroartopatia de 
Charcot.”Fonte: INTERNATIONAL DIABETES FEDERATION. Disponível em <www.idf.org>. 
Acesso em: 04 mai. 2020. 
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre essa complicação diabética, a 
polineuartropatia, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) 
falsa(s): 
I. ( ) A polineuroatropatia de Charcot é uma manifestação clássica de infecção diabética, causada 
pela alteração vascular periférica. 
II. ( ) No estágio agudo da polineuroatropatia de Charcot pode ocorrer alteração da temperatura do 
pé acometido. 
III. ( ) A polineuroatropatia de Charcot é uma condição em que, na maioria dos casos, o diagnóstico 
é tardio, e a destruição osteoarticular já está avançada. 
IV. ( ) As lesões repetitivas, associadas às forças alteradas no arco e antepé, são causas das 
deformidades ósseas e articulares da polineuroatropatia de Charcot. 
V. ( ) A úlcera é a manifestação clínica que predispõe a polineuroartopatia de Charcot. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
F, V, V, V, F. 
Resposta correta 
2. 
V, V, F, F, V. 
3. 
V, F, V, V, F. 
4. 
F, V, F, V, F. 
5. 
F, V, V, F, V. 
9. Pergunta 9 
/1 
Leia o trecho a seguir: 
“O podólogo realiza o atendimento de todas as patologias apresentadas pelo pé diabético, 
respeitando os níveis diferenciados de risco. Para todo pé diabético, recomendam-se sessões mensais 
para cuidados com unhas, remoção de calos e calosidades, higienização geral e hidratação dos 
pés.”Fonte: COELHO, V. Podologia ajuda nos cuidados com pés diabéticos. Revista Saúde. 
Disponível em: <https://rsaude.com.br/contato/materia/podologia-ajuda-nos-cuidados-com-pes-
diabeticos/6233 >. Acesso em: 04 mai. 2020. 
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre as complicações e características do 
pé diabético, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) 
falsa(s): 
I. ( ) As neuropatias sensitivas são as responsáveis pela ausência de sensibilidade que levam o 
indivíduo a não perceber os traumatismos ocasionados nos pés, levando aos machucados e 
ulcerações. 
II. ( ) A úlcera no pé diabético aparece nos casos de infecção severa no pé, excluindo outros fatores 
causais. 
III. ( ) A alteração da função normal dos pés e que leva a alterações motoras e sensoriais somente 
ocorre após o aparecimento de úlceras. 
IV. ( ) A neuropatia periférica já apresenta sintomas logo em seu início, permitindo a avaliação do 
paciente precocemente e seu tratamento antes de evoluir para machucados ou ulcerações. 
V. ( ) As áreas mais comuns de desordens nos pés diabéticos são calcanhar (região posterior), região 
do metatarso e hálux. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
V, F, F, V, V. 
2. Incorreta: 
F, V, V, F, V. 
3. 
V, F, F, V, F. 
4. 
V, F, F, F, V. 
Resposta correta 
5. 
F, V, F, F, V. 
10. Pergunta 10 
/1 
Leia o trecho a seguir: 
“O diabetes é uma doença crônica que ocorre quando o pâncreas não é mais capaz de produzir 
insulina ou quando o corpo não consegue fazer bom uso da insulina que produz, o que leva ao 
aumento de glicose no sangue - a hiperglicemia. A longo prazo, altos níveis de glicose estão 
associados a danos ao corpo e a falhas de vários órgãos e tecidos.”Fonte: INTERNATIONAL 
DIABETES FEDERATION. Disponível em: <https://www.idf.org/aboutdiabetes/what-is-
diabetes.html>. Acesso em: 04 mai. 2020. 
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre diabetes e síndrome metabólica, 
analise os distúrbios metabólicos abaixo e associando-os com suas respectivas características. 
1) Diabetes tipo I. 
2) Diabetes tipo II. 
3) Diabetes gestacional. 
4) Síndrome metabólica. 
5) Resistência à insulina. 
( )A cura glicêmica é um dos exames indicados nesse tipo de distúrbio pois, em geral, seu curso é 
assintomático. 
( ) Distúrbio em que o pâncreas ainda pode produzir insulina, no entanto, a resistência periférica à 
insulina pode induzir a dificuldade na ligação dessas substâncias. 
( ) Distúrbio em que o pâncreas não produz insulina pela destruição das células de Langerhans. 
( ) Distúrbio em que há dificuldade na ligação bioquímica entre o hormônio insulina e a glicose. 
( ) O diagnóstico desse distúrbio leva em consideração o conjunto dos sinais a seguir: elevação de 
triglicerídeos, diminuição do colesterol HDL, aumento da pressão arterial e hiperglicemia. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
3, 1, 2, 5, 4. 
2. 
3, 2, 1, 5, 4. 
Resposta correta 
3. 
5, 1, 2, 4, 3. 
4. 
3, 1, 2, 4, 5. 
5. 
2, 1, 3, 5, 4

Mais conteúdos dessa disciplina