Buscar

prova micro 4 bimestre

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ - CAMPUS DE APUCARANA
 
TEORIA MICROECONÔMICA
Acadêmicos:
ANDRE GUSTAVO SHOGIRO MAKYAMA ROCHA
APUCARANA 
2021
1) Avalie as questões abaixo e, se falso, justifique:
a. No equilíbrio de Cournot cada firma escolhe a quantidade que maximiza o seu próprio lucro assumindo que a firma rival vai continuar a vender ao mesmo preço de antes. 
Falso. Porque no equilíbrio de Cournot cada firma escolhe a quantidade que maximiza o seu lucro pegando como dada quantidade da firma concorrente e o equilíbrio acontece através da escolha da quantidade que maximiza o lucro dela, da qual outra firma esta maximizando o seu lucro respectivamente.
b. Na competição de Bertrand entre duas firmas, cada firma acredita que, se ela muda sua produção, a firma rival vai mudar a sua produção pelo mesmo valor. 
Falso. Porque na competição de Bertrand as firmas competem somente pelo preço.
c. Suponha que a curva de demanda para a produção de uma indústria é uma linha inclinada para baixo em linha reta e o custo marginal é constante. Em seguida, quanto maior for o número de firmas idênticas produzindo no equilíbrio de Cournot, menor será o preço.
Verdadeiro. 
d. Um Stackelberg líder escolhe suas ações no pressuposto de que o seu rival vai se ajustar à ações do líder de tal forma a maximizar lucro do rival.
Verdadeiro.
e. Um duopólio em que duas firmas idênticas estão em concorrência de Bertrand não irá distorcer preços a partir de seus níveis competitivos.
Verdadeiro. 
f. Um líder Stackelberg necessariamente precisa fazer pelo menos o seu lucro ser maior como se ele agisse sendo um oligopolista Cournot. 
Verdadeiro.
g. No modelo de Cournot, cada firma escolhe suas ações no pressuposto de que seus rivais reagirão alterando as suas quantidades, de tal forma a maximizar o seu próprio lucro.
Falso. Porque no modelo de Cournot, a produção não varia, ela se mantem fixa. 
2) Em um determinado mercado existem somente duas empresas produzindo cerveja em lata. A curva de demanda de mercado por cerveja em lata é dada por P = 100 - 0,5X, onde P representa o preço e X a produção global do mercado. Suponha que a função custo da empresa A é igual a CTa= 5Xa e da empresa B igual a CTB= 0,5 b. Com base no modelo de Cournot, calcule o preço, quantidades e lucro das empresas.
3) No Modelo de Liderança-preço, a firma líder escolhe o preço que deseja cobrar, levando em conta em sua decisão o fato de que a empresa seguidora agirá como tomadora de preços ao maximizar seu próprio lucro. A demanda inversa enfrentada pelas firmas é 𝑃 = 100 − 𝑄𝑡 , sendo 𝑄𝑡 a produção conjunta das duas firmas. Se as funções custo marginal da seguidora e da líder forem representadas respectivamente por CMg𝑆 = 4𝑄 e CMg𝐿 = 0,4𝑄, então: 
0 A firma líder, ao cobrar mais caro, além de reduzir a demanda total, observa parcela maior da demanda atendida pela rival; 
Falso porque, a empresa líder esta atendendo mais da metade de toda demanda
a A firma seguidora age como monopolista, levando em conta a função de demanda residual para o cálculo da sua receita marginal; 
Falso porque quem esta agindo como monopolista é a empresa líder e consecutivamente a empresa seguidora age como uma tomadora de preços.
b A função demanda residual inversa é dada por 𝑃 (𝑞) = 80–0,8𝑄; 
Correta
c O preço escolhido pela líder será 𝑃 = $48; 
Correta
d A firma seguidora produzirá 𝑄 = 16.
Falso, pois a quantidade que a empresa seguidora produziu foi Q=12.
4) Calcule a quantidade que a empresa seguidora produz em um equilíbrio de Stackelberg, em que a função de demanda do mercado é dada por p = 122 − 0,5(q1 + q2), sendo p o preço de mercado, q1 a quantidade produzida pela líder e q2 a quantidade produzida pela seguidora, e as curvas de custo de líder e seguidora são, respectivamente, C1 = 2q1 e C2 = 2q2.

Continue navegando