Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Terapia tradicional chinesa
Desafio
O lian gong é uma dentre as diversas práticas das terapias tradicionais chinesas e sua origem deriva das artes marciais e práticas de respiração. Na atenção primária à saúde, em especial no SUS, é uma das práticas complementares mais difundidas. Consiste em exercícios corporais, divididos em 18 terapias, cujo foco é obter saúde física e mental;como seus benefícios, ressalta-se a melhora dos distúrbios cardiovasculares e dores crônicas em joelho, pescoço, e ombros, além da redução da ansiedade. 
Você é integrante da equipe de saúde da família de um centro de saúde do SUS. A unidade em que você trabalha tem um grupo de lian gong que funciona três vezes na semana, pela manhã. Você atendeu a senhora Francisca, de 67 anos, que tem queixas de dores articulares crônicas e ansiedade. Francisca já é adepta dos tratamentos convencionais, mas sem melhora completa das queixas referidas. Você ofereceu a ela o grupo de lian gong como terapia complementar, porém, mesmo tendo disponibilidade de horário, a senhora Francisca não está convencida dos benefícios da prática. 
Quais argumentos você utilizaria para conseguir a adesão de dona Francisca à prática?
Padrão de resposta esperado:
É preciso criar identificação entre a senhora Francisca e a prática. Deve-se citar a ela que já são evidenciados os benefícios na redução das dores articulares, principalmente as relacionadas a esforços repetitivos. São descritos na literatura, também, os benefícios para redução do estresse e ansiedade, além de melhora da pressão arterial e outras condições cardiovasculares. Além disso, é preciso salientar que se trata de uma atividade física em grupo e, portanto, já tem os benefícios de socialização, criação de rede de apoio e melhora no condicionamento. Ademais, é importante ressaltar que não se trata de uma prática espiritual ou com fins religiosos, e sim de uma prática terapêutica milenarmente utilizada pelos orientais e que, à medida que seus benefícios vêm sendo comprovados, está sendo incorporada às terapias de saúde ocidentais.

Mais conteúdos dessa disciplina