Buscar

Gestão de Risco e Desastres em Defesa Civil (19379) - Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Material Destinado Exclusivamente a Pesquisa
1As ações da vigilância sanitária são reconhecidas como sendo a área mais antiga da Saúde Pública, relatando atividades no controle das impurezas nas águas, da salubridade nas cidades, da prática de barbeiros, boticários e cirurgiões, da circulação de mercadorias e pessoas. A história da Vigilância Sanitária brasileira perfaz medo em função das doenças e da morte, muitas tragédias, mas também conquistas e desafios aliados ao descaso das autoridades sanitárias que no passado isolavam os doentes como método de cura. Disserte sobre a evolução histórica da vigilância sanitária no Brasil.
Resposta esperada
*No Brasil, a Vigilância Sanitária se originou embasada na Teoria dos Miasmas, e posteriormente com a Teoria Uni Causal, aliada à descoberta da bactéria. *Com a promulgação da Constituição Federal de 1988, a Vigilância Sanitária foi definida como o conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde. *As primeiras ações realizadas no Brasil voltadas para a vigilância sanitária se deram no contexto da chegada da corte portuguesa em 1808. *Em 1832, sua atuação ficou mais definida com o código de posturas do Rio de Janeiro, que instituiu normas para o exercício da medicina e da farmácia, juntamente ao controle de medicamentos e de alimentos. *E, em 1889, foi regularizado o serviço da polícia sanitária nas administrações regionais mediante adoção de ações para impedir o desenvolvimento de epidemias. *Somente em 1914 é que se regulamentou a diretoria geral de saúde pública, com o foco em ações de vigilância e polícia sanitária nos portos, domicílios e lugares públicos. *A partir disso, várias instituições foram criadas, muitas normas e legislações estabelecidas, gerando significativas mudanças em sua concepção, estrutura e forma de atuação como instituição.
Minha resposta 
(NÃO COPIE, SUA NOTA SERÁ ZERADA POR CONTA DO DETECTOR DE PLÁGIO)
Em 1808 iniciou-se as primeiras ações realizadas no Brasil voltadas a vigilância sanitária, isso tudo após a chegada da corte portuguesa. Já em 1832, foi definido no código de posturas do Rio de Janeiro normas para o exercício da medicina e farmácia, junto com o controle de medicamentos e alimentos. Após as epidemias de febre amarela que começaram em 1889 o serviço da Polícia Sanitária foi regularizado, com foco no controle da propagação das doenças transmissíveis. Em 1914 a diretoria geral de saúde pública publicou o seu regulamento, focadas nas ações de vigilância e polícia sanitária nos portos, lugares públicos e domicílios. Depois disso, veio outras instituições, junto com diversas normas e legislações que foram estabelecidas, transformando toda a sua estrutura, forma de atuação e concepção. No Brasil, a Vigilância Sanitária foi permeada por conceitos da teoria dos miasmas, mais tarde após os trabalhos de Robert Koch a teoria científica microbiana foi adotada.
2O surgimento da vigilância em saúde ambiental ocorreu no âmbito das políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS), apesar de que a relação entre o ambiente e o padrão de saúde de uma população define um campo de conhecimento referido como saúde ambiental ou saúde e ambiente, sendo que essas questões em torno da problemática ambiental e seu impacto na saúde acentuou-se nas últimas décadas. Diante do exposto, disserte sobre a evolução histórica da vigilância em saúde.
Resposta esperada
As questões ambientais que envolvem a saúde eram vistas como problemas relacionadas ao saneamento básico (lixo, esgoto, água etc.). O início da produção industrial ocorreu na década de 1970 quando apareceram problemas ambientais e condições ambientais adversas como riscos à saúde, foi então que surgiu a preocupação e a necessidade de relacionar o assunto ambiental na saúde pública, ampliando desta forma, o modelo da vigilância em saúde.
Minha resposta
(NÃO COPIE, SUA NOTA SERÁ ZERADA POR CONTA DO DETECTOR DE PLÁGIO)
A vigilância em saúde ambiental ampliou o modelo de vigilância em saúde, através de um conjunto de ações que proporcionaram o conhecimento e a detecção de mudanças nos fatores determinantes e condicionantes que interferem na saúde humana, atua identificando os agravos presentes no ambiente e a relação destes com a comunidade atingida por seus efeitos, de maneira a criar metodologias para extinguir ou minimizar seus impactos adversos. No Brasil, a vigilância em saúde começa a ser pensada de forma institucional a partir da década de 90, muito embora o Brasil já viesse discutindo políticas públicas, visando integrar as áreas de saúde e do meio ambiente desde meados dos anos 70 (quando apareceram os primeiros problemas ambientais com riscos à saúde, ligados ao início da produção industrial). Em 2003, foi criada a Secretaria de Vigilância em Saúde, no âmbito do Ministério da Saúde, uma estrutura que reagrupou todos os programas que atuavam com doenças e agravos. Com o objetivo de propor a elaboração de diretrizes para a construção da Política Nacional de Saúde Ambiental, no ano de 2010 foi realizada a primeira Conferência Nacional de Saúde Ambiental, que promoveu o debate sobre as relações entre produção e consumo e seus impactos na saúde e no meio ambiente.